Barba e cabelos grisalhos, gestual contido, conversa articulada, o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Assu Ronaldo Soares (PR) ratifica: "Estou aposentado".
Desconfio. Mas ele não tergiversa. Tem um sucessor: seu filho George Soares (PR), pré-candidato a deputado estadual.
Encontrei Ronaldo à tarde de hoje no Hotel Thermas, em Mossoró, durante o III Encontro Regional do PR. Prosa boa, ao lado de outros interlocutores, tratando de política no atacado. Além do varejo.
Sobre sua relação com o sucessor na prefeitura e "criatura" política, Ivan Júnior (PP), não titubeia. Afirma não ter queixa. "Estou sendo muito bem tratado como ex", diz sem pestanejar.
George
Admite que chegou a sonhar em ser deputado federal, representando a região e áreas limítrofes, como o sertão Central etc. "Mas desisti quando surgiu a postulação de Nélio Dias (já falecido) no final dos anos 90. Eu e o deputado Arnóbio Abreu (também já falecido) tínhamos essa conversa para dobradinha," relata.
Sobre a postulação de George, ela tem os pés no chão. Acha viável. Entretanto afirma que "ele está trabalhando" nesse espaço geopolítico onde ele sempre fez política e alargando-o".
Quando conversamos sobre economia regional, ele estufa o peito para afirmar que selou o compromisso de sua geração com o Vale do Açu, ao desencadear o projeto da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Açu. "Falta só a sanção presidencial. Será a grande âncora do desenvolvimento da região, com reflexos no estado todo", prevê.
A ZPE é uma área destinada a receber empresas com mais de 80% de sua produção voltados ao mercado externo e para se instalarem na área contam com uma série de benefícios fiscais. Infraestrutura aereoportuária e ferroviária sedimenta sua força estratégica.
Faça um Comentário