segunda-feira - 09/12/2024 - 16:28h
Valorização

Artesãos têm espaço importante com o “Estação Natal”

Artesãos trabalham diversos produtos e têm espaço privilegiado à apresentação e venda (Foto: Lucas Bulcão)

Artesãos trabalham diversos produtos e têm espaço privilegiado à apresentação e venda (Foto: Lucas Bulcão)

Quem vem ao “Estação Natal” vislumbrar toda essa magia natalina, evento promovido pela Prefeitura de Mossoró, pode prestigiar diversos artesãos da terra expondo suas artes. Os produtos são diversos, vai de um simples chaveiro a artigos religiosos.

“Impossível não incluir os nossos artesãos nesses eventos que, além de serem atrativos turísticos do nosso município também proporcionam uma oportunidade de renda extra. Quem passa por aqui quer levar uma lembrança, presente, brinde e nós podemos oferecer esses produtos por meio desses artistas da terra. Atualmente temos mais de 100 artesãos com carteira nacional e estão todos inseridos nos eventos realizados pela Prefeitura de Mossoró ou em eventos que apoiamos. Só aqui no ‘Estação Natal’, teremos cerca de 40 dias para expor nosso artesanato, expandindo o nome da cidade para outras regiões”, enfatizou o gerente de Turismo, Márcio Takagi.

A professora Marjoreen Paiva veio com a família ao “Estação Natal” e alegrou-se ao ver que o evento também possibilita a exposição do artesanato local. “É extremamente importante abrir mais esse espaço para os artesãos exibirem o seu trabalho e terem uma forma de mais essa renda extra no Natal, que é uma época que todo mundo está querendo comprar presentes”, declarou.

As artesãs Irene Araújo, Maria do Céu Maia e Roquilânia Medeiros ressaltam a importância de fazerem parte do evento mostrando suas artes.

“Muita gente passa por aqui no ‘Estação Natal’ e a gente tem a oportunidade de mostrar nosso trabalho e ainda fazer uma renda extra”, declarou Maria do Céu Maia.

Cultura e eventos

“Para mim é muito importante ter esse espaço para mostrar nosso trabalho, mesmo que a gente não consiga vender bem durante o evento, ainda assim a gente divulga nosso trabalho e recebemos encomendas. Todo ano estamos aqui graças a Deus e esse clima natalino é muito bom. O ‘Estação Natal’ deste ano está mais lindo que ano passado”, ressaltou Irene Araújo.

“Para nós artesãos é importante que estejamos inseridos nos espaços onde tem cultura, onde tem eventos. Nós sempre esperamos por isso, estar inseridos no espaço para que traga visibilidade para o nosso trabalho e oportunidades”, disse Roquilânia Medeiros.

A cearense Melissa Galliza já mora em Mossoró há 12 anos e é artesã há 25 anos. Um dos temas mais usados em seus artesanatos é o cangaço. Ela considera que estar inserida no “Estação Natal”, possibilita não só uma renda extra, mas também uma oportunidade de expandir a cultura da cidade para outras regiões.

“É uma forma de valorizar os artesãos, trazendo para cada um de nós uma renda extra. O ‘Estação Natal’ aqui em Mossoró é muito visitado por turistas de cidades vizinhas e com isso, a gente mostra um pouco da identidade e da cultura de Mossoró”, concluiu.

Melissa Galliza atua há 25 anos como artesã (Foto: Lucas Bulcão)

Melissa Galliza atua há 25 anos como artesã (Foto: Lucas Bulcão)

Com informações da PMM.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Cultura / Economia / Gerais

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.