O esforço para evitar que a crise entre o vereador Jório Nogueira (PDT) e o Palácio da Resistência evolua para uma crise institucional, envolvendo o Governo e partidos da base aliada, tem se transformado em uma partida de xadrez.
Mas, é fato, que os dois lados tem trunfos poderosos. Por exemplo, o Governo já usou uma de suas armas. Exonerou todos os aliados de Jório no Governo. Isso, de certa forma, conseguiu o efeito desejado de assustar outros vereadores.
Para contra-atacar, Jório tem uma arma que pouca gente atentou atá agora. Ele é o presidente da poderosa Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Todas as matérias que tramitam na Câmara passam por esse colegiado e dependem de sua aprovação.
Os outros membros são a lÃder governista Cláudia Regina (DEM) e o lÃder da oposição, Lahyre Rosado Neto (PSB). Ou seja, hoje o Governo Municipal está em desvantagem numérica na principal comissão da Câmara.
O efeito prático disso é que o ritmo da tramitação de matérias de interesse da administração Fafá Rosado (DEM) está nas mãos de Jório, que por ser presidente, define as prioridades da CCJ.
Além disso, o vereador do PDT tem a prerrogativa de definir as relatorias. Pode, por exemplo, passar para a oposição a relatoria de qualquer projeto do executivo e, por ser voto desempate, aprovar o relatório da oposição.
* ExtraÃdo do Blog do Julierme Torres (AQUI).
Nota do Blog – Tenho a ligeira impressão que, um pouco adiante, tudo ficará dantes, entre a patota e a bancada governista.
O poder, mesmo de poucos, fascina e faz sina.
Mas vamos aguardar e cobrir os acontecimentos.
Isso cheira a leite e eu,um lesado da DOZE ANOS,filiado ao PDT,levado e depois abandonado lá por Carlos Escóssia,quero a minha ‘teta’.Homi,vá cagar!
É uma vergonha que a adminitração de uma cidade fique a mercê de picuinhas e divergências de caráter pessoal. Todos trabalhando em causa própria. Por que a prefeitura tem de manter cargos de amigos de vereadores? Por que tem que demitir pessoas por que são ligadas a vereador A ou B, para pressionar outros. Por que um vereador que é presidente de uma comissão tem de dificultar a administração da cidade. Ora, resolvam seus problemas pessoais, se matem se for o casa, mas não prejudiquem o povo em nome de suas querelas pessoais ridÃculas.
Prefeita de Mossoró chama Oposição de Terrorista. Se a oposição é terrorista o que é a situação? Facista, Nazista, Mentirista, Sacanista, Demagogista… Enquanto a oposição lança misseis, aviões, homens bombas nos prédios públicos municipais a situação faz tudo direitinho, não erra, seus secretários trabalham corretamente. Além de terroristas o oposição é burra porque sabe que a prefeitura tem um orçamento de 365 milhões fora as carradas de verbas que o governo federal aloca em Mossoró. A sabidinha pensa que a oposição é trouxa. A crise esta servindo de carona para as incompetências administrativas. Crise para gastar com os seus e empresas de limpeza falta dinheiro não. Outra fator interessante é ela não citar O Ministério Público que obriga ações que eles não querem realizar, seria o MP terrorista também? FARO teu discurso serve para o povão burrão, para a oposição estás cada vez mais Demagoga…