quinta-feira - 22/12/2016 - 09:25h
Ceará

Assembleia Legislativa decide extinguir Tribunal de Contas

Do jornal O Globo

A Assembleia Legislativa do Ceará extinguiu nesta quarta-feira (21) o Tribunal de Contas dos Muncípios (TCM), órgão que tem a função de fiscalizar as 184 prefeituras e câmaras de vereadores. A proposta de emenda constitucional foi aprovada por 31 x 12, com o apoio do governador Camilo Santana (PT).

TCM do Ceará é uma raridade na federação brasileira repleta de cargos e bons salários (Foto: Divulgação TCM-CE)

O TCM e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil deverão entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) tentando invalidar a votação desta tarde.

A extinção passará a valer a partir da promulgação do texto, o que deverá ocorrer até sexta-feira.

A votação na Assembleia foi motivada por uma briga entre grupos políticos locais. Derrotado na guerra para indicar um aliado para a presidência do tribunal, o grupo de Ciro e Cid Gomes – ex-governadores – é acusado de articular a aprovação a toque de caixa de emenda à constituição estadual que acabou com o órgão.

A proposta foi apresentada há 15 dias, passou a tramitar em regime de urgência e acabou aprovada por ampla maioria dos deputados estaduais.

Nota do Blog – Importante assinalar, que o Ceará tem seu Tribunal de Contas do Estado (TCE). Apenas esse estado, Goiás, Pará e Bahia possuem tribunais de contas municipais.

Dos sete conselheiros do TCM do Ceará, quatro são ex-deputados, dois ex-secretários estaduais e apenas um é concursado. Os salários dos conselheiros superam o teto constitucional: R$ 31 mil de vencimentos e mais R$ 4,3 mil de auxílio moradia.

Essa mistura de coronelismo e suposto zelo pela coisa pública é bem mo retrato do Brasil de sempre. Parece ser algo sério, mas não é.

Saiba mais AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    O Ceará mostra como economizar.
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ANTES DA PASSAGEM DO HALLEY EM 2061?

  2. François Silvestre diz:

    A Constituição “cidadã”, de faz de conta, deu status de quase poder aos Tribunais de Contas sem modificar com um minimo de requisito cidadão as suas composições. Tudo como dantes no quartel de Abrantes, os mesmos critérios de parentesco, aderência política, compadrio, arquivamento de políticos derrotados ou aposentados e até bajuladores eméritos. Ressalvadas as honrosas exceções, que as há.

  3. Augusto Ribeiro diz:

    Existe também o Tribunal de Contas do Município de São Paulo!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.