Dom Magnus Henrique Lopes, 57, é o novo presidente do Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele é originário de Assu no RN. Sua eleição aconteceu quinta-feira (27), na 60ª Assembleia Geral da CNBB, no Centro de Convenções Padre Vítor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). Ficará o quadriênio 2023-2027.
Dom Magnus foi empossado no dia 19 de fevereiro do ano passado como novo bispo da Diocese de Crato, no interior do Ceará. O religioso havia sido nomeado pelo papa Francisco em janeiro, com transferência autorizada da diocese de Salgueiro, em Pernambuco.
Ele entrou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos aos 21 anos. Filho de João Gregório Lopes e Maria do Carmo Lopes (in memoriam), Dom Magnus foi ordenado diácono em 1996 e presbítero, no mesmo ano.
Em 2010, ele nomeado bispo da diocese de Salgueiro-PE. Formado em Filosofia e Teologia, o assuense ainda cursou Parapsicologia e Religião, Psicologia e especialização em Psicologia Clínica Hospitalar e Teologia Moral.
Antes do episcopado, ele atuou como animador vocacional, mestre de postulantes, ecônomo, vigário paroquial e vigário da Fraternidade Capuchinha, definidor provincial, ministro provincial e vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil – CCB (2001-2007).
O Nordeste 1 da CNBB é formado pela Arquidiocese de Fortaleza e mais 8 Dioceses, sendo elas: Itapipoca, Sobral, Tianguá, Crateús, Crato, Iguatu, Quixadá e Limoeiro.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Parabéns Dom Magnus Henrique,que Jesus te abençoe e conduza para servir o seu rebanho e Maria passe a frente 🙏
Assu está de parabéns pelo título que o Senhor recebeu,sendo presidente do CNBB,felicidades .