O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, indeferiu hoje o pedido de Habeas Corpus na ação penal contra o prefeito de Anincuns (GO), Lourival Bueno de Souza. O mesmo ocorre em relação à sua esposa, Maria Madalena de Souza.
Eles são acusados de terem comprado o voto de uma eleitora com uma par de dentaduras. Ambos pediam que fosse decretada a suspensão condicional do processo.
De acordo com o procurador regional eleitoral, Hélio Telho, os fatos ocorreram durante a campanha eleitoral de 2004, quando Maria Madalena, a mando de Lourival de Souza, então prefeito e candidato à reeleição, doou um par de dentaduras para uma eleitora da cidade. O objetivo era conseguir-lhe o voto, bem como de seus familiares.
Helio Telho requereu a condenação de Lourival de Souza e Maria Madalena na pena de reclusão de até quatro anos e pagamento de cinco a 15 dias-multa
Nota deste Blog: O caso me transporta ao começo dos anos 90. Recordo o vereador Francisco Bezerra, o "Chico Dentista", que obteve mandato tanto em Governador Dix-sept Rosado como em Mossoró. Morreu afogado no Sìtio Santana em Mossoró, se a memória não me falha.
Ele tinha como principal ferramenta de captação de votos, ofício que carregava no apelido. Em alguns casos, as "pererecas" boiavam n´água, numa imensa bacia, enquanto os eleitores iam experimentando até "encaixarem" uma na mandíbula. Éramos inocentes e não sabíamos.























Faça um Comentário