A pesquisa FM 98.9/Instituto Consult, que ouviu manifestação do eleitor do estado para governo estadual, Senado e também fez avaliações administrativas, incluiu incluiu no questionário uma sondagem quanto à Câmara Federal e Assembleia Legislativa.
O trabalho de foi realizada entre dias 24 e 27 de fevereiro, com 1700 entrevistas em todo o Estado.
A margem de erro é de 2,3% para mais ou para menos.
Veja no boxe abaixo os números relativos à Câmara Federal. Entre os nomes mais citados, seis são atuais deputados federais, como Zenaide Maia (PR), em primeiro lugar, Felipe Maia (DEM), Fábio Faria (PSD), Walter Alves (MDB), Betinho, ou “Beto Rosado” (PP), Rafael Motta (PSB). Antônio Jácome (PMN) e Rogério Marinho (PSDB) estão mais embaixo.
É importante ser destacado, que a pesquisa é na modalidade “Espontânea” (quando o entrevistado cita algum nome de memória, sem ter qualquer opção).
Outro aspecto a ser visto, é que a margem de erro em levantamentos dessa natureza é sempre muito grande, sobretudo em face de distância tão expressiva ainda do pleito, a indefinição quanto a chapas proporcionais e majoritárias, alianças etc.
Não se deve esquecer que a eleição à Câmara Federal, como à Assembleia Legislativa, é “proporcional”. Envolve uma equação que passa pelo quociente eleitoral (divisão dos votos válidos pelo número de vagas).
Eleitor ignora disputa
Nessa pesquisa, também é natural que não se tenhamos maiores definições quanto a nomes, prevalecendo que a enorme maioria não tem qualquer preferência. Não Sabe Dizer aparece com 68,94% e Nenhum 23,53%. Dá o total de 92,47% dos eleitores não têm preferências.
É um percentual expressivo demais, porém compreensível em face do profundo desgaste da classe política, dos políticos e partidos. Ser citado pode servir para comemorações, mas o contrário não significa qualquer desastre.
Como o Blog Carlos Santos já sentenciou, são duas as maiores dificuldade de um candidato este ano: convencer o eleitor a sair de casa para votar e ganhar seu voto.
Veja AQUI como foi a votação à Câmara Federal em 2014, com relação de eleitos e votos.
Leia também: Zenaide Maia é uma realidade eleitoral em disputa acirrada;
Leia também: Fátima ganha status de ‘favorita’ ao crescer em pesquisa;
Leia também: Fátima Bezerra lidera corrida ao Governo do Estado do RN;
Leia também: Maioria do eleitor não quer nenhum nome ao Senado;
Leia também: Robinson é campeão de rejeição e reprovação; Agripino o mais rejeitado ao Senado.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.
Eu não acredito que ‘O Bonitinho’ vai tentar a reeleição. Eu não acredito mesmo.
Das duas, uma:
Ou ele é doido de pedra ou tem absoluta certeza de que os eleitores potiguares são trouxas.
Eu tô fora e acreditem: jamais eu vou votar nesse tampo..
Quanto aos outros, idem.
Eu vou transferir o meu titulo para o Ceará, para votar em Zé Guimarães, o PTralha Cuequeiro.
Ache ruim quem quiser.
Eleição sem Lula é ‘gópi’.
Carlos Santos um bom Jornalista, espero que o seu blog, que fala que é de opinião, faça o outro lado desta pesquisa, porque mais de 80% ainda não tem candidato a Deputado Federal. Esses ai a maioria estão bichados! e esse instituto pertence ao sistema, não colocaria novos nomes.
NOTA DO BLOG – Boa noite, Manoel.
Acho que você não leu a postagem nem observou a manchetinha, por exemplo.
Vá lá.
Abração e ótima semana para você, dona Wilma e família.
Acho que esses senhores são lembrados pela incompetência, não acredito que ainda tem potiguar com coragem de votar neles. Absurdo!!
Zenaide é a única que ainda se aproveita o resto tem que ir pra berlinda.
Infelizmente os acéfalos do RN ainda elegerão alguns destes pseudo-representantes do povo !!!
Com este elenco nefasto, o Rio Grande do Norte jamais sairá do poço sem fundo em que se encontra. Aliás, parece que o povo potiguar já se acostumou com a própria tragédia.