A automedicação e o uso indiscriminado de remédios ameaçam a saúde de jovens em Mossoró. O alerta foi feito pela enfermeira Hallissiany Duarte, em palestra na unidade Mossoró do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), por ocasião do Dia do Farmacêutico, celebrado nesta sexta-feira (20).
Ela fez a advertência para turma de jovens entre 14 a 20 anos, e salientou que esses problemas afetam cada vez mais a juventude, pois é mais suscetível à publicidade maciça de medicamentos. “Daí, a importância da atuação do farmacêutico, junto com o médico, no combate ao problema”, assinala.
Profissões
Hallissiany Duarte, professora de Farmacologia, do curso de Atendente de Farmácia no Cebrac, explica que a automedicação, muitas vezes, mascara doença, pois combate apenas sintomas, e não enfermidade em si. “E o pior: cada vez mais, os jovens usam medicação por conta própria”, avisa.
A palestra sobre a importância do Farmacêutico ocorreu dentro do projeto Profissões, em que, mensalmente, profissionais diversos ministram aula sobre seu segmento. “Isso ajuda ao jovem, que está em formação, a descobrir a área que quer trabalhar”, destaca a gestora do Cebrac Mossoró, Renata Brito
Com informações do Cebrac.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Excelente texto. A automedicação é perigosa em todas as fases da vida. Todavia, iniciada na juventude, é mais preocupante.