O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira (19), o resultado do Exame Nacional de Formação Médica (ENAMED), que avalia a qualidade dos cursos de Medicina em todo o país. Mais de 100 tiveram notas 1 e 2, conceitos baixos e que ensejam restrições.
No RN, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ficou com conceito 5, considerado nível máximo de qualidade, enquanto que a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UERN), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Universidade Potiguar (UNP) ficaram com conceito 4, consideradas acima da média, com grau elevado de qualidade e desempenho.
Já o curso de Medicina da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró (FACENE) ficou com conceito 2, considerado um desempenho muito abaixo do esperado pelo MEC.
Os cursos que tiveram notas 1 e 2, consideradas insatisfatórias pelo Inep, vão ser punidos com restrição no Fies e redução de vagas. Mas, possuem amplo direito à defesa.
O Enamed é uma prova anual para medir o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino. Ao todo, 351 cursos foram avaliados em todo o Brasil e 30% estão na faixa considerada insatisfatória (conceitos 1 e 2).
Antes da divulgação, uma entidade que representa universidades particulares entrou na Justiça para barrar a divulgação dos resultados, mas perdeu.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
























Faça um Comentário