Com a cassação do agrônomo Manoel Cunha Neto – "Souza" (PP) ano passado, por captação irregular de votos nas eleições de 2004, Beguinho foi entronizado no poder. Entretanto o embaraço em que está metido no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) não é pouco.
Sua atuação de longo curso na perÃcia médica, no municÃpio, ganhou fama além dos limites da cidade. É objeto de minuciosa auditoria e está sob investigação severa de outra autarquia federal poderosÃssima.
Conta-se que concessões de benefÃcios e aposentadorias por invalidez seriam moedas correntes, para troca por votos, em tempos eleitorais. Há uma bomba-relógio armada.
Posso adiantar, com base em fontes fidedignas, que o prefeito escapou de um grande problema no dia 4 de outubro passado. Ou teve suplÃcio adiado. Qualquer dúvida sobre o que falo, é só consultar o noticiário regional da época.
Decifra-me ou te devoro.
Caro Carlos, há alguns instantes fui surpreendido na Câmara Municipal de Areia Branca ao ser barrado juntamente com o Presidente do PCdoB na cidade, Jocsã Cerqueira após realizarmos uma panfletagem em frente ao Legislativo Municipal. Pois Bem, na ocasião o Presidente da Câmara Municipal de Areia Branca entregou ao Presidente da Câmara Municipal de Natal, Dickson Nasser o tÃtulo de cidadão Areia-Branquense além de outra homenagem. Realizamos uma panfletagem em frente ao Legislativo em protesto a isso, e posteriormente fomos barrados por um funcionário da Câmara a pedido de seu presidente. Abaixo segue uma cópia do material panfletado:
PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL – PCdoB
* Por Pablo de Sampaio Barros
Por iniciativa do vereador Chico Lopes (PTB), a Câmara Municipal de Areia Branca, concedeu TÃtulo de Cidadão Areia-Branquense ao presidente da Câmara Municipal de Natal, Dickson Nasser (PSB) e prestará homenagem ao mesmo. Isso seria algo natural se não pesasse sobre ele algumas acusações do Ministério Público, tais quais:
• Liderar uma quadrilha de recebimento de propina para votar projetos de interesse dos empresários do setor imobiliário;
• Contratação de funcionários fantasmas;
• Receber parte dos salários dos cargos comissionados;
• Contratação de mais de 800 cargos comissionados para a Câmara Municipal de Natal;
• Teve pedido de prisão preventiva solicitada pelo Ministério Público ao Judiciário.
Enquanto isso há alguns dias morreu o Areia-Branquense Francisco Meneleu dos Santos, um dos lÃderes da Insurreição Comunista de 1935, quando vitorioso, esse movimento baixou o preço do pão, das passagens dos bondes; decretou a reforma agrária e prendeu cobradores de impostos.
Além disso, Meneleu foi desenhista da estrada de ferro de Mossoró e também participou da planta da área hÃdrica da cidade, que ainda hoje serve de referência.
E apesar de tudo isso, não recebeu nenhuma Homenagem na Cidade, seja do Legislativo ou do Executivo, imagino que para nossos atuais governantes, Dickson Nasser seja o exemplo a seguir, é uma pena.
* Pablo de Sampaio Barros é Secretário de Formação do PCdoB, Ex-Presidente do Grêmio do CEFET/Mossoró e Fundador e Primeiro Presidente do Centro Acadêmico de Filosofia da UERN.