O deputado federal não reeleito Betinho Rosado (DEM) sabe que dificilmente vai se reeleger em 20010. Na verdade, seria uma nova eleição. A quarta, sem atalhos.
Ele não conseguiu o atual mandato pela via do voto direto em 2006. Está em BrasÃlia em seu quarto mandato, em face da morte do eleito Nélio Dias (PP), em 2007. Na primeira suplência, terminou convocado.
Em várias entrevistas, Betinho tem admitido que se Leonardo e ele disputarem o mesmo espaço, além da prima e “adversária” Sandra Rosado (PSB), há o perigo de nenhum se eleger. É verdade.
Mas o raciocÃnio também espelha um inaceitável modelo de “reserva de mercado”, como se Leonardo e outro qualquer nome fora da famÃlia (ou agregado) não pudessem aspirar o mandato, por ser primazia apenas de Rosado.
Francamente.
Leonardo Nogueira, estando no pleno gozo de seus direitos polÃticos, pode e deve pleitear novos vôos, sim senhor. Ele e qualquer outro.
Em 2006, Betinho sentiu na pele não ter a estrutura da Prefeitura de Mossoró e a então candidata ao Senado, Rosalba Ciarlini (DEM), à sua plena disposição. O mesmo aconteceu com Ruth Ciarlini (DEM), irmã de Rosalba e candidata à reeleição à Assembléia Legislativa.
Ambos foram derrotados.
O medo paira sobre Leonardo e sua facção. Querem força suplementar para o futuro. No dia 1º de janeiro de 2013, Fafá não será mais prefeita.
Por isso que existe a idéia fixa de lançá-lo à Câmara Federal, logo em 2010. Enquanto Fafá estiver com a prefeitura à mão, tudo fica menos difÃcil.
Aguarde outro quadrante desse tema, em postagem adiante.
Toda essa ‘armação’,creio,tem de ser combinada com os eleitores,e se eles não concordarem.Eu,tô fora.
Betinho Rosado, Sandra Rosado, Leonardo Nogueira, qual a diferença entre eles? Me aprece só há diferenças nos nomes. Se qualquer um deles que ganhar em 2010 deixará novamente Mossoró em famÃlia, ou seja num mar de rosas bem ROSADO.