O deputado federal Beto Rosado (PP) vai presidir a Frente Parlamentar Pela Criação da Indústria de Petróleo e Gás no Brasil. Para isso, conseguiu a adesão de mais de duzentos deputados e senadores, no Congresso.
A ideia é que essa indústria seja criada a partir da venda dos poços maduros da Petrobras, hoje subaproveitados pela companhia. Na opinião do deputado, os campos maduros deixaram de ser interessantes para a Petrobras, pois produzem numa escala menor, se comparados à exploração do pré-sal, por exemplo.
Venda de poços
O resultado é a desativação da maioria deles, prejudicando a economia dos estados em que estão presentes. Estima-se que mais de 12 mil postos de trabalhos na área foram fechados nos últimos anos somente no Rio Grande do Norte.
“Vejo uma grande oportunidade de fazer a nossa economia voltar a crescer na área do petróleo e gás, pois a venda dos poços maduros vai movimentar o setor e gerar mais empregos, por isso a nossa luta”, concluiu o deputado.
O que são poços maduros?
Os campos de petróleo com produção declinante são denominados por alguns estudiosos de “campos maduros de petróleo”; outros, por sua vez, os denominam “campos marginais”, havendo, ainda, os que não realizam qualquer distinção entre os termos.
A luta é para que eles possam continuar sendo explorados, abrindo caminho para retomada de empregos, renda e royalties.
“pois produzem numa escala menor, se comparados à exploração do pré-sal, por exemplo.”
Comparar poços que estã sendo abandonados com pré-sal é o mesmo que comparar o Everest com o morro Mossoró.
A Petrobras abandonou estes poços porque eles são inviáveis economicamente. Não foi por pura maldade e com objetivo de desempregar ninguém.
Acredito que o Deputado consiga até aprovar esta matéria. Difícil vai ser encontrar quem compre estes poços.
Com petróleo a menos de 50 dólares acho muito difícil alguém colocar o seu rico dinheiro em poços que a Petrobras abandonou.
Deus queira que eu esteja totalmente equivocado.
Parabenizo o Deputado pela sua intenção de servir ao Rio Grande do Norte.
///
BREVE OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS.
QUANDO TOMAZ NETO VAI MOSTRAR A CÓPIA DA AUDITÓRIA REALIZADA NA PREFEITURA?
QUAIS SÃO OS FATOS ESCABROSOS QUE CONSTAM NESTE RELATÓRIO?
POR QUE O PREFEITO SILVEIRA JUNIOR NÃO DIVULGA ESTA AUDITORIA FEITA COM RECURSOS PÚBLICOS?
O Pai traidor já tentou antes e saiu perdendo, se o Filho tentar será derrotado também, se a Petrobrás não tiver condições outra empresa não terá, o que tem é muito dinheiro por trás disso tudo, dos pequenos produtores que não tem condições nem para furar pequenos poços dágua.
Pelo andar da carruagem esse “competente Rosado” terminará resolvendo o problema da seca no nordeste e a falta d’água em Acari.
É muito fácil jogar propostas sem dados objetivos. Muitos questionamentos precisariam ser feitos, mas … Que empresa tem condições e/ou interesse em investir em campo maduro economicamente inviável numa atividade cara como o ramo do petróleo? Quantos mil dólares custaria o campo? É interessante investir em campo maduro com o barril de petróleo a US$ 50? Se produzisse, que estrutura teria para estocagem e transporte?
Se fosse fácil, todo mundo produziria!!!