Dom Mariano Manzana, bispo emérito da Diocese de Mossoró, substituído no último dia 17 de fevereiro por dom Francisco de Sales (veja AQUI e AQUI), tem planos para voltar à Itália após a Páscoa (31 próximo) deste ano.
Mas, que fique claro: não será uma travessia em definitivo.
Vai ao reencontro de irmãos, outros familiares e amigos em sua terra natal – Mori, na região de Trentino-Alto Ádige na Itália.
Seu lugar é por aqui mesmo.
Manzana foi o sexto bispo da Diocese de Mossoró, episcopado com mais de 19 anos. Sua nomeação aconteceu em 15 de junho de 2004 e sua ordenação no bispado em 5 de setembro do mesmo ano, em Trento, na Itália. A posse no adro da Catedral de Santa Luzia foi logo depois, em 17 de outubro. Recebeu o báculo (do latim baculus, cajado), símbolo do pastoreio, do antecessor – dom José Freire de Oliveira Neto.
No dia 13 de outubro de 2022 (data de seus 75 anos de idade), ele enviou carta de renúncia do seu episcopado ao Papa Francisco – veja AQUI, procedimento padrão e obrigatório, conforme o Código Canônico da Igreja Católica.
Seu legado à toda circunscrição eclesiástica da Diocese de Mossoró com 56 municípios, mais de 900 mil católicos, numa área de 18 847 km² e 39 paróquias, é um acervo de grande importância evangelizadora e organização institucional.
Conheça AQUI biografia resumida de Dom Mariano Manzana.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Faça um Comentário