
Bombeiros descem penhasco (risco azul) e parte do parapente (círculo) está na parte superior da formação geológica (Fotomontagem BCS)
O acidente que envolveu o advogado Nelson Benício Maia Neto, 60, diretor do Hospital Centenário de Pau dos Ferros, surpreendeu outros praticantes do voo livre em parapente. O caso aconteceu nessa terça-feira (27) em Ponta do Mel, município de Areia Branca.
O Blog Carlos Santos conversou com fontes ligadas ao esporte e ao Corpo de Bombeiros, que fez resgate do corpo.
A versão apurada é que “Nelsinho” estava aproveitando ótima corrente de ar em seu equipamento e resolveu esticar mais ainda o ‘passeio’, que costuma ter início em rampa do “Morro das Cruzes”.
Ele era considerado um piloto experiente nesse esporte tido como radical, conhecendo bem a área em que se registrou o acidente fatal.
Manobras
Combinou com amigos que demoraria mais um pouco e em seguida desceria para almoçar. Num carro, eles ficaram acompanhando em terra as manobras de Nelsinho.
Porém, de repente testemunharam a queda brusca do parapente. Equipe do Corpo de Bombeiros resgatou o corpo embaixo de penhasco.
Após retirada, acabou removido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP).
Investigação vai identificar se houve falha no parapente ou se o piloto sofreu um mal súbito, caindo em seguida.
O que é um parapente
O parapente paraglider, em inglês) é semelhante a um paraquedas, pois também tem uma estrutura flexível e o utilizador está suspenso. O voo de parapente é uma modalidade de voo livre que pode ser praticado tanto para recreação quanto para competição, sendo considerado um esporte radical.
É feito de materiais como o nylon e o poliéster não porosos e impermeabilizados, para que o ar que entra não saia através do tecido, mantendo assim a pressão interna e o velame inflado. Saiba mais AQUI.
Voo de Nelsinho Maia
Veja abaixo um vídeo gravado pelo próprio Nelsinho Maia no dia 7 de abril de 2019, há pouco mais de dois anos, em que ele mostra as belezas do lugar – do alto, passando justamente onde se acidentou.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Faça um Comentário