Passeando os sentidos pela mídia estadual e nacional, impressiona o efeito da "síndrome de maria-vai-com-as-outras" que assola o pensamento esportivo.
De notórios cronistas do setor a pitaqueiros de ocasião, quase à unanimidade a voz é de satanização do treinador Dunga.
Como é difícil fazer sucesso neste país que teima em ser terceiro-mundista.
Dunga venceu todas as competições que disputou, mesmo com o descrédito da maioria – incluindo eu. Copa América, Copas das Confederações e Eliminatórias foram devoradas pelo capitão da Copa de 1994.
Agora queriam que ele desmontasse uma base vencedora para colocar artistas de pista de boate, bailes funkes etc., como Ronaldinho (Milan) e Adriano (Flamengo). Gente sem compromisso ou respeito com a "amarelinha".
Também era o desejo de quase o país inteiro a convocação de jovens craques do Santos, como Paulo César Ganso e Neymar.
Em 1978, César Menotti foi campeão da Copa da Argentina, sem utilizar o pequenino Maradona, com 17 anos. Quase o mundo argentino vinha abaixo, mas ele levou seu time ao primeiro campeonato mundial sem o baixinho. Usou craques como Fillol, Kempes, Passarela, Ardiles e Luque.
Dunga pode ser campeão sem Ganso, Neymar, Adriano e Ronaldinho? Pode.
Claro que é indiscutível o talento do quarteto, mas não resta dúvida que o treinador usa de critérios seguros, com avaliação de nomes que trabalharam com ele ao longo de vários meses e anos. Ele tem o plantel à mão.
Particularmente, eu traria o Neymar e o Ronaldinho, por serem fora do comum. Mas não seriam, a princípio, titulares. Porém é uma reflexão absolutamente pessoal e distanciada. Nas entranhas da Seleção do Brasil é que cada um sabe quem é quem e o peso de cada um dentro da equipe.
De minha parte, torcida cerrada pro Brasil vencer e ser campeão outra vez.
CONCORDO!!!
Concordo em parte, O Ganso é titular em qualquer selação do mundo, é a peça que falta no meio campo do time, muito melhor que Kaká, Ronaldinho Gaucho e outros que Gunga já convocou. Ele é o poder de marcação que não temos nos nossos meias e a articulação do meio prá frente, ainda mais, desde a era Zico não havia o jogador prá colocar a bola no meio da defesa adversária bem rasteirinha, isso ele faz igual Maradona, Zico, Socrátes… é 99 % gol para ele … o resto é do atacante.
Finalmente um jornalista que expressou a mesma opiniáo que a minha…
Os outros, como você mesmo disse, são “maria-vai-com-as-outras”. Resquícios da vontade de alguns jornais em quererem mandar em tudo, de política econômica à escalação da seleção.
TODOS JUNTOS VAMOS / PRÁ FRENTE / BRASIL, BRASIL / SALVE A SELEÇÃO. É quando eu sinto orgulho de ser brasileiro, vendo em campo o melhor futebol do mundo. Dunga está certo. A imprensa fascista está errada. DE REPENTE É AQUELA CORRENTE PRÁ FRENTE / PARECE QUE TODO BRASIL DEU A MÃO / TUDO É UM SÓ CORAÇÃO.