Apesar de registrar melhora na educação, o Brasil segue entre os piores colocados em ranking internacional de ensino, divulgado nesta terça-feira (7). O país ficou com a 53ª colocação entre 65 países no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Feito com estudantes nascidos em 1993 matriculados em qualquer série a partir da 7ª série (8º ano) do ensino fundamental, o ranking é divulgado a cada três anos. Em 2009, avaliou 470 mil estudantes. Desse total, 20 mil eram brasileiros.
É avaliado o conhecimento de leitura, matemática e ciências dos adolescentes. O Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), é quem aplica a prova do Pisa no país.
Com a média geral de 401 pontos, o Brasil ficou atrás de países como Bulgária, Romênia e os latino-americanos México, Chile e Uruguai. Fica à frente apenas da Colômbia, Kazaquistão, Argentina, Tunísia, Azerbaijão, Indonésia, Albânia, Catar, Panamá, Peru e Quirguistão.
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OU novidade??,KS,KS. Um pais governado por uma ANALFABETO. VOCÊS QUEIRIA O QUE?????????KS,KS. Só o BRASIL para escolher um presidente com tal PERFIL e ainda deixa sua HERDEIRA como prova da continuidade desta ignoração. AVANTE BRASIL…….ainda vamos esperar 150 ANOS, é claro que isto quem participará são meus tartaros netos e outros.
E viva o bolsa escola !
Já foi comentado aqui e não tenho nenhuma dúvida mais. Cristovão Buarque disse e é pura verdade. TIRE OS POLÍTICOS DO MEIO DAS DECISÕES DA EDUCAÇÃO QUE ELA MELHORA EM 100%. São as interferencias políticas que entravam a educação que devem ser dirigida, organizada, metodizada, etc., por intelectuais, pensadores, pesquisadores, especialistas, professores, todos que Estão envolvidos no processo e não os políticos que utilizam as instituições, principalmente a educação para seus planos politiqueiro inserindo pessoas sem a minima capacidade em estar neste meio. São muitos canalhas que ainda estão furtando o direito da educação de ser realmente educação e são um antro de corruptos que vivem inseridos nela para usufruir do seu orçamento financeiro em prol de campanhas políticas e em benefícios próprios. Tirem os politicos do meio da educaçao que garanto que daqui a cinco anos ela da um salto de qualidade enorme. XÔ URUBUS, ABUTRES CARNICEIROS DA EDUCAÇÃO. Do pré–escolar ate o dia de hoje como professor tenho 48 anos na educação e só vi e conviví com falcatruas, falsidade, corrupção e vendo a educação ser surrupiada. Agora, neste momento, em alguma escola , em algum lugar, em alguma institução tem alguem roubando dinheiro da educação. ONDE TEM VERBA GRANDE PARA A EDUCAÇÃO TEM UM POLITICO OPORTUNISTA NO MEIO. Somente com autonomia poderemos sair desta situação. Ministério da Educação Polícia federal, Ministério público ou quem quiser e tiver coragem abram várias sindicâncias, investiguem, em muitas escolas nos últimos dez anos na educação publica Estadual, municipal e algumas particulares para verem como funciona os esquemas. Tems escolas de igreja sendo pagas pelo estado e escolas do estado fechando, tem escolas particulares crescendo con dinheiro público e escolas publicas estaduais fechando. É uma surrupiação enorme no setor. Denunciar esquemas e pessoas é loucura. é perseguição ou morte certa, Tem ex-secretários, comerciantes, policiais aposentados, administradores escolares, ex-vereadores, e vários outros seguimentos da sociedades que estão dia a dia com esquemas fraudulentes já montados com trinta atras e ainda funcionando perfeitamente. Que o MP e a PF entrem em ação sem esperar por denúncias de ninguem. O esquema é grande e só os grandes podem lutar contra eles, assim como fizeram no RJ com os traficantes. MUITO MELHOROU NO PLANO FEDERAL MAS PRECISAMOS DE MAIS INVESTIGAÇÃO NO PLANO ESTADUAL.
O ano passsado o governo federal implantou em algumas escolas do nosso estado, um prgograma chamado de MAIS EDUCACÃO. Esse programa não funcionam bem, pois as escolas não tem estrutura física adequada. A nossa educacão vai mal, porque os nossos governantes não tem compromisso a mesma. O piso salarial dos professores muitos governadores e prefeitos não pagam.
E a Educação de Mossoró ? Tanta gente mandando e desmandando como se fosse proprietário(a). Será assim a vida toda?
NÃO É PRECISO IR LONGE, AQUI MESMO EM MOSSORÓ UMA ESCOLA PARTICULAR CUJA PROPRIETÁRIA SEMPRE ESTEVE A FRENTE DE SECRETARIA MUNICIPAL, CRESCEU COMO NENHUMA OUTRA ONDE TEM ATÉ GINÁSIO POLIESPORTIVO E UMA ESTRUTURA DE DAR INVEJA , ENTÃO PERGUNTO EU, TODA ESSA PROSPERIDADE ACONTECEU EM VIRTUDE DAS MENSALIDADES PAGAS PELOS ALUNOS??/ OU TEVE MUITO DINHEIRO PÚBLICO INVESTIDO POR LÁ?? ALGUÉM PODE RESPONDER? EXPLICA-ME OU TE DEVORO, COMO DIZ O CARO JORNALISTA!
o Problem não foi LULA e nem será Dilma. o SR Antonio Dias tem de entender que são pessoas corruptas a nivel estadual e municipal que torcem pra a educação dar errado tanto a estadual como municipal, a EDUCAÇÃO FEDERAL MELHOROU E MUITO., mas sei que Pessoas devem estar metido em algum esquema para acusar que foi erro do Governo federal o mal da educação, os culpados são os FRANCISCOS, JOSÉS, ANTONIOS, JOÃOS, OS GRANDES CORUPTORES E LADRÕES, ELES ESTÃO DENTRO DAS SECRETARIAS, ADMINISTRAÇAO, ESCOLAS, EM TODO LUGAR NO SETOR EDUCACIONAL, ALGUEM SE TOCOU E AINDA VAI SE TOCAR QUANDO A CASA CAIR. Taí o O ENEM os corruptos safados doidos que dê errado. Mas lutaremos nas ruas e veremos uma educação melhor e veremos certos Antonio$$$$ DEIXAREM DE LATIR…COMO O SERRA DEIXOU. ABAIXO A CORRUPÇÃO DOS ANTONIOS JOSÉS E JOÃOS, CADEIAS NELES… Vamos a luta nas ruas com dignidade e vergonha na cara, coisas que muitam gente nunca fez, ficam em casa ou nas esquinas escondidos doidos que tudo dê errado, mas acertamos com LULA e voltaremos a acertar Melhor ainda com a DILMA e dane-se os ANTONIO$$$$$$$$
Quando relato governo, centralizo no estadual, não fiz minhas críticas ao FEDERAL. o Antonio Dias se aproveitou e meteu o pau no governo federal, o que será que despertou dentro dele, alguma lembrança do passado em alguma escola pública?
A GRANDE REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO
Por William Pereira da Silva
O comentarista econômico Joelmir Beting da TV Bandeirantes fez uma citação verdadeira em relação à Revolução na Educação, tão propagada por um candidato a presidência da republica e imitado por outros candidatos, ele diz: É PRECISO REVOLUCIONAR NÃO SÓ A EDUCAÇÃO, MAS A MANEIRA COMO SE FAZ A EDUCAÇÃO.
Concordo plenamente com esta afirmação, pois não adianta revolucionar a educação se as pessoas que nela estão também não revolucionar sua maneira de agir e pensar em relação a ela. Muitas vezes mudamos os sistemas sem mudar a ação dos seus agentes motivando o fracasso imediato da mudança proposta.
Para quem atua na educação por mais de vinte anos tem uma sensação que esta revolução passa por uma volta aos sistemas de ensino do passado onde a educação funcionava plenamente. A revolução da Educação na China e em outros paises da América Latina foi necessariamente um alto investimento dos governos juntamente com uma rígida disciplina no funcionamento das escolas e Universidades, importando cientistas nas diversas áreas do conhecimento Humano, salários dignos aos professores e funcionários envolvidos nos sistemas educacionais. Somente impor a revolução educacional sem estes ingredientes é jogar dinheiro fora como vem sendo feito a décadas no Brasil. Tudo passa pelos altos investimentos e alto controle dos gastos e disciplina no funcionamento do sistema expulsando todos que estão na educação apenas como meio de ter um emprego fazendo da escola um mero local de trabalho sem dar a importância devida que ela tem.
Quem teve a oportunidade de ver como funcionava a escola na década de sessenta até final da década de setenta e presencia o sistema educacional atual fica escandalizado com o que convive, é uma lastima. Resumindo pode-se afirmar que chagamos ao fundo do poço, a educação é um faz de conta, é uma farsa onde a maioria faz vista grossa em não querer assumir a decadência total da educação em várias regiões do Brasil, e não é só no nordeste como querem uns, há focos em todas as regiões, de norte a sul, de leste a oeste na qual a educação passa por este vexame de sua falência total.
Especificamente no estado do Rio Grande o Norte, publicado em revistas e jornais, temos o pior índice na qualidade de ensino em todo Brasil motivado pela forma como os governantes tanto municipal como estadual conduzem o sistema educacional. Dinheiro tem, faltou responsabilidade e bom senso na condução do processo. Enquanto o sistema educacional do nosso estado servir a grupos políticos não sendo aplicado a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº. 9.394/97), em seus artigos 21 e 22, onde o principal objetivo da Educação Básica é assegurar aos brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, assegurar autonomia as escolas, exigirem responsabilidade e disciplina de todos os envolvidos na educação tudo não passará de balela, de enganação, gerando este faz de conta dando margem às pessoas corruptas e irresponsáveis que utilizam as escolas como pano de fundo para suas intenções marginais. Perceber-se que muitas dessas pessoas são tidas como honestas sendo respeitadas pela comunidade, mas não passam de cafajestes disfarçados de educadores.
A grande revolução da educação esta em tirar o lado podre inserida dentro do seu contexto. Não adianta revolucionar com mais dinheiro, mudanças de currículos, aumentos de horários do funcionamento das escolas, importarem profissionais, cursos de atualizações e aperfeiçoamento, aumento e melhoria na sua estrutura física, fardamento escolar, qualidade na merenda escolar se deixar os bandidos e corruptos que regem a educação no mesmo lugar que estão, é preciso banir a corja que coloca a educação em constantes crises sucessivas durante décadas. Esta será a verdadeira Revolução do sistema educacional em nosso país.
A educação para ser revolucionada vai precisar de pessoas com responsabilidade, compromisso, ética, moral, profissionalismo, dedicação, disciplina, respeito, participativas, corajosas, sensibilidade e autonomia suficiente para impor as leis que regem a educação. A LDB em muitos pontos já é revolucionaria, apesar de suas falhas, o problema maior são os governantes insensatos que não deixam as leis serem aplicadas por ir de encontro a seus interesses mais mesquinhos tendo seguidores infiltrados em todo sistema educacional.
Atualmente o desrespeito a educação é grande, a situação crítica atinge a todos precisando urgente dos governantes fazer esta grande revolução que é afastar da educação aqueles que a utilizam somente em beneficio próprio esquecendo a maioria necessitada que faz da educação um meio para vencer na vida.