Nana Caymmi, nascida Dinahir Tostes Caymmi em 29 de abril de 1941, no Rio de Janeiro, foi uma das maiores intérpretes da música popular brasileira, reconhecida por sua voz marcante e trajetória que atravessou gêneros como bolero, samba, jazz e a própria MPB. Ela faleceu nesse dia 1º de maio, aos 84 anos, após nove meses de internação devido a complicações cardíacas e outras comorbidades.
Com problemas de saúde nos últimos anos, incluindo um câncer de estômago em 2015 e, mais recentemente, complicações cardíacas que exigiram a implantação de um marcapasso, Nana foi afetada por disfunção de órgãos múltiplos, após longa internação na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro-RJ.
Filha do renomado compositor baiano Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris, Nana cresceu em um ambiente musical, ao lado dos irmãos Dori e Danilo Caymmi, ambos músicos de destaque. Sua estreia na música foi precoce: em 1960, ainda adolescente, gravou com o pai a canção “Acalanto”, composta por Dorival especialmente para ela.
Nana iniciou sua carreira solo em 1965, com o álbum “Nana”, e, ao longo das décadas, lançou mais de 30 discos de estúdio, além de projetos em DVD.
Considerada uma das melhores intérpretes do país, Nana recebeu o Troféu Villa-Lobos de Melhor Cantora do Ano em 1976 e foi indicada quatro vezes ao Grammy Latino, vencendo em 2004 com o álbum “Para Caymmi, de Nana, Dori e Danilo”
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Faça um Comentário