sexta-feira - 02/05/2025 - 08:22h
Luto

Brasil perde a voz única de Nana Caymmi

Nana Caymmi, nascida Dinahir Tostes Caymmi em 29 de abril de 1941, no Rio de Janeiro, foi uma das maiores intérpretes da música popular brasileira, reconhecida por sua voz marcante e trajetória que atravessou gêneros como bolero, samba, jazz e a própria MPB. Ela faleceu nesse dia 1º de maio, aos 84 anos, após nove meses de internação devido a complicações cardíacas e outras comorbidades.

Com problemas de saúde nos últimos anos, incluindo um câncer de estômago em 2015 e, mais recentemente, complicações cardíacas que exigiram a implantação de um marcapasso, Nana foi afetada por disfunção de órgãos múltiplos, após longa internação na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro-RJ.

Filha do renomado compositor baiano Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris, Nana cresceu em um ambiente musical, ao lado dos irmãos Dori e Danilo Caymmi, ambos músicos de destaque. Sua estreia na música foi precoce: em 1960, ainda adolescente, gravou com o pai a canção “Acalanto”, composta por Dorival especialmente para ela.

Nana iniciou sua carreira solo em 1965, com o álbum “Nana”, e, ao longo das décadas, lançou mais de 30 discos de estúdio, além de projetos em DVD.

Considerada uma das melhores intérpretes do país, Nana recebeu o Troféu Villa-Lobos de Melhor Cantora do Ano em 1976 e foi indicada quatro vezes ao Grammy Latino, vencendo em 2004 com o álbum “Para Caymmi, de Nana, Dori e Danilo”

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.