• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 14/03/2009 - 21:49h

Bush deveria ser preso em algum país como Pinochet

Nunca vou esquecer do dia que prenderam o ditador e torturador Augusto Pinochet. Alegrei-me quando me disseram que um promotor de justiça espanhol havia conseguido a prisão de Pinochet durante sua viagem à Inglaterra.

Milhares de chilenos foram barbaramente executados por Pinochet e seus militares fascistas. Na época era prática torturar, matar, e executar sumariamente os críticos das ditaduras. Nativos ou estrangeiros que viviam no país. Isso inclusive aconteceu no Brasil também.

Pinochet usurpou o poder em 1973 e se legitimou ilegalmente no poder por anos, e anos e anos depois de assassinar Salvador Allende, um presidente eleito democraticamente pelo povo chileno.

Guardo dentro de mim seqüelas pessoais e uma aversão extrema contra torturadores e/ou qualquer tomada de poder pela ilegitimidade de golpes. Meu pai foi torturado, preso, arrastado contra a vontade de sua residência na hora do jantar. Eu tinha 10 anos de idade.

Fui empurrado a patadas e chutes pelos soldados armados até os dentes quando implorei para não levarem meu pai do nosso meio. Histórias como essas parecem conto de fadas hoje, mas a memória, os pensamentos, são as únicas coisas que nos separam das barbaridades animalescas.

O que me traz ao presente tempo e minha euforia ao estar de volta aos Estados Unidos com um presidente negro. Sonho de menino, quando escutava Bob Dylan cantar a música de ira e clamor por justiça “Hurricane” , e hoje ver um sonho se tornar realidade.

Não importa se a mídia americana foi tendenciosa ou não com relação a Barack Obama, o importante e que voltamos a idade moderna e saímos da idade da pedra e dos estragos de George Bush e seus comparsas.

Mas, minha felicidade seria completa se algum promotor de justiça em alguma parte do mundo tivesse a coragem de processar e causar a eventual prisão de George Bush e seus “croonies,” na seguinte ordem: Dick Cheney, John Ascroft, Colin Powel, Donald Rumsfeld, George Tenet e Alberto Gonzáles.

Todos são culpados.

Não inclui Condoleeza Rice pois ela entrou no fim do ato III desta comédia humana trágica. Que crime ou crimes cometeu esta administração Bush? Esta administração cometeu mais do que alguns crimes, como tortura e morte direta ou indireta de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Bush e seus dirigentes dirigiram uma verdadeira guerra contra a própria lei, a deles primeiro e a lei internacional do pacto de Varsóvia. Eles transformaram o “Justice Department” (equivalente ao ministério da justiça brasileiro) em um veículo de supressão eleitoral, fato confirmado nas eleições presidenciais da Flórida e do estado de Ohio.

A administração Bush, segundo CPI do congresso americano, premiou contratos milionários ilegais à algumas companhias(a principal Halliburton) e suas sub-contratadas mal preparadas e corruptas, mas que tinham acesso privilegiado durantes as licitações para suprir necessidades básicas aos soldados americanos no Afeganistão e no Iraque. Segundo fatos comprovados, para se ter uma idéia, um hamburger para um soldado no Iraque custava duas vezes mais caro do que os vendidos em McDonald’s.

Para quem não sabe, Dick Cheney, o vice de Bush, antes de assumir era o chefão(em inglês CEO) da Halliburton. Neste caso, querer comparar o suposto escândalo do filho do presidente Lula com o favorecimento dado a Halliburton, seria um mingau em comparação.

Esta administração perseguiu grupos religiosos e outros críticos com tais aberrações contra a lei, que um departamento inteiro do ministério da justiça ameaçou se auto-demitir (embora de fato não o tenham feito). Esta administração preparou, planejou e eventualmente executou uma guerra desastrosa e ilegal, baseada em falsos relatos e informações fajutas cozinhadas por espiões comprados com dinheiro ilegal.

No entanto tais fatos, falsos e infundados, foram repassados para o Congresso americano e o povo americano em redes de televisão ao vivo, e às nações unidas, como provas verdadeiras.  Outro dia li um blogueiro conhecido e respeitado escrever que agora é hora de esquecermos o passado para concentrarmos em soluções reais para os nossos problemas atuais. Sim, temos problemas sérios a enfrentar, como a crise econômica mundial, porém, “not so fast” como se diz muito bem no jargão americano.

Se um criminoso estuprasse sua filha, ou assassinasse alguém próximo a você, ou se te roubasse, ou retirasse teus direitos de cidadão, como aconteceu com meu pai, estes criminosos não devem mais ser julgados, porque temos coisas mais importantes para resolver no futuro?

Para que existe a lei então, se ela não vale igualmente para todos e é executada para nos proteger de crimes do passado, recente ou não?

Como podemos pensar em um futuro melhor para nossos filhos aonde no presente vemos criminosos impunes?

Minha única arma é esta prosa que ora escrevo.

Espero com ela afastar a patadas e chutes todos aqueles que insistem que eu viva dentro da lei enquanto eles vivem fora da lei.

Quem sabe possa esta prosa inspirar algum promotor que decrete pela lei: WANTED: BUSH AND HIS CROONIES FOR CRIMES COMMITED AGAINTS HUMANITY! Procurado: Bush e seus comparsas pelos crimes cometidos contra a humanidade!

Arnon Dantas, jornalista mossoroense radicado há mais de 30 anos nos Estados Unidos

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury

Comentários

  1. Paulo diz:

    Sapatada nessa cambada!

  2. Clovis V Melo Jr diz:

    E a piada maior foi a declaração de Bush(pai) que queira ver outro filho seu como presidente (Jeb Bush, governador da Flórida), o mundo não aguenta mais nenhum Bush.
    Abarços

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.