Volta e meia trazem à lumen nas discussões políticas, nacionais, uma frase que se tornou lugar-comum. Virou verdade absoluta, quase uma unanimidade:
– Todo povo tem o governo que merece.
Sua origem, contextualização histórica e aspectos ideológicos do próprio autor quase nunca são lembrados. É possível que sejam intencionalmente ignorados.
Quem a produziu foi o conde Joseph-Marie de Maistre (nascido em 1753, na França). Era um pregador contra a Revolução Francesa, além de defender com ardor messiânico a retomada das dinastias monárquicas.
Para ele, a força divina intervencionista no Estado na sociedade, pelas mãos da Igreja, personificada no papa, completaria o nirvana social.
Enfim, esse diplomata, filósofo e advogado, talvez hoje estivesse relativamente satisfeito com o que testemunhamos no Brasil, que é o poder pelas mãos de plutocratas, oligarcas e espertalhões.
Só faltaria aí a entronização de algum descendente da casa de Orleans e Bragança, numa monarquia, para lhe deixar quase realizado.
Pessoalmente, discordo da assertiva. Ou a questiono parcialmente.
Ela tem servido aos próprios donos do poder à justificação de sua força, sem que mergulhemos na raiz da discussão, de uma forma mais científica.
O povo – numa democracia representativa como a nossa – escolhe intermediários para representá-lo, sob valores e interesses decorrentes de sua cultura, capacidade cognitiva e discernimento.
É sempre fácil se afirmar que a massa analfabeta e faminta, é responsável por suas escolhas ruins. Assim, a própria elite inescrupulosa justifica seu poder, dando-lhe aura de legitimidade.
Temos o governo que merecemos, com base no que podemos enxergar. E é falácia se proclamar que apenas o pobre-ignorante vende seu voto e seu destino. Da classe média e entre os mais abastados, também emergem votos à manutenção desse status quo, porque vivemos na escuridão.
Somos vítimas do pior dos males para uma sociedade: o “analfabetismo político”.
É graças a essa mazela, que o povo sofre toda a responsabilidade pela perpetuação desse modelo reducionista, expoliador, expropriador, excludente e predatório.
Por isso que qualquer um se julga no direito de bradar, com pompa:
– Todo povo tem o governo que merece!
“Todo homem decente se envergonha do governo sob o qual vive.”
H.L. Mencke
Carlos Santos, para os herdeiros da Casa-Grande o “povão” vota pensando apenas nos próprios interesses, qual seja bolsa família, uma feirinha, um saco de cimento, um favor do político ou do seu cabo eleitoral. Quanto aos da Casa-Grande ou seja a elite, os instruídos(?) estes votam pensando no interesse de TODOS, jamais pensando em cargo comissionado, em tirar benesse, prebenda do poder público, uma concorrência de “cartas marcadas”, uma dispensa de licitação,empregando uma nora, afinal o sogro “contribuiu” para a campanha e sempre foi fiel ao grupo. Simples assim.
Boa noite Carlos Santos.
“Se todos ganham é um bom negocio” este é o lema de uma das empresas enroladas no ministério do Carlos Lupi, mais um dos picaretas indicados pelo picareta Mor Lula “papagaio de pirata” da Silva, só dando uma gargalhada imensa para não se indignar com este escancaramento de cinismo e roubalheira com o nosso sofrido dinheirinho, vertido aos cofres públicos, por meio de impostos. Se arrependimento matasse!
Carlos Santos,
Realmente, essa frase não condiz com a nossa realidade. O nosso povo sofrido não merece os governos que elege. Na verdade, o povo é enganado, tenta escolher o melhor, mas é vítima do poder econômico e das dificuldades que o sistema lhe impõe para continuar submisso, dependente de favores e ajudas oficiais. Na verdade, faz-se politicagem com dinheiro público, mas, como você disse, o povo ainda é analfaberto político e não consegue entender o poder que detém nas mãos. Apesar dos avanços, muito ainda teremos que percorrer até conseguirmos uma consciência política mas solidária, e preocupada, não apenas com os interesses próprios, mas com os de todos. A educação é um caminho. A esperança é o que nos anima.
Todo povo tem o governo que merece
Essa é a frase que os povos de países civilizados dizem sobre o Brasil imediatamente após um escândalo no governo. São tantos e constantes que lá fora já virou bordão.
Otimo post!!!
Carls santos por isso que nao paro de abrir sua página. Uma postagem como essa é muito diferenciada e mostra como devemos refletir e debatr um tema tao importante. Obrigado por a análise.
Só diria que o povo tem o governo que merece, se ele escolhesse seus candidatos sem estes serem apresentados por partidos políticos.
O povo de Mossoró merece.O povo gosta de ser pisado e humilhado.è essa a cultra da senzala.
ANTES DA POSSE(Serve para todos os PARTIDOS DO BRASIL)
O nosso partido cumpre o que promete.
Só os tolos podem crer que
não lutaremos contra a corrupção.
Porque, se há algo certo para nós, é que
a honestidade e a transparência são fundamentais.
para alcançar os nossos ideais
Mostraremos que é uma grande estupidez crer que
as máfias continuarão no governo, como sempre.
Asseguramos sem dúvida que
a justiça social será o alvo da nossa ação.
Apesar disso, há idiotas que imaginam que
se possa governar com as manchas da velha política.
Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
se termine com os marajás e as negociatas.
Não permitiremos de nenhum modo que
as nossas crianças morram de fome.
Cumpriremos os nossos propósitos mesmo que
os recursos econômicos do país se esgotem.
Exerceremos o poder até que
Compreendam que
Somos a nova política.
DEPOIS DA POSSE (Serve para todos os GOVERNANTES)
Basta ler o mesmo texto, DE BAIXO PARA CIMA
Sem querer defender A ou B, mas é curioso jogar pedra e atribuir todos os males da corrupção ao governo Lula, e antes dele qual era o mar de rosas que vivia o Brasil? É sabido de todos que essa corrupção é desde o Império.Só a grande elite tinha seus privilégios e a roubalheira corria solta. Pelo menos foi no no seu governo que o pobre miserável teve o direito de ter algo que jamais alcançou ou alcançaria, isso incomoda toda massa que sempre sustentou suas capitanias hereditárias oligárquicas… isso incomodou e incomodada até hoje. Só sabe o que é não ter dinheiro pra comprar um quilo de carne quem já passou por isso. O de antes do era diferente desse de hoje? Ele saiu e continua até pior …