Tive a curiosidade de verificar os números hoje à noite e constatei sua dimensão. Impressionou-me.
O que me entusiasma mais é a relação entre o Blog e o webleitor. Há uma crescente interação e respeito mútuo. De minha parte, virou suplemento. Boa parcela do conteúdo estético e formatação editorial advém desse convívio. A enorme maioria dessa confraria sequer conheço numa interlocução pessoal.
Nem sempre existe afinação em idéias e pontos de vista. O que é ótimo. Inaceitável é o desrespeito doentio ou por encomenda. O percentual utilizando endereços falsos e anônimos é ínfimo. Não chega a 2%.
Na maioria desses casos não ocorre contraponto à informação ou opinião emitida por mim. Há verborragia doentia, com sinais de distúrbio psicossocial. É gente que precisa exorcizar seus fantasmas e recalques. Entretanto até essa "manada" é importante, pois colabora inconscientemente.
Se o indivíduo perde tempo a vomitar impropérios para o blogueiro-jornalista, é porque sente a estocada do que é escrito. Ganha significado no papel de idiota útil.
Desde o endereço anterior tem aumentado sobremodo a quantidade e a diversidade de participantes valiosíssimos. Alguns são céticos, outros otimistas, temos os do contra, existem os bem-humorados, não faltam os incentivadores por natureza e por aí vai. Gente na acepção da palavra.
No início eu sentia que havia muito receio da intervenção. O próprio conteúdo comentado era baseado na superficialidade. Gradualmente mudou. A tendência é que tenhamos uma presença mais numerosa, constante e divergente. Estamos vencendo o desconhecido, lá e cá. Errando, acertando. Isso é aprendizado.
Em quase 25 anos de jornalismo nunca aprendi tanto como nesse espaço virtual. O contraditório, a resposta do outro lado e o comportamento do webleitor traçam uma teia confiável do pensamento contemporâneo.
Nesse ínterim, experimento a vigilância enriquecedora. Obrigo-me a maior qualidade, equilíbrio e devoção à labuta. Topo a pressão. Agrada-me o desafio.
Creio estar ajudando na formação de uma massa crítica. Eu, também, me consubstanciando.
Muito obrigado. Fique à vontade. O Blog do Carlos Santos é uma contrução diária feita por todos nós.
Boa noite, Carlos Santos
Espaço para opinar. Espaço para criticar. Espaço para denunciar. Mas antes de tudo “ESPAÇO PARA EXERCER NOSSA CIDADANIA”!!!
Exatamente assim. Desse jeito.
Vida Longa ao Blog e ao Blogueiro!!!!! Sem perder de vista a ética!
Esse tipo de jornalismo está fazendo diferenças importantes, realmente, que é trazer a noticia e permitir que se possa interagir quase que de imediato com o leitor… uma diferença dos periódicos que amanhecem as vezes já ultrapassados, sem seus editores muitas vezes tomarem conhecimento dos efeitos de suas noticias. Interessante o respeito mútuo e a diversidade de opiniões…
Isso é o que chamo”Meca”da diversidade crítica.Parabéns carlos,você engrandece e nos enche de esperança em termos em um futuro próximo uma imprensa livre e responsável.Há tempos tenho esse espaço como leitura cotidiana, e ponto certo de informações imparciais e fomentadora do debate.
Ótimo. Nós é que agradecemos: muito obrigado!
Inclua-me nesse seleto grupo de seus leitores.
Confesso que não o leio diariamente, devido ao tempo corrido do dia-a-dia. Mas o faço com frequência.
Serve de informação, esclarecimento e deleite.
Parabéns pelos números. Eles, aos poucos, retratam o desejo de parte dos mossoroenses que querem ser livres.