segunda-feira - 14/07/2008 - 19:44h

Cada um de nós no Blog do Carlos Santos

Este Blog computou agora há pouco o total de 7.088 comentários postados ao longo de um ano e dois meses deste novo endereço da Coluna do Herzog, na infovia.

Tive a curiosidade de verificar os números hoje à noite e constatei sua dimensão. Impressionou-me.

O que me entusiasma mais é a relação entre o Blog e o webleitor. Há uma crescente interação e respeito mútuo. De minha parte, virou suplemento. Boa parcela do conteúdo estético e formatação editorial advém desse convívio. A enorme maioria dessa confraria sequer conheço numa interlocução pessoal.

Nem sempre existe afinação em idéias e pontos de vista. O que é ótimo. Inaceitável é o desrespeito doentio ou por encomenda. O percentual utilizando endereços falsos e anônimos é ínfimo. Não chega a 2%.

Na maioria desses casos não ocorre contraponto à informação ou opinião emitida por mim. Há verborragia doentia, com sinais de distúrbio psicossocial. É gente que precisa exorcizar seus fantasmas e recalques. Entretanto até essa "manada" é importante, pois colabora inconscientemente.

Se o indivíduo perde tempo a vomitar impropérios para o blogueiro-jornalista, é porque sente a estocada do que é escrito. Ganha significado no papel de idiota útil.

Desde o endereço anterior tem aumentado sobremodo a quantidade e a diversidade de participantes valiosíssimos. Alguns são céticos, outros otimistas, temos os do contra, existem os bem-humorados, não faltam os incentivadores por natureza e por aí vai. Gente na acepção da palavra.

No início eu sentia que havia muito receio da intervenção. O próprio conteúdo comentado era baseado na superficialidade. Gradualmente mudou. A tendência é que tenhamos uma presença mais numerosa, constante e divergente. Estamos vencendo o desconhecido, lá e cá. Errando, acertando. Isso é aprendizado.

Em quase 25 anos de jornalismo nunca aprendi tanto como nesse espaço virtual. O contraditório, a resposta do outro lado e o comportamento do webleitor traçam uma teia confiável do pensamento contemporâneo.

Nesse ínterim, experimento a vigilância enriquecedora. Obrigo-me a maior qualidade, equilíbrio e devoção à labuta. Topo a pressão. Agrada-me o desafio.

Creio estar ajudando na formação de uma massa crítica. Eu, também, me consubstanciando.

Muito obrigado. Fique à vontade. O Blog do Carlos Santos é uma contrução diária feita por todos nós.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicado do Blog

Comentários

  1. Hugnelson Vieira da Silva diz:

    Boa noite, Carlos Santos

    Espaço para opinar. Espaço para criticar. Espaço para denunciar. Mas antes de tudo “ESPAÇO PARA EXERCER NOSSA CIDADANIA”!!!

    Exatamente assim. Desse jeito.

  2. Ana Lugo diz:

    Vida Longa ao Blog e ao Blogueiro!!!!! Sem perder de vista a ética!

  3. eugenio diz:

    Esse tipo de jornalismo está fazendo diferenças importantes, realmente, que é trazer a noticia e permitir que se possa interagir quase que de imediato com o leitor… uma diferença dos periódicos que amanhecem as vezes já ultrapassados, sem seus editores muitas vezes tomarem conhecimento dos efeitos de suas noticias. Interessante o respeito mútuo e a diversidade de opiniões…

  4. karly robson de Sousa pereira diz:

    Isso é o que chamo”Meca”da diversidade crítica.Parabéns carlos,você engrandece e nos enche de esperança em termos em um futuro próximo uma imprensa livre e responsável.Há tempos tenho esse espaço como leitura cotidiana, e ponto certo de informações imparciais e fomentadora do debate.

  5. Carlos Magno diz:

    Ótimo. Nós é que agradecemos: muito obrigado!

  6. Emery JR diz:

    Inclua-me nesse seleto grupo de seus leitores.
    Confesso que não o leio diariamente, devido ao tempo corrido do dia-a-dia. Mas o faço com frequência.
    Serve de informação, esclarecimento e deleite.
    Parabéns pelos números. Eles, aos poucos, retratam o desejo de parte dos mossoroenses que querem ser livres.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.