Caro jornalista Carlos Santos,
Na noite do último sábado, 19 de junho, fiquei tentando encontrar na programação da televisão algo que não me fizesse corar de vergonha perante meus familiares em assistir tantas inutilidades veiculadas pela péssima programação oferecida diariamente.
Finalmente parei num programa veiculado pela TV Globo, onde estava sendo apresentado um programa junino, de aproximadamente duas horas de duração, transmitindo ao vivo as festividades alusivas aos santos do mês de junho que estavam acontecendo nas cidades de Campina Grande, Caruaru, Arco Verde, Aracaju, Maceió, além de outras cidades nordestinas, e, para meu espanto a cidade de Mossoró sequer foi citada durante todo o desenrolar do programa, salvo algum cochilo que possa ter dado.
Fiquei imaginando por que danado à Rede Globo de Televisão omitira por completo “o terceiro maior São João do Brasil”.
Estaria a Globo fazendo oposição cerrada à administração municipal de Mossoró? Essa atitude, da Globo, irá resultar em alguma ação judicial contra a maior rede de televisão do Brasil? Ou não seria em razão de que toda essa grandeza propalada do Mossoró Cidade Junina não é criação local, para consumo interno, que não ultrapassa a ponte do Rio Angicos? Quem saberia explicar tamanho desrespeito para com o nossa Cidade Junina?
Alguém saberia explicar?
Um abraço,
Antonio Pedro da Costa – Advogado e webleitor
Nota do Blog – Meu caro Antônio, a Prefeitura de Mossoró contratou matéria à Rede Globo, que deverá sair ainda esta semana, no Jornal Hoje (veja AQUI).
Quanto à dimensão da festa, sem dúvidas que ela é um patrimônio imaterial dos mossoroenses, mas ainda longe de assumir a dimensão anunciada na propaganda oficial, pois a prioridade continua sendo política, em vez de cultura, economia e o aspecto social.
Sempre após o Cidade Junina, quando pesquisas são realizadas, a imagem dos governantes municipais tem melhoria na avaliação popular. Isso é fato.
Mas acredito que Mossoró tem tudo para se projetar entre as melhores festas, no futuro, quando o foco for o povo e não seus governantes. É assim onde os festejos juninos ganharam dimensão nacional.
Porque não faz como Assú contrata a TV UNIÃO a tv dos eventos potiguar, que claro não é a GLOBO mais tem milhares de telespectadores aqui no estado e fora do estado por satélite, divulgando tudo por um preço que quakquer prefeitura pode pagar!
Parabéns Amigo Antônio Pedro pelos inteligentíssimos comentários, pois também fiquei ansiosamente assistindo ao programa, diga-se de passagem de excelente qualidade musical (com cultura mesmo!) e, infelizmente, também não ouvi falar do 3º São João do Nordeste como anunciam que assim tem se colocado o São de Mossoró!!! Que lamentável!