Por Esdras Marchezan
Há alguns anos, o cenário da produção audiovisual vem apontando um crescimento em Mossoró, com produtores e coletivos independentes apresentando novos trabalhos nos campos da ficção e documentário. Para somar forças e colaborar com a consolidação da cena audiovisual mossoroense, um novo coletivo se apresentou à cidade na semana passada.
O Cafundó de Gente Coletivo Audiovisual lotou a sala de exibição do SESC Mossoró, em duas sessões, com mais de 120 pessoas prestigiando a estréia do primeiro filme do grupo, o curta-metragem “50%”.
O filme foi produzido pela e Embolada Filmes, e realizado pelo Cafundó de Gente. A direção é de Luíza Gurgel e Madson Ney. O elenco é formado por Plínio Sá, Madson Ney e Thiago Bento; a direção de fotografia é de Evelyn Freitas; a direção de arte, de Fefo; entre outros produtores da cidade.
De acordo com o grupo, a proposta do coletivo é contribuir com a formação de novos produtores audiovisuais, com a produção de filmes em Mossoró e por realizadoras e realizadoras mossoroenses, além de pautar o audiovisual junto ao Poder Público.
Integram o coletivo: Luiza Gurgel, artista, bailarina, escritora, produtora cultural, jornalista, documentarista, produtora audiovisual, codiretora da Atuá Produções e redatora da plataforma Reticências Culturais; Plínio Sá, ator, diretor, cineasta, produtor cultural, codiretor da Atuá Produções e idealizador do Festival Alternativo de Cinema de Mossoró (FACIM); Esdras Marchezan, jornalista, professor, escritor, produtor audiovisual e cultural, documentarista e atual Pró-reitor de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROEX/UERN); Madson Ney, ator, diretor, produtor audiovisual, roteirista, produtor cultural e diretor da Embolada Filmes; Evelyn Freitas, diretora de fotografia, produtora audiovisual e codiretora da Flex Produções; Medson Rigne, artista, produtor cultural, técnico de áudio e integrante da Cia.
Temos ainda a Pão Doce de Teatro; Artur Marques, professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e produtor audiovisual; Elli Cafrê, documentarista, jornalista, produtora audiovisual e roteirista da Rede Globo; e Fefo, artista, produtor audiovisual, jornalista, documentarista e gestor de conteúdo da TCM Telecom.
Para quem quiser conhecer mais as propostas e trabalho da equipe, basta seguir a conta @cafundodegente, no Instagram.
Esdras Marchezan é jornalista e professor da Uern
Faça um Comentário