• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 03/04/2023 - 18:52h
Censo 2022

Câmara Municipal de Mossoró deve encolher para 21 vagas

O registro da diminuição da população de Mossoró pode impactar no número de vereadores da Câmara Municipal de Mossoró. Os dados ainda não conclusivos apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira (3), na 3ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 (Repac 2022) – veja AQUI, aponta nessa direção. Mossoró deverá cair de 23 vagas atuais para 21, como era na legislatura anterior.Discurso, orador, campanha, político

Pela previsão na Constituição Federal, municípios que tenham acima de 160 mil habitantes até 300 mil habitantes podem ter até 21 vereadores. E municípios com mais de 300 mil habitantes podem ter até 23 vereadores. Atualmente, a Câmara Municipal de Mossoró possui 23 cadeiras parlamentares, já que em dados divulgados anteriormente, o número de pessoas em Mossoró ultrapassava os 300 mil.

Sobre a possível diminuição no número de vereadores, a partir de números do Censo 2022, o presidente da Câmara, vereador Lawrence Amorim (Solidariedade) explicou que é algo determinado pela Constituição Federal e deverá ser analisado quando os dados oficiais do Censo 2022 forem divulgados.

“A Constituição diz que se tiver menos de 300 mil habitantes o município pode perder as cadeiras. Se esses dados se concretizarem, após a revisão que será realizada pelo próprio IBGE, pode ser que diminua a quantidade de cadeiras”, explicou, lembrando que os dados apresentados são ainda preliminares.

Receio

Além do número de vereadores, há outros impactos, como a diminuição dos recursos enviados para Mossoró pelo Governo Federal. Para o vereador Lamarque Oliveira, isto causa certo receio. “A partir do momento que o IBGE aponta essa diminuição da população, Mossoró receberá menos recursos”, afirmou.

Durante a reunião, estiveram presentes os vereadores Lamarque Oliveira (PSC), Lawrence Amorim (SD), Omar Nogueira (Patriota), Lucas das Malhas (MDB), Wíginis do Gás (Pode), Marckuty da Maisa (SD), Genilson Alves (Pros), além de assessores dos vereadores e vereadoras e da ouvidora do município, Janaína Holanda, representando o prefeito Allyson Bezerra.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política

Comentários

  1. Raniele Alves diz:

    É notório a diminuição da população de Mossoró nos últimos anos,foram vários motivos para essa diminuição acontecer, o fechamento da Petrobrás, os recordes de assassinatos, O COVID ,os empregos diminuindo com fechamento de várias empresas e comércios entre outros motivos.
    Os políticos a imprensa sempre alimentou esses números que nunca existiu e só agora vemos a verdade.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.