A Câmara Municipal de Santa Cruz (região Agreste, a 122 km do Natal) realizou duas sessões especiais nesta sexta-feira (14), para eleição de duas mesas diretoras. Contudo por decisão judicial, a imprensa foi impedida de cobrir os pleitos internamente.
Na terça-feira (11) – veja AQUI -, o vereador Marco Celito (MDB) foi eleito presidente. A sessão acabou anulada por decisão do juiz titular da Vara CÃvel do municÃpio, Ederson Solano.
Hoje, o vereador Marco Celito foi eleito de novo para mandato-tampão até o dia 31 de dezembro. Porém com vacância na prefeitura devido cassação da prefeita Fernanda Costa (MDB) e do vice Ivanildo Ferreira (PSB), ele logo assumiu a prefeitura.
O vereador Genicleide Ferreira da Silva Azevedo (MDB), o “Gean Paraibano”, era prefeito interino desde a cassação de prefeita e vice no final do mês passado. Agora, assume a presidência do Legislativo.
Mais interino
A sessão seguinte, logo após a primeira, com protestos de bloco adversário, elegeu à presidência o vereador Fábio Dias (PSB) e demais membros da mesa diretora, para o biênio-2019-2020.
Mas quando for dia 1º de janeiro, Fábio Dias passará a ser o prefeito interino, com Marco Celito voltando ao plenário. No dia 3 de fevereiro deverão acontecer as eleições suplementares a prefeito e vice (veja AQUI). Os eleitos vão complementar o perÃodo de mandato até 31 de dezembro de 2020.
Os dois vereadores eleitos nesta sexta-feira foram empossados (veja AQUI) na quinta-feira (5), ao lado de mais quatro suplentes, devido cassação de seis parlamentares, ao lado da prefeita e do vice, no último dia 27 (veja AQUI).
Ambos vereadores são ligados ao grupo do deputado estadual Tomba Farias (PSDB), marido da prefeita cassada e afastada.
* Com informações dos blogs Édipo Natan e Wallace Azevedo e outras fontes.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI e Facebook AQUI.
Texto para Confúcio.