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quinta-feira - 20/02/2014 - 07:50h
Obra viária

Caminhos para a realidade da “Estrada do Cajueiro”

O Conselho Fraterno das Comunidades Integradas de Mossoró e Baraúna – RN, doravante chamado de CONSELHO FRATERNO é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 24 de dezembro de 1998.

Nobre Jornalista Carlos Santos, receba ai nosso humilde comentário e poste ai pra todos saberem que a Estrada do Cajueiro  (veja postagem AQUI), caso ela venha ser construída, é filha de “Tiquinho” um tiquinho de cada um e o CONSELHO FRATERNO faz parte dessa luta.

O Conselho Fraterno das Comunidades Integradas de Mossoró e Baraúna – RN tem como missão realizar ações que promovam o desenvolvimento humano, econômico, sócio-político, ambiental e cultural junto a crianças, adolescentes, jovens e famílias das comunidades dos municípios de Mossoró e Baraúna, visando à superação da pobreza e tendo como eixo e objetivo estratégico o desenvolvimento sustentável transformador.

Estrada liga Chapada do Apodi ao Vale do Jaguaribe

A construção da “Estrada do Cajueiro” vem sendo discutida desde a década de 70, já foram feitos dois estudos técnicos nos anos de 1986 e outro em 2005. O projeto de execução da estrada se arrasta há mais de quatro anos no DNIT em Brasília.

Portanto o que falta para a consolidação do projeto é apenas o compromisso e a vontade da classe política do nosso estado e do nosso vizinho o Ceará.

A rodovia significa a integração da Chapada do Apodi no Rio Grande do Norte como Vale do Jaguaribe, garantindo o crescimento econômico dos dois estados. Proporcionando, também, um melhor tráfego para a população.

Desde o ano de 2010 que este Conselho tem articulado e promovido ações para que a BR 437 seja asfaltada, a classe política dos dois estados já foi inserida no processo da luta com as três audiências públicas que aconteceram em 14 de Maio de 2010 e 22 de Junho de 2011 nas cidades de Tabuleiro do Norte e Baraúna e a última na comunidade do Jucuri na zona rural de Mossoró de onde começa a rodovia.

Acreditamos que o setor privado que também depende dessa via de acesso para escoar sua produção, e outros serviços, sonha com a concretização desse projeto, por isso nossa intenção é fazer uma parceria com esse segmento para que as forças somadas possam ajudar na construção da BR 437 a famosa estrada do cajueiro.

Continuando as ações efetivadas por esse conselho, em Setembro de 2013 reunimos várias pessoas do poder público, sindicatos, sociedade civil organizada e fizemos um grande debate na câmara municipal de Baraúna sobre a estrada, presentes na ocasião pessoas do nosso Estado e do estado do Ceará.

Como encaminhamentos, reforçamos a comissão que já havia sido retirada nas audiências anteriores. Na verdade, essa comissão tem procurado parceiros e notícias junto os responsáveis diretos pela construção dessa BR de suma importância para o desenvolvimento do vale do Jaguaribe e a região da Chapada do Apodi. Porém as respostas (quando acontecem) não nos chegam da maneira como deveriam.

Já mandamos vários pedidos de informações aos parlamentares e gestores dos dois estados e a maioria nunca tiveram a gentileza de nos dar uma resposta, talvez o tempo nos gabinetes seja bem curto ou os assuntos e escritos em suas mesas e “ gavetas” sejam muito grandes.

A última novidade emergente sobre a Estrada do Cajueiro foi a respeito da licitação para o começo da construção da obra. Jornais, blogs e outros meios de mídias postaram o dia 30 de Janeiro de 2014 como o dia D para que isso acontecesse, mais uma promessa não se sabe de quem que não foi cumprida.

Caso fôssemos citar nomes políticos que fizeram isso, faltariam dedos nas mãos e até nos pés. Uma certeza eu tenho: muitos pais e padrinhos aparecerão para batizar a “criança” quando da conclusão do projeto. Essa conversa de luta de 50, 60 anos pela construção da estrada do cajueiro não procede pelo fato que jamais houve um movimento organizado nesse sentido antes do ano de 2010.

O que aconteceu foram ações esporádicas de alguns representantes parlamentares pedindo a construção da estrada como os casos do Deputado Betinho Rosado e da Deputada Sandra Rosado, o primeiro entrou com pedido de federalização da rodovia em 2002 e a segunda com um requerimento para a construção dessa estrada em 2003.

E 2010 foi um ano decisivo para a luta pela construção da Estrada do Cajueiro. Eu costumo dizer que foi o divisor das águas pra todos saberem que há uma luta organizada encabeçada pelo Conselho Fraterno com parcerias de outras entidades públicas e privadas. Antes disso foram ações individuais que também não deixam de ser importantes para a concretização desse projeto.

Citemos aqui uma luta desde antes do nosso movimento, a do advogado Junior Heronildes – que já tentou contato e respostas de várias pessoas do nosso parlamento e os frutos também foram pequenos pelo que sabemos.

Quero deixar aqui no meu comentário o nosso pensamento: Embora gestores e parlamentares que solicitamos informações sobre esse assunto, tanto potiguares quanto cearenses, mesmo os/as nobre senhores e senhoras não tenham nos dado uma resposta, saibam que vossas excelências estão contribuído para reforçar o pensamento unânime da população brasileira que foi as ruas em Julho de 2013, mostrando o descontentamento geral com relação vossos trabalhos e ações desenvolvidos no congresso e em outras casas públicas do nosso país.

Cada ação, cada novidade que venha surgir com relação à estrada do cajueiro, procuramos apurar, pois há um grande número de pessoas que se beneficiarão com a construção da pavimentação dessa rodovia.

Maurílio Santos

Conselho Fraterno/ Comissão Pela Construção da Estrada do Cajueiro.

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Categoria(s): Artigo / E-mail do Webleitor

Comentários

  1. gilca diz:

    Só quem conhece de perto as ações dessa organização (CONFRACIMB), sabe a luta, o esforço e a dedicação dos seus membros para que esse sonho se concretize.

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