As últimas três pesquisas da série de sondagens FM 98.9/Blog do BG/Instituto Consult mostram informações bastante interessantes para análise e debate entre nossos webleitores. Abaixo, temos boxes com números gerais por região e principais cidades (Natal e Mossoró).
As pesquisas foram divulgadas nos dias 27 de agosto e 10 de setembro, além da que foi publicizada à tarde desta terça-feira (02).
Em Natal, havia vantagem numérica de Fátima Bezerra (PT) sobre Carlos Eduardo Alves (PDT), com 24,7% contra 22,9% em agosto. Mas ele conseguiu superá-la bem de uma pesquisa para outra, atingindo 30,1% contra 23,4% dela na pesquisa de setembro. Vantagem de 6,7 pontos percentuais.
Agora, Carlos Eduardo faz 34% contra 28,1%, o que revela uma maioria de 5,9 pontos percentuais. Ou seja, Fátima conseguiu estancar um pouco essa dianteira no maior colégio eleitoral do estado. A propósito, Carlos Eduardo não ganha em mais qualquer outra região a não ser na capital.
Mossoró tem disputa se estreitando
Outro ponto delicado e decisivo para o pleito, que pode concorrer para realização de um segundo turno, é o cenário em Mossoró.
Na pesquisa do dia 27 de agosto, a chapa Carlos Eduardo-Kadu Ciarlini (PP) tinha 11,7% no município. Em 10 de setembro, verificou-se estacionamento com redução numérica para 10,8%.
Porém nessa nova pesquisa, Carlos e seu vice saltaram para 22,5%. Mais do que dobrou suas intenções de voto, com percentual de 11,7%
A primeira colocação foi e continua sendo de Fátima e seu vice Antenor Roberto (PCdoB), mas testemunhando crescimento célere dos principais adversários.
A chapa Fátima-Antenor tinha 23,3% em agosto, desceu para 21,7% em setembro e agora se reoxigena com 27,5%. Cresceu 5,8 pontos percentuais de lá para cá.
Campanha e falta de campanha
A vantagem da chapa Fátima-Antenor chegou a 11,6 pontos percentuais no município e agora é de tão somente 5 pontos percentuais. Sua campanha praticamente não tem palanque em Mossoró. É tangida por grupos e candidaturas locais de sua coligação. Fazem o que podem.
Já Carlos Eduardo conta com a prefeita Rosalba Ciarlini (PP), mãe do vice Kadu, numa cruzada incessante para levá-lo à vitória.
Em relação à chapa -Robinson Faria (PSD)-Tião Couto (PR), a sua performance é para não passar vexame. Está com 10 pontos percentuais em Mossoró, o mesmo número de setembro. Em agosto apareceu com 7,5%.
Leia também: Carlos passa Fátima em Natal; Mossoró vê luta local por segundo lugar (10 de setembro);
Pesquisa Estimulada ao Governo do RN em 02 de outubro (hoje):
Pesquisa Estimulada ao Governo do RN em 10 de Setembro:
Pesquisa Estimulada ao Governo do RN em 27 de Agosto:
A pesquisa foi realizada de entre os dias 26 e 29 de setembro, com 1.700 entrevistas, em todas as 12 regiões do Estado. Sua margem de erro é 2,3% e o intervalo de confiança de 95%, o que significa que a cada 100 resultados, 95 deles estarão dentro da margem de erro. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os protocolos RN-06487/2018 e BR-05180/2018.
Leia também: Carlos Eduardo cresce mais e pode levar disputa ao segundo turno.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.
Faça um Comentário