O feito obtido pelo ex-policial militar Wendell Fagner Cortez de Almeida (PL), 45 anos, conhecido como “Wendell Lagartixa”, não é pouco nem para qualquer um, porque é raríssimo na política do RN. Ele foi eleito à Assembleia Legislativa do RN nesse domingo (2) com a maior votação da história desse poder.
Lagartixa somou 88.265 votos. Ele, sozinho, obteve a própria eleição sem precisar de soma de qualquer outro componente da nominata de sua legenda. Resumindo: se houvesse apenas sua candidatura no PL, assim mesmo teria conseguido a eleição.
O quociente eleitoral foi de 77.710 votos. Ele totalizou 10.555 votos a mais do que o necessário à eleição de um deputado estadual este ano. Primeiro lugar disparado. O segundo foi o atual presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), que arrebanhou 70.800 (3,76% dos votos válidos).
A última vez que um candidato tinha obtido a eleição à Assembleia Legislativa nessas condições excepcionais foi em 2006. Postamos matéria sobre esse feito no último dia 9 de setembro (veja AQUI). Robinson Faria (PMN à época), que depois veio a ser vice-governador e governador do RN, na campanha daquele ano empilhou 70.782 mil votos (4,31% dos votos válidos).
Prisão, morte e votos
Bolsonarista, com forte militância, Wendel Lagartixa foi preso no dia 20 de julho deste ano sob suspeita de participação em um triplo homicídio na Zona Norte de Natal. Mesmo assim, a sua postulação foi mantida por partido e assegurada pela Justiça Eleitoral.
Dia 15 de setembro, a 17 dias das eleições, ele foi solto e recebido com festa por apoiadores. A partir daí, as pesquisas foram indicando gradual aparecimento dele entre os mais citados à AL.
Outro episódio inusitado, à política, parece ter catapultado de vez a postulação do candidato a essa vitória superlativa. No dia 28 de setembro, a quatro dias das eleições, um tiroteio entre marginais e seguranças que o acompanhavam numa programação em Ceará-mirim, a menos de 50km de Natal, resultou na morte de um dos agressores.
Imagens do caso viralizaram nas redes sociais e impulsionaram de vez Lagartixa.
Os reflexos do episódio também deram visibilidade ao sargento Evandro Gonçalves da Silva Júnior (PL), o “Sargento Gonçalves”, 38 anos, que foi um dos eleitos à Câmara Federal. Somou 56.315 votos (3,01% de votos válidos). Ele estava com Wendell quando aconteceu a emboscada dos bandidos em Ceará-Mirim.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O eleitor é bicho besta. Gosta mesmo de parlapatice esférica ao quadrado. Os policiais militares estavam apenas cumprindo suas funções para manutenção da ordem pública, combatendo a crescente onda de violência, em forma de assaltos e brigas entre facções. Foram apenas protagonistas principais de algumas façanhas,. estrategicamente divulgadas de forma maciça em Redes Sociais, que lhes renderam essas vultosas e “consagradoras” votações. Outro renomado militar façanhudo foi o famigerado Major Brilhante, que não livrou êxito em sua bélica candidatura (Não confunda bélica com belicosa !.). Essa é de lascar.
Em adendo ao primeiro comentário. Onde se lê …Que não livrou êxito, leia-se : …Que não logrou êxito.
Nada de pessoal contra os militares ELEITOS, mas entendo como deveras negativa essa obtenção de massa de votos e consequente espaço na assembleia legislativa,.
No caso, de pessoas, absolutente despreparadas, salvo no pensar resolver problemas VINCULADOs a segurança pública, , DISSEMINANDO ainda mais violência contra pobres, negros e periféricos, além claro, de serem figuras com compreensão e entendimento limítrofe para com os reais problemas e possíveis soluções no âmbito de uma sociedade que se quer democrática.
Não a toa, estarmos retroagindo no tempo/espaço em leis, normas e regimentos internos, inclusive no âmbito do Congresso Nacional, especialmente quando da onda BOLSONARISTA de 2018.
Um baraço
FRANSUELDO V. DE ARAUJO
OAB/RN. 7318
Nada me lembra mais um FLA X FLU do que a rivalidade existente entre os admiradores dos defensores da lei e os que torcem pelos bandidos.
Espumam quando constatam que o povo que ver ladrão na cadeia e policia l prestigiado.
São capazes de justificar dinheiro na cueca e condenar policial que arrisca sua vida em defesa da sociedade.
Fazer o quê?
//////
VÃO DESARQUIVAR AS INVESTIGAÇÕES DE ARRASTÕES EM MOSSORÓ? VERDADE?
O policial que em Mossoró prender os bandidos que cometeram os ARRASTÕES cujas investigações estão arquivadas conseguirá se eleger vereador com a maior votacão da história política de Mossoró.
Tudo o que o mossoroense mais quer é ver estes bandidos presos para poder ter um pouco de tranquilidade.
////
CADÊ O COENTRO DA LICITAÇÃO DE MAIS DE 143 MIL REAIS?
É mais fácil achar água no Deserto 🏜 do Atacama do que descobrir o autor intelectual daqueles sinistro$ …….
E é tão difícil assim descobrir os autores de ARRASTÕES ainda não esclarecidos e com investigações ARQUIVADAS?
Mais dia menos dia estas investigações serão desarquivadas e os bandidos identificados e presos para TRANQUILIDADE dos mossoroenses.
Se Styvesson Valentim tivesse se tornado o governador nestas eleições estas INVESTIGAÇÕES seriam DESARQUIVADAS.
Isolda como deputada e futura candidata a prefeita de Mossoró poderia envidar esforços nesse sentido e possibilitar um mínimo de tranquilidade a Mossoró.
Não é mais aceitável a existência de investigação de ARRASTÃO arquivada.
Que Isilda faça isto por Mossoró, já que o prefeito não está nem aí para a seegurança pública.
/////
CADÊ O COENTRO DA LICITAÇÃO DE MAIS DE 143 MIL REAIS REALIZADA EM MOSSORÓ PELA CÂMARA MUNICIPAL EM 16/12/2020, CONFORME O JOM?
Já ouviram falar em MEMÓRIA RAM?
Abram as ouças..
E mais não digo.
/////
CADÊ O COENTRO DA LICITAÇÃO DE MAIS DE 143 MIL REAIS?
O Barão de Apodi viu o Zema por aí? Pense num político sem voto…
O Baraço viu o Zema por aí?
Que sonho de noite de verão este segundo turno vai ser para Baraço e Barão de Apodi.
Chegaram até mesmo a pensar que Chuchu, depois de um golpe junto com Temer, iria se sentar na cadeira presidencial.
Vai ficar engraçado Baraço e Barão de Apodi chorando abraçados a derrota do Lula.
MINAS É ZEMA. ZEMA É MINAS.
O resto é papo furado.
//////
CADÊ O COENTRO DA LICITAÇÃO DE MAIS DE 143 MIL REAIS?