• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 17/07/2011 - 12:25h
Sucessão mossoroense

Carlos e Rosalba são acuados; Ruth é descartada

Gustavo Rosado escolhe Cláudia Regina para substituir sua irmã "Fafá" Rosado e faz alta aposta

O DEM ferve em Mossoró. Como prefixo, a sigla ganha a corruptela de “demo”, ou seja, “demônio”, gente de comportamento “turbulento”, segundo seus detratores proclamam.

Na política mossoroense é um caldeirão perto de transbordar. Caudaloso. A temperatura é vulcânica. O jogo de poder, vaidades, ressentimentos e “altos” interesses econômicos dão combustão maior às intrigas e cotoveladas nos seus bastidores.

O ambiente interno, no momento, parece de difícil coabitação. Mas todos procuram disfarçar bem as animosidades, porque há consenso quanto a um ponto, não obstante as divergências: dividido, o grupo governista pode ser presa fácil aos adversários.

O DEM está mesmo rachado. O que antes era uma peça monolítica e sólida, sob o comando onipotente do ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM), hoje é um corpo trincado. “Ravengar” (apelido que o ex-deputado adotou) não é mais unanimidade.

Carlos e sua mulher, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), querem que a vice-prefeita Ruth Ciarlini (DEM) seja a candidata à Prefeitura de Mossoró, à sucessão da prefeita de direito Fátima Rosado (DEM), a “Fafá”. Para isso, esboçam uma engenharia que além de esdrúxula, é depreciativa da própria política e suas instituições de Estado.

A aposta é que Fafá denuncie ao cargo, para habilitar legalmente Ruth, irmã de Rosalba, à disputa, sem problemas quanto à legislação que trata de casos de inelegibilidade. Para compensar o “sacrifício” da prima prefeita, Carlos  a colocaria no Tribunal de Contas do Estado (TCE), na condição de conselheira. Cargo vitalício.

Um “plus” é garantir a reeleição do marido de Fafá para deputado estadual em 2014, médico Leonardo Nogueira (DEM) e “espaços” de sua facção no próprio governo municipal de Ruth.

Mas tem uma pedra no meio do caminho, há uma pedra – também Rosado – no meio do caminho dessa arrumação canhestra.

Gustavo aproveita instabilidade do Governo Rosalba e monta estratégia para ampliar seu poder

Prefeito de fato de Mossoró, o agitador cultural Gustavo Rosado, que sequer é do DEM, mas sim do PV, afasta peremptoriamente essa hipótese. E já tem debaixo do braço um “Plano B”. Seu nome à prefeitura, em substituição à irmã, de quem é chefe de Gabinete, é o da vereadora Cláudia Regina (DEM).

Fafá fica na Prefeitura de Mossoró até o dia 31 de dezembro de 2012 – afirma ele para qualquer interlocutor próximo. Marca posição clara quanto ao pleno cumprimento do mandato de sua irmã.

A princípio, Gustavo investiu todas as fichas na postulação do professor Chico Carlos (PV), uma espécie de ideólogo do próprio governo, titular da pasta da Cidadania. Não vingou. Apesar de todos os aditivos de marketing político, ele não saiu do chão.

Cláudia não é digerida por Carlos e Rosalba. Mas é um nome menos ruim do que o de Chico, aos olhos do casal. Mesmo assim, recheado de restrições de passado e para o futuro, além de relativa autonomia que demonstra. E o fato de ser uma preferência de Gustavo, não aplaca esses senões. É agravante.

Voz ativa

Ela é historicamente ligada ao senador José Agripino (DEM). Fez parte de administração municipal de Rosalba, por indicação dele. Está no primeiro mandato eletivo, conquistado em faixa própria, como um nome de “José” e não de Carlos e Rosalba.

Com sacrifícios político-pessoais assumidos na Câmara de Vereadores, em que foi líder de bancada do governo, Cláudia credenciou-se à confiança de Gustavo e ao apoio de Fátima Rosado.

Cláudia: nome viável

Eleita prefeita, os seus compromissos basilares estarão, logicamente, atrelados ao próprio Gustavo e por extensão a José Agripino. Carlos e Rosalba sabem disso. Os dois tiveram participação distanciada nas gestões de Fafá e estão conscientes que não serão voz ativa num eventual governo de Cláudia.

A robustez de Gustavo, a ponto de partir à imposição de Cláudia, não é apenas pela sua natureza beligerante e o fato de comandar um orçamento que só este ano deve chegar a R$ 500 milhões. Há um aditivo à sua força.

É reflexo, principalmente, da fragilização do Governo Rosalba Ciarlini (DEM). Se Rosalba estivesse com aceitação nas alturas, o enredo seria outro.

Submerso em greves, sem nada para mostrar e acuado por diversos problemas administrativos, o governo estadual está politicamente descapitalizado para se impor. De forma inversamente proporcional, o governo municipal tem reduzido sobremodo seu desgaste e rejeição. Aí engrossa a voz.

Mesmo com esse cenário de instabilidade, o todo-poderoso Carlos Augusto Rosado ainda tem muita “bala”. O DEM, por exemplo, é amplamente comandado por ele. Sem a disposição de oferecer a legenda para Cláudia, ela não poderá ser candidata por outro partido, sob pena de ser punida por infidelidade partidária.

Até o final de setembro deste ano é imprescindível que Cláudia tenha a garantia de que será candidata. Se Carlos e Rosalba não abraçarem sua “causa”, não terá como concorrer por outro partido. A menos que se arrisque à migração partidária. O DEM, se isso ocorrer, pode pleitear sua cassação.

Ousadia

Sempre interessado em se impor como nova liderança dentro e fora da família, Gustavo investe em Cláudia por uma questão pragmática: ela é viável. Não é uma predileção. As pesquisas constantes que são feitas mostram que a vereadora é capaz de crescer e vencer sobretudo a deputada estadual Larissa Rosado (PSB), concorrente visível.

Rosalba e Carlos: na pressão (Robson Pires)

A aposta é que Cláudia seja eleita, além de ter Chico Carlos desembarcando na Câmara Municipal para presidir essa Casa. Os dois poderes, indiretamente, sob seu bastão. Como já aconteceu num passado não muito remoto, com Carlos Augusto Rosado.

Como Carlos Augusto vai reagir a essa situação inusitada, no papel de líder político do seu grupo, é uma incógnita. Perturbadora, que se diga.

Existem algumas conjecturas a serem feitas. Contudo serão o centro de outras matérias analítico-informativo-opinativas deste Blog, mais adiante.

O DEM ferve em suas profundezas!

E muito.

Compartilhe:
Categoria(s): Reportagem Especial

Comentários

  1. Frank Danas diz:

    Só digo uma coisa, não cutuquem a onça nem com vara curta e nem vara longa. Ele tá quieto, mas não morto.

  2. Dino Marques diz:

    Não vejo briga. Acredito que Cláudia Regina será o nome de consenso. Ela é a melhor, quem tem chances reais de crescer mais é ela. Boa aceitação, as pessoas gostam do contato de Cláudia, conhece o povo pelo nome, do Santo Antonio ao BH. Aposto sem medo de errar. Tenho visto a vereadora defender todos os dias a governadora Rosalba acreditando que a mesma forma que ela reconstruiu Mossoró fará com o nosso estado. Cláudia eu acredito em você!

    • MANOEL diz:

      Dino Rosalba deu uma rasteira no posto que Claudia assumia (vice prefeita), imagine a propabilidade que ela tem de ser apoiada por Rosalba para cabeça de chapa…com todo resito só na sua cabeça rs rs rs rs…

  3. jb diz:

    Carlos Santos, o sonho da dinastia Rosado é superar em longevidade ocupando o poder, os Romanov que dominaram a Russia por 304 anos. Espero apenas que a dinastia que domina Rosadolândia não tenha fim tão trágico quanto aos Romanov.

    Entre 1613 e 1917, eles dominaram a Rússia. A família Romanov participou da formação do território russo, da modernização no século 18, da vitória contra Napoleão, da abolição da servidão e assistiu à Revolução Bolchevique.

  4. Antonio Nunes diz:

    Quanta bobagem!!!!!!!!!!!!!!! LARISSA ROSADO é a grande aposta do casal governadorável. LARISSA além de trabalhar pelo RN para Mossoró é nome que ofusca inclusive o poder que juntos CHICO CARLOS E GUSTAVO ROSADO disponibilizam em mãos. O ressto todo mundo sabe, É BALELA!!!

  5. Izaurinha diz:

    pois eh, pode ate cutucar a onça mas qdo a onça der seu “pinote” nao duvidem, eh pra valer.. portanto, esperemos…… 2012 ja ta chegando, ta nas portas! tinindo.. eh so esperar!

  6. Amauri Araújo de Moura diz:

    Amigos mossoroenses, o que este povo quer, é isto mesmo, que nós criemos um debate entre Larissa, Cláudia e Ruth, para mantermos estes Rosados no poder, aí, quem não for Rosado terá que ser dominado pelos mesmos. Gente vamos abominar esta raça, que até hoje só tem trazido atraso. Estamos cheios de praça e de e festa (mossoró cidade junina, festa do bode, expofrut, mossoró mix e etc), só coisa sem futuro e que vai nos levando a pior das pobrezas, a do conhecimento. Aproveitemos o próximo ano de eleições e vamos eleger alguém diferentes destas cartas marcadas. Qualquer destes que estão na mídia, ser for eleito, puxa os demais e vamos continuar na mesma. Espero que os mossoroenses reflitam e tenham um voto mais consciente, deixando de lado estas paixões antigas.

    • Hermiro Vieira Gurgel Filho diz:

      Amauri,
      Concordo!
      Você disse: Aproveitemos o próximo ano de eleições e vamos eleger alguém diferente destas cartas marcada. Quém?
      É complicado!

  7. Dino Marques diz:

    Dinastia que joga caro. É preciso de pessoas de atitudes, que conheçam o dia-a-dia de mossoró, e que saibam os caminhos, caminhar por achar que haverá mudanças apenas por achar é errado. Buscar alternativas de mudanças sem radicalismo, sou a favor que a dinastia rosado acabe, mas que sejam discutidas proposta de verdade pra Mossoró. Não acabar por acabar, ou vir gente dando de bacana apenas por ser oposição. Oposição é facil, dificil é honra de maneira justa nem que a longo prazo o seu dever para com o povo de Mossoró. É preciso que acreditemos que proposta sejam apresentadas, mas que junto com as mesmas já se exista algo concreto feito por nossa gente.

  8. FATINHA diz:

    MELHOR QEU GUGU TA FALANDO EM POLITICA É LEMBRAR Q TEM SERVIDORES CARGOS DE CONFIANÇA SÓ PQ TA A FRENTE DE UM PEQUENO PODER ESTÁ PODENDO MAIS QEU ELE. DESTRATANDO SERVIDORES E CONSTRANGINDO ÀS PIORES DAS HUMILHAÇÕES, ISSO É COISA PARA ELE RESOLVER DEIX A POLÍTICO PARA O CARLOS RAVENGAR RESOLVER.

  9. Ana Dantas diz:

    Detesto quando esse povo fala em onça e vara curta. Hora mais quem Carlos Augusto é? Quem Gustavo é? Soberano é DEUS e o POVO… Acho que tá nas horas dos ROSADOS passar a frente. Chega de submissão, chega de impor as coisas ao povo. Acredito que Cláudia Regina vai ser escolhida e vai ser Prefeita de Mossoró por ter conseguido chegar até aqui hoje sem eles conseguirem a destruir que na verdade acho que era a vontade deles. Várias pessoas foram usadas por esse povo e destruidas, como Cláudia não espera por ninguem veio fazendo sua base, EU APOSTO , NÃO LOUCA OUÇO NAS RUAS… PRÓXIMA PREFEITA DE MOSSORÓ É CLÁUDIA REGINA DOA A QUEM DOER, E NUNCA PENSEI MAS PARABÉNS GUSTAVO ROSADO POR ASSUMIR ISSO.

  10. FrancineideDuar diz:

    Vão dizer o que ao povo se não colocarem Cláudia Regina, já escutaram o povo nas ruas, já foram as Igrejas? aos Escoteiros, aos Surdos, aos Deficiente? Já perguntaram aos Idosos? Minha Igreja, Pastores e obreiros estão prontos pro repúdio. AGORA É CLÁUDIA REGINA!!!

  11. MANOEL diz:

    Vcs acham que Claudia sem ter o sobrenome ROSADO tem chance (só tem capacidade) de comandar um orcamento de R$ 500 milhões…O nome é Larissa, o resto é balela

    • Hermiro Vieira Gurgel Filho diz:

      Manel,
      Se acontecer, Larissa X claudinha, ai, à disputa vai ser emocionante. Penso que vai ser pau a pau nas urnas. As rádios vão enlouquecer.

  12. Vidal diz:

    O povo tem memória curta curtíssima. Ninguém lembra dos tantoas “nãos” que a doutora Cláudia Regina deu a centenas de familias que lhes apoiou. ninguém lembra da quantidade de exoneração sem direito a retorno promovido pela PMM no início das segunda gestão da Prefeita FafÁ rOsado após centenas de pais e mães de famílais uniram forças na condição de cargos comissionados em prol da disputa eleitoral que lhes renderam perdas irreparáveis no sentido de reconduzir FAFÁ e seu bando. Como premiação foram exonerados ficando a mercê da dupla infalível Fracisco Carlos e Gustavo Rosado onde até hj são prometidos à retornarem suas atividades e necas. Mas ninguém pode esquecer esses fatos que a história de uma cidade com características de cidade diferente pode omitir aos seus co-habitantes, façamos o seguinte: quando Fafá, Francisco Carlos, Gustavo, Cláudia Regina e demais participantes da singular Caravana da Cidadania que esta por sua vez nada mais é que política disfarçada em serviços levado à população em troca de voto, diga NÃO! Diga NÃO!! a democracia arrefeçada gradece!

    • Jackson de Souza diz:

      Gustavo treme nas bases e Francisco Carlos idem com as atitudes que eles cometem e só tem desagradado o povo. Seja na indicação de gestores da cinco pastas que manipulam como marionetes seja nas atitudes da gestão. Não é à tao que seu gonverno (DELES) tem um título de GOVERNO DA GENTE . Quer mais? Abram os olhos e verão que nem tudo que reluz é ouro.

    • Hermiro Vieira Gurgel Filho diz:

      Vidal,
      Você conhece ou ouviu dizer que quando um candidato ganha uma eleição não tem nenhuma mudança? Eu, vou logo respondo, não. Tem que colacar as suas panelinhas.
      Tô errado? Corríja-me!

  13. Josué Moreira diz:

    Parabéns pela belíssima reportagem e comentários de um texto tão complexo que retrata as entranhas da política de Mossoró. Sou seu leitor diário!

  14. paulo junio diz:

    pessoal devemos lebra que a senhora claudia regina ja foi vice prefeita de mossoro e nada fez ela nao é de mossoro ela e de uma cidade do ceara com isso nao quero tirar o merito dela mas ela que va fazer politicas por la ja chega e outra nao queremso o senhor jose agripino socado aqui em mossoro por isso nao acredito em claudia e venhamos e covehamos os rosados podem ter seus defeitos mas eles foram resposaveis por grnades coisas na cidade.

    • Hermiro Vieira Gurgel Filho diz:

      Paulo Junior,
      Companheiro, ela não é a prefeita e por outro lado, dizem que os rosados vieram do estado da Paraíba e mandam no nosso município à décadas.

  15. Dino Marques diz:

    Paulo junio o mérito não é cidade onde a pessoa nasceu e sim a capacidade e isso Cláudia tem, como vice-prefeita criou o projeto viver sem drogas que basta vc ir as escolas e perguntar aos jovens que projeto fez os mesmos criarem vontade de fazer algo bom. Vice é mesma coisa que nada, politica muda hoje é um novo quadro, Cláudia Regina foi a única que fez algo como vice-prefeita. Agora teve determinadas atitudes para não morrer engolida pelos ROSADOS, conheço Cláudia do tempo do Meios sei de sua força de vontade e de sua forma de trabalhar. Não adianta polemizar, não fugiremos de focos, vamos é debater e passar opniões para a cidade de Mossoró

  16. Marina Porto diz:

    Eu estou com Cláudia Regina e não abro!

  17. Joao Paulo Soares diz:

    Vidal, Cláudia Regina não é prefeita e nunca teve condições de andar com suas próprias pernas criticar é bacana, mas a única pessoa pré candidata dessas que fez projetos sozinha na cidade de Mossoró sem apoio de ninguem foi ela. E não pode ser culpada por desmandos da PMM, ela não tem condições de enfrentar ninguém , as mesmas pessoas que a criticam não estariam ao seu lado se ela tivesse assumido linha própria, porque infelizmente as pessoas são ignorantes.

  18. Claudio Souza diz:

    Cláudia Regina é a mais preparada para ser Prefeita e ela tem sensibilidade, aposto nela!

  19. israeldossantos diz:

    Claudia Regina tem mostrado competênciana câmera de vereadores de mossoró isso é fato a mulher é super inteligente e preparada ,mostrem alguem mais capacitado na nossa cidade do que ela pra ser a candidata a prefeito.

Trackbacks

  1. […] reportagem especial sobre o assunto clicando AQUI. Categoria(s): Administração Pública / […]

  2. […] esta reportagem especial: Carlos e Rosalba são acuados; Ruth é descartada. Categoria(s): E-mail do Webleitor / […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.