A FM 98.9 do Natal e Blog do BG divulgaram agora à tarde (terça-feira, 02), a quinta rodada de pesquisas eleitorais encomendadas ao Instituto Consult. Os números apontam intenções de voto à disputa deste ano no RN, além de avaliação administrativa dos governos municipais do Estado, Natal e Mossoró, corrida presidencial.
Na corrida ao Governo do Estado, Fátima Bezerra (PT) da Coligação Do Lado Certo segue em primeiro lugar, com 36% (tinha 32% na anterior), seguida de Carlos Eduardo Alves (PDT) da Coligação 100% RN, que obteve 24,71% (tinha 17,65% na anterior).
Já o governador e candidato à reeleição Robinson Faria (PSD), da Coligação Trabalho e Superação, empalma 11,47% (tinha 10,53%).
A maioria de Fátima sobre Carlos Eduardo é de 11,29 pontos percentuais. Na quinta rodada de pesquisa, dia 10 de setembro, era de 14,35%. Caiu 3.06 pontos percentuais.
Carlos tem melhor desempenho
Entre os três principais candidatos, Carlos Eduardo é o que apresentou melhor performance num comparativo com sondagem passada. Ele “engordou” 7,06 pontos percentuais. Já Fátima subiu 4 pontos percentuais.
Robinson Faria praticamente patinha no mesmo lugar. “Cresceu” 0,94 pontos percentuais.
Segundo turno é possível, diz pesquisa
Por esses números, havendo computação apenas das intenções de voto (votos válidos), se a eleição ocorresse hoje haveria segundo turno. A soma das intenções de voto dos adversários chega a 39 pontos percentuais, contra 36 de Fátima Bezerra. Margem de erro é de 2,3%.
Veja números ao Governo do RN na pergunta Estimulada:
Veja números ao Governo do RN na pergunta Espontânea:
Veja números ao Governo do RN na Rejeição:
A pesquisa foi realizada de entre os dias 26 e 29 de setembro, com 1.700 entrevistas, em todas as 12 regiões do Estado. Sua margem de erro é 2,3% e o intervalo de confiança de 95%, o que significa que a cada 100 resultados, 95 deles estarão dentro da margem de erro. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os protocolos RN-06487/2018 e BR-05180/2018.
Veja AQUI dados das pesquisa anteriores, divulgada no dia 10 de Setembro.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.
Carlos Eduardo ” engordou ” . Maneira simples e correta da descrição de subida na pesquisa.
Se Miguel Mossoró e o Super Moura estivessem no páreo, a conversinha era outra.
Acho que se Bolsonaro vencer no primeiro turno, e houver segundo turno aqui no Estado para governador, a campanha ficará mais difícil para Fátima Bezerra, já que ela não terá o suporte e o apoio da chapa presidencial, e estará numa campanha em que o seu partido já estará derrotado na eleição mais importante, ao passo que o seu adversário poderá contar com o apoio do presidente eleito.
NOTA DO BLOG – Não esqueça, Aldenilson, que Ciro Gomes é o candidato de Carlos Eduardo Alves. Difícil que divida o palanque com Bolsonaro.
Segundo turno é realmente outro pleito, mas traz o gene do primeiro.
Abraços.
Menos o partido dos trambiqueiros, o PT. Menos a maluca da Fátima!