segunda-feira - 27/10/2025 - 15:36h
Pesquisa

Carro segue como grande sonho, mas seminovos ganham destaque

Nordestinos aparecem com alta preferência (Foto ilustrativa)

Nordestinos aparecem com alta preferência (Foto ilustrativa)

O banco BV, uma das maiores instituições financeiras do país e líder no financiamento de veículos leves usados há 12 anos consecutivos, encomendou à Consumoteca uma pesquisa inédita que revela como os brasileiros se relacionam com o carro. O estudo mostra que, no Nordeste, o carro segue ocupando um papel simbólico importante, mas com um olhar cada vez mais racional e orientado ao custo-benefício.

De acordo com o levantamento, 32% dos nordestinos pretendem comprar um carro seminovo, o maior índice entre as regiões do país e acima da média nacional de 27%. A escolha reflete um comportamento pragmático, em que o consumidor busca equilibrar o sonho da conquista com as condições reais de compra e manutenção.

Ainda assim, o vínculo emocional com o automóvel permanece forte. Na região, 43% dos entrevistados afirmam que ter um carro é realizar um sonho, proporção bem superior à média nacional de 27%. Para muitos, o veículo representa um símbolo de ascensão, autonomia e independência — especialmente em um contexto de desafios de mobilidade urbana e desigualdade de renda que ainda marcam as grandes capitais nordestinas, como Salvador, Fortaleza e Recife.

“O consumidor nordestino combina emoção e planejamento. O carro é símbolo de conquista, mas a decisão de compra é racional, buscando o melhor custo-benefício”, explica Jamil Ganan, diretor de Negócios de Varejo do banco BV.

O estudo também revela que o Nordeste acompanha a média nacional em temas como conectividade e preocupação ambiental, mas se diferencia pela inteligência de consumo, equilibrando sonho e viabilidade.

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas em todas as regiões do país, entre os dias 5 e 9 de junho de 2025, e tem margem de erro de 2 pontos percentuais.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.