• Cachaça San Valle - Topo do Blog - 01-12-2024
domingo - 04/09/2011 - 09:20h

Carta a um professor

Por Abraham Lincoln

* Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, para cada vilão há um herói, que para cada egoísta, há também um líder dedicado.

Ensine-lhe por favor que para cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder, mas também a saber gozar da vitória.

Afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros no céu, as flores no campo, os montes e os vales.

Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos.

Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.

Ensine-o a ouvir todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho; ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram.

Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.

Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço.

Deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.

Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.

Eu sei que estou pedindo muito, mas veja o que pode fazer, caro professor.

Abraham Lincoln (12 de fevereiro de 1809 a 15 de abril de 1865) – Advogado e 16º presidente dos Estados Unidos, assassinado no exercício do mandato

* Carta escrita a um professor de seu filho

Nota do Blog – Singela homenagem deste Blog ao professor, em seu apostolado superior de ensinar e formar gerações, mesmo que muitos não entendam seu valor magnânimo.

Compartilhe:
Categoria(s): Grandes Autores e Pensadores

Comentários

  1. William Pereira diz:

    Excelente carta de Lincoln. Tem uma carta dele para uma Governadora não?

  2. Zenilma Oliveira diz:

    A carta a um professor de Abraham Lincoln é uma excelente reflexão para começarmos a semana e que deveria ser feita por todos nós professores. Merece ser lida e refletida. Obrigada pela parte que toca, pela homenagem desse blog aos professores.

  3. Victor Freire diz:

    Abraham Lincoln foi uma das grandes mentes que passaram por esse planeta. Essa carta só mostra tudo aquilo que ele foi como pessoa e melhor, como presidente dos EUA. Porque enfrentar uma Guerra Civil não é para todos, e não sei porque, ao ler essa carta o filme da Guerra Civil veio passando pela minha cabeça. Apesar de sangrenta, a batalha entre o Norte e o Sul foi uma das mais “honrosas” da história, por assim dizer, dois grandes generais estavam por trás dos dois exércitos.

    E, para resumir tudo, não é à toa que Barack Obama escolheu a Bíblia usada por Lincoln para fazer o seu juramento presidencial, no momento em que assumiu o mandato.

    • zeroberto diz:

      “Que beleza!”

      Primeiro,uma do Professor “Chico” Honório,mais à frente,um enorme,Lincoln,e lá pelo meio,um OTHONIEL(Menezes),que quase não vejo mais nada,pois,”passando a vista”,achava,ser uma pérola,do outro,o MAIA.

  4. Teobaldo de Andrade Costa diz:

    Podemos dizer, sem medo, que o ofício de Professor nos dias atuais é um dos mais difíceis e desprestigiados.
    Ser professor é contar com o inesperado, entender o desconhecido conviver com adversidades, sobreviver a carga horária, se reinvertar diariamente e passar a vida com esperança de dias melhores.
    Pobre seres, importante tarefa.
    O que será de nós?
    Obrigado por lembrar da nossa tarefa para com esse país.
    Professor, educador e webleitor
    Teobaldo de Andrade Costa.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.