Por Abraham Lincoln
* Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, para cada vilão há um herói, que para cada egoÃsta, há também um lÃder dedicado.
Ensine-lhe por favor que para cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder, mas também a saber gozar da vitória.
Afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros no céu, as flores no campo, os montes e os vales.
Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos.
Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.
Ensine-o a ouvir todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho; ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram.
Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.
Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço.
Deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.
Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.
Eu sei que estou pedindo muito, mas veja o que pode fazer, caro professor.
Abraham Lincoln (12 de fevereiro de 1809 a 15 de abril de 1865) – Advogado e 16º presidente dos Estados Unidos, assassinado no exercÃcio do mandato
* Carta escrita a um professor de seu filho
Nota do Blog – Singela homenagem deste Blog ao professor, em seu apostolado superior de ensinar e formar gerações, mesmo que muitos não entendam seu valor magnânimo.
Excelente carta de Lincoln. Tem uma carta dele para uma Governadora não?
A carta a um professor de Abraham Lincoln é uma excelente reflexão para começarmos a semana e que deveria ser feita por todos nós professores. Merece ser lida e refletida. Obrigada pela parte que toca, pela homenagem desse blog aos professores.
Abraham Lincoln foi uma das grandes mentes que passaram por esse planeta. Essa carta só mostra tudo aquilo que ele foi como pessoa e melhor, como presidente dos EUA. Porque enfrentar uma Guerra Civil não é para todos, e não sei porque, ao ler essa carta o filme da Guerra Civil veio passando pela minha cabeça. Apesar de sangrenta, a batalha entre o Norte e o Sul foi uma das mais “honrosas” da história, por assim dizer, dois grandes generais estavam por trás dos dois exércitos.
E, para resumir tudo, não é à toa que Barack Obama escolheu a BÃblia usada por Lincoln para fazer o seu juramento presidencial, no momento em que assumiu o mandato.
“Que beleza!”
Primeiro,uma do Professor “Chico” Honório,mais à frente,um enorme,Lincoln,e lá pelo meio,um OTHONIEL(Menezes),que quase não vejo mais nada,pois,”passando a vista”,achava,ser uma pérola,do outro,o MAIA.
Podemos dizer, sem medo, que o ofÃcio de Professor nos dias atuais é um dos mais difÃceis e desprestigiados.
Ser professor é contar com o inesperado, entender o desconhecido conviver com adversidades, sobreviver a carga horária, se reinvertar diariamente e passar a vida com esperança de dias melhores.
Pobre seres, importante tarefa.
O que será de nós?
Obrigado por lembrar da nossa tarefa para com esse paÃs.
Professor, educador e webleitor
Teobaldo de Andrade Costa.