Atenção senhores vereadores! Ei, aqui, prestem atenção, por favor.
A Controladoria Geral da União (CGU) lançou a cartilha “O vereador e a Fiscalização dos Recursos Públicos Municipais”. Uma preciosidade.
Esse manual serve também a outros segmentos da sociedade como jornalistas, líderes comunitários, advogados, o cidadão como um todo que queira participar do cotidiano de sua comuna, zelando o que é seu.
A cartilha ainda é distribuída de forma muito acanhada, mas pode ser acessada através do saite da CGU (AQUI). Ela possui 48 páginas.
Assinala, por exemplo, que o trabalho de “fiscal” do vereador (para quem quer trabalhar, lógico) contempla pontos como estes: Gestão financeira, gestão orçamentária, gestão operacional, gestão de recursos humanos, gestão nas contratações, gestão patrimonial e controle de gestão.
Sugere outros saites para pesquisas e acompanhamentos, além de cursos para maior preparação dos vereadores.
Aproveite. Entre em contato com a CGU.
Pôrra!Êi,menino de Dona Maura? Acho que estão querendo muito desses pobres mortais,não tem tempo pra isso,estarão sempre ocupados esperando a ‘nova jogada’ de lá,deles do PALÁCIO e de quanto vai sobrar pra eles.Nem precisa dizer…
No ano de 2005 conhecí A cartilha da AMARRIBO Trata-se de uma cartilha que ensina didaticamente a atazanar prefeitos, vereadores e outros próceres municipais flagrados em roubalheira. Baseia-se na experiência própria. A Amarribo patenteou a fórmula três anos atrás, ao botar na cadeia o prefeito de Ribeirão Bonito. Na época era uma ONG com poucos anos de vida. Tinha então, em seu currículo, pouco mais do que a restauração dos jardins no Morro do Bom Jesus. ( //www.amarribo.org.br/)… Baseado nesta cartilha da AMARRIBO elaborei A CARTILHA CONTRA A CORRUPÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO RN(//educaraacao.blogspot.com/) que foi editada e publicada, com apoio do Deputado Fernando Mineiro, 500 exemplares foram distribuídas nas escolas de Mossoró (Sumiram e até hoje não vi resultado nenhum). Tô em concordância com o Zé Roberto, os vereadores vão se fazer de doido e nem olhar para estas cartilhas (pode haver exceção), os interesses pessoais de muitos sobrepõe ao da população. Quanto a minha cartilha até o sindicato fez vista grossa e não trabalhou a mesma nas escolas. É dificil minha gente, mui díficil, mas não é impossivel. Vamos a luta.
uma perda de tempo… pra que fiscalizar? E por que existe fiscalização? Nunca dá em nada mesmo…