Confirmado! O prefeito areia-branquense Manoel Cunha Neto, o "Souza" (PT), e o vice Aderbal Santos (PPS), sairão da prefeitura da cidade na próxima semana. O fato exuma também um passado recente na vida de Souza, em que tudo parecia perdido, mas ele revelou enorme poder de superação.
Em 2004, o médico e prefeito Bruno Filho (PMDB) foi cassado pela Justiça Eleitoral, por captação irregular de votos. Souza era seu vice. Quem assumiu à ocasião foi o segundo colocado, o ex-prefeito Expedito Leonez (DEM), adversário derrotado em 2000.
Desterrado do poder, como vice, Souza partiu para uma campanha a prefeito em extrema dificuldade, enfrentando o médico e concorrente governista Ruidemberg Souto (PTB), "Beguinho". Venceu.
Desde o êxito eleitoral que Souza é acossado no campo judicial pelos adversários. A base de acusação é a mesma que o cassara e a Bruno em 2004.
O despacho do ministro do TSE (veja matérias abaixo), César Peluso, determinando a "imediata execução" do que julgara o TRE, em 3 de julho, substituindo Souza e Aderbal, é abalo sísmico na política do município.
Depois detalho bastidores e farei análises quanto ao quadro que pode se delinear, a partir daí.
Aguarde.
Faça um Comentário