A palestra da ex-senadora HeloÃsa Helena (Psol) no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, dentro do “Seminário Novas Liberdades”, foi surpreendente. A palestrante, apesar de articulada, loquaz e incrivelmente doce, não brilhou só.
A ex-senadora dividiu os louros do êxito da noite com uma platéia numerosa, atenta e participativa. E um personagem teve luminosidade à parte, complementando a força irradiadora de HeloÃsa. O integrante de movimento social da igreja católica, Flávio Roberto, conseguiu expressar em poucos minutos um clima crescente de indignação que se forma em Mossoró.
A princÃpio, a organização do seminário tinha vetado o uso de microfones para perguntas, preferindo usar abordagens por escrito, para fazer uma “triagem” conforme os temas. A pressão da própria platéia alterou as regras.
Flávio foi irônico, veemente e demolidor com as palavras:
“(…) Bem- vinda ao PaÃs de Mossoró”, saudou ele ao utilizar um bordão que virou sÃmbolo das peculiaridades locais. Em seguida, Flávio explicou que esse epÃteto era a perfeita representação de uma oligarquia que há 80 anos mandava na cidade, “se dando ao luxo de ser governo e oposição ao mesmo tempo”.
No cerne da sua indagação à ex-senadora, Flávio fez na verdade uma invocação: “Nos ensine a receita para banir do poder essa famÃlia (…),” que em sua ótica era a representação do empreguismo, nepotismo, sinecuras e espoliação do povo.
O teatro rugiu. Aplausos quase intermitentes superaram a exaltação até ali, feita à palestrante-estrela.
Saiba em poucos minutos como HeloÃsa Helena e lideranças governistas se portaram, diante desse episódio.
Faça um Comentário