O texto abaixo foi publicado pelo secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, em seu endereço no Facebook:
Em primeira mão: Ceará sede do BRICS.
Matéria de hoje do Jornal O VALOR anuncia a decisão da Presidenta Dilma de realizar no Ceará este grande evento. O peso político do Governador Cid Gomes e a sua importante obra, o Centro de Eventos, com certeza podem ter sido decisivos.
Assim sendo, é a confirmação da inserção do Nosso Ceará no circuito dos grandes eventos. O mundo econômico de olho nesses países membros do BRICS (acrônimo criado para designar as economias emergentes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), terão oportunidade de conhecer o Ceará e este equipamento.
Mais uma promoção ímpar de nosso destino, de lazer e agora, de negócios.
Esperemos a confirmação oficial, então.
A FORÇA DA ADMINISTRAÇÃO MOVIDA PELA NTELIGENCIA E GUIADA PELA CORAGEM E BOAS AÇÕES.
O prefeito Veveu Arruda retornou ao município após passar dez dias em missão internacional pela Europa. Ele cumpriu agenda que objetivou buscar a implantação de novas indústrias na cidade. No período, o vice-prefeito Carlos Hilton ficou no exercício do Poder Executivo. Veveu voltado às suas atividades normais ontem, mesmo dia de sua chegada e trouxe novidades na política de atração de indústrias na região.
No período da noite, ele se reuniu com a imprensa no Hall do Paço Municipal para falar sobre a missão internacional, que teve como destinos Portugal e Espanha. Nestes países, participou de reuniões com representantes de empresas já em vias de instalação em Sobral, que vão reforçar o Parque Industrial da cidade.
Outros empreendimentos instalados na cidade foram citados por Veveu, que falou da implementação e estímulo da produção, criados com apoio do Programa de Desenvolvimento Econômico (Prodecon). A instalação da empresa TAC Motors, que constrói carros esportivos, foi citada como exemplo de uma nova realidade para o município. A empresa tem, em sua linha de produção, jovens sobralenses treinados e capacitados na própria fábrica, para colocar os primeiros carros da marca, feitos em Sobral, no mercado nordestino em breve.
Localizada no Distrito Industrial, atualmente, a TAC Motors gera mais de 120 postos de trabalho e tem produção mensal de 60 veículos por mês e 720 unidades anualmente.
O Stark 4×4 Diesel, modelo produzido em Sobral, vem se destacando nos principais eventos do cenário nacional, como o Rally dos Sertões, Piocerá e o Salão do Automóvel de São Paulo. A perspectiva da montadora é de que, quando estiver em seu pleno funcionamento, irá gerar para o município 300 postos de empregos diretos.
Dentre as empresas visitadas, ele destacou a Galtrailler Indústria e Comércio Ltda, sediada na cidade de Rio Maior, Portugal. Atuante no setor metal-mecânico, de implementos rodoviários de grande porte, a Galtrailler exporta cerca de 80% de sua produção para mais de 30 países, e deve chegar ao Brasil, por Sobral, a partir ainda deste mês
Flexpiso Pavimentos de Segurança, que produz, a partir de pneus reciclados, amortecedores de segurança para linhas férreas e Flexpiso Placas e Fillerblocks, que produz pavimentos em placas para pisos de zonas industriais, passeios públicos, ginásios e demais áreas de lazer. Ainda em Portugal, a visita se estendeu à empresa metal-mecânica FTP, grupo que atua em vários setores, entre eles a de metalúrgica.
O prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar que no fim deste mês ocorrerá a inauguração da empresa Marcovel, que trabalha com adaptação de veículos como ônibus escolares, de turismo e ambulâncias, e vai garantir em breve, novas frentes de trabalho para os sobralenses. De acordo com a Prefeitura, o objetivo da viagem foi a busca de novos empreendimentos para o município, que vão reforçar o polo industrial da cidade, e ampliar a possibilidade de geração de mais emprego e renda, aquecendo, assim, a base econômica de Sobral e dos municípios circunvizinhos.
Na Espanha, o prefeito visitou a empresa Isofoton, que produz placas para usinas solares, e trabalha para transformar a radiação solar em opção de energia eficaz, limpa e competitiva. De acordo com Veveu, as empresas, com total incentivo do governo do Estado, já seguem trâmite legal nas esferas estadual e municipal e já estão em adiantado processo de instalação em Sobral. A expectativa é que cheguem a gerar cerca de 800 empregos diretos, amparados por mão de obra capacitada.
Durante sua visita na Espanha, ele recebeu o Prêmio de Personalidade do Ano, concedido pela Plataforma para o Fomento dos Ofícios Artísticos (Apfoa). A organização espanhola Apfoa homenageou Veveu Arruda por sua trajetória em defesa e preservação do Patrimônio Histórico Brasileiro e pelo impulso dado a essa área durante sua gestão, tanto na direção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Brasil (Iphan), como na Prefeitura de Sobral.
Outro ponto ressaltado pelo gestor foi o crescente fortalecimento da agricultura familiar, do empenho na capacitação de mão de obra qualificada para atender à demanda do mercado empregador e das novas tecnologias para o aperfeiçoamento e crescimento das micro e pequenas empresas através de parcerias com a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), que além de melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, aumenta também a rentabilidade dos negócios locais.
Inovação tecnológica
De acordo com a secretária de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Daniela Costa, esta é a primeira vez que o Nutec vem a Sobral, com o objetivo de estimular a inovação tecnológica dos micro e pequenos empreendedores dos setores de alimentos, químico e beleza, melhorando a qualidade dos produtos e serviços e a rentabilidade dos negócios.