Os números do Censo 2022 devem pressionar a Câmara dos Deputados a recalcular a divisão de cadeiras por estado para as eleições de 2026. Das 513 vagas nesse poder — que variam entre oito e 70 por unidade da federação —, deve haver perda de vagas em sete estados e ganho em outros sete.
O Rio de Janeiro lideraria a perda, caindo de 46 para 42 vagas.
Bahia, Rio Grande do Sul, Piauà e ParaÃba perderiam dois assentos cada um. Pernambuco e Alagoas teriam menos uma cadeira.
Mudança, não
O deputado federal Carlos Veras (PT), um dos coordenadores da bancada de Pernambuco, diz não acreditar na possibilidade de alteração na composição por estado. “A última modificação é de 1993, o que revela a dificuldade de o tema ser apreciado na Câmara dos Deputados.”
Por outro lado, Santa Catarina e Pará ganhariam quatro postos cada. O Amazonas teria o acréscimo de dois assentos, enquanto Minas Gerais, Ceará, Goiás e Mato Grosso acabariam com soma de uma vaga a mais cada.
No caso do RN, nenhuma alteração. O estado segue com 8 vagas à Câmara dos Deputados há décadas. Durante muito tempo se especulou possibilidade de salto para 9. Não será dessa vez.
Saiba mais AQUI.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
8 deputados para o RN ainda é muito, não temos representantes que nos representem, são inúteis ,nunca vimos uma bancada tão insignificante como essa atual, até quando esperar ?
A POPULAÇÃO DE PERNAMBUCO MENOR QUE A DO CEARA E TEM 3 DEPUTADOS FEDERAIS A MAIS.