A Prefeitura de Mossoró iniciou nesta segunda-feira (15) a construção do Centro Comercial à Rua Bezerra Mendes e a reforma da Praça da Independência, no Centro da cidade. A Ordem de Serviço foi assinada pelo prefeito Allyson Bezerra (UB) às 8 horas da manhã de hoje. De imediato, máquinas e homens da empresa mossoroense vencedora da licitação, a WSC Empreendimentos e Construções Ltda., iniciaram os trabalhos.
O investimento do Município supera R$ 10,5 milhões, viabilizados por meio do programa “Mossoró Realiza”, com previsão de conclusão em 18 meses.
O Centro Comercial terá 311 unidades de boxes, sendo dispostos em 15 (quinze) tipos de módulos distintos. Haverá também quatro boxes destinados ao comércio alimentício.
Além dessas unidades comerciais, banheiros femininos e masculinos, contendo sanitários para pessoas com deficiência; área técnica; posto e sala da Guarda Civil Municipal (GCM), setor administrativo, núcleo de informações turísticas, lavabo acessível e despensa; módulo de casa de lixo; bicicletário com 16 vagas; 20 de táxi; uma vaga para embarque e desembarque de passageiros usuários de carro por aplicativo; 34 vagas de moto; 5 vagas de motoboy; 17 vagas de mototáxi; paginação de piso intertravado; cobertura com estrutura metálica; e reforma da Praça da Independência.
“Ao assumirmos a Prefeitura iniciamos um grande diálogo com aqueles que queriam acessibilidade no Centro da cidade, com os comerciantes, com os camelôs, e a partir daí construímos um grande projeto. Uma obra orçada em mais de 10 milhões de reais, onde vamos construir um grande centro de comércio, trazendo dignidade e que tenhamos condições de que todas as calçadas do centro da cidade de Mossoró vão estar livres para todos transitarem”, destacou Allyson Bezerra.
Com a obra concluída, o Centro da cidade ficará sem um único camelô/boxe em calçadas ou leito de rua/praças, ensejando a tarefa seguinte de garantir acessibilidade a “cadeirantes, idosos, adultos e qualquer outro cidadão, em situação especial ou não, livre de obstruções, além de trabalharmos organização de trânsito e estacionamento,” completou o prefeito.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
MUITO BEM PROJETADA ESTA OBRA, 311 BOX COM 16 VAGAS PARA BICICLETAS E 34 PARA MOTO,ENTÃO O ESTACIONAMENTO VAI SER NAS CALÇADAS, COMO JÁ É EM TODA MOSSORÓ. E COMO NEM O PREFEITO NEM SEU SECRETARIA DE MOBILIDADE SABEM O QUE É UMA CALÇADA, VAI DA TUDO CERTO. DIQUE LIXO É UMA PIADA, ATE FINAL DE SEMANA O TELEFONE TA OCUPADO.
E ampliação do vuco vuco vai ser concluída quando? Provavelmente em outubro. E o mercado do bom jardim… e a reforma na cobal, termina quando?
Seria interessante a Prefeitura informar quantas vagas para estacionamento vão deixar de existir na Rua Bezerra Mendes e quantas vagas serão liberadas, por exemplo, na Praças Vigário Antônio Joaquim, Rodolfo Fernandes, na Avenida Dix-sept Rosado, Ruas Idalino Oliveira, Trinta de Setembro, Coronel Gurgel e Coronel Vicente Saboia. E somente a título de registro, em Mossoró já se criou espaços para comerciantes no passado, quando da construção do Mercado da Carne Aves e Peixes, da Central de Abastecimento e do Mercado do Vuco-Vuco, que atenderam em parte às demandas de uma época. Apenas como modesta sugestão, há uma área de Mossoró, hoje considerada central e composta por ruas largas, que poderia ser revitalizada com a construção de um Complexo Comercial à altura do crescimento da cidade: aquela situada na região denominada no passado de Alto do Louvor. Há imóveis que poderiam ser desapropriados e dar lugar a um complexo no padrão do Estação Shopping, aqui de Mossoró, ou, quem sabe, semelhante ao Mercado Central ou Centro Fashion, ambos de Fortaleza.