O escritor Tarcísio Gurgel, autor do texto do “Chuva de bala no país de Mossoró”, esteve sexta-feira (14) na cidade. Ao Jornal das 6, da 95 FM, falou sobre conversão da obra em patrimônio municipal. Mais cedo, um compromisso histórico à cultura local, no Palácio da Resistência, sede da municipalidade.
O texto original que conta a história da invasão do bando de Lampião teve direitos cedidos à municipalidade em solenidade no Salão dos Grandes Atos, sede do Poder Executivo de Mossoró, na mesma sexta-feira.
O prefeito Allyson Bezerra justificou a decisão sob a ótica legal, valorização de um marco cultural e de seu autor, além de exaltação à história mossoroense. Neste ano, o espetáculo completa 21 anos. Com a medida, a Prefeitura garante a continuidade da peça, inclusive com planos de levar a encenação da história de Mossoró para outras cidades do Brasil e do mundo.
– Existia uma insegurança jurídica, porque a Prefeitura passou anos e anos e não resolveu essa situação, ou seja, incorporar o texto e esse projeto como patrimônio do município de Mossoró. O que era muito ruim também para o autor. A partir de agora está incorporado ao patrimônio de Mossoró e cuidaremos para que adiante tenha uma ampliação em seu alcance, não ficando restrito ao Cidade Junina, e além dos limites de Mossoró, sempre contando com artistas locais – disse o prefeito.
“Eu considero essa peça uma consagração. Consagração que eu sempre acreditei quando me dispus a fazer, ainda no meu primeiro conto. O espetáculo é pra mim, autor, uma coisa rigorosamente surpreendente, sobretudo pelo que ele representa para preservar e ressaltar essa imagem de resistência da cidade de Mossoró”, ressaltou o escritor.
*Ouça bate-papo de Tarcísio Gurgel com os apresentadores do noticioso da 95, Elisângela Moura e Tárcio Araújo, clicando AQUI.
Nota do Canal BCS – Nossa prosa foi adiada, caro Tarcísio. Fica para outra vez.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Faça um Comentário