Um programa que não se resume a uma gestão e que entende a educação como uma política de governo e não de mandato. O “Mossoró Cidade Educação”, lançado nesta terça-feira (8), surge com a proposta de revolucionar a Rede Municipal de Ensino, a partir de um olhar diferenciado e investimentos nunca antes realizados na cidade, quando se trata de educação.
O programa foi mostrado pelo prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade), em evento realizado no Ginásio Poliesportivo Engenheiro Pedro Ciarlini Neto. No local, dezenas de equipamentos já adquiridos pelo município – com recursos próprios – ficaram expostos em parte da arquibancada e outras áreas do ginásio.
O gestor detalhou ao público presente, formado por estudantes, pais, professores, diretores, supervisores, populares, políticos e autoridades de vários setores, a importância dessa iniciativa. “É uma mostra, não foi possível apresentar tudo, porque tudo é muito maior do que a própria parte material”, disse em entrevistas. “Estamos apostando no que transforma, muda e altera o destino de uma sociedade a partir do seu povo: educação”, apontou.
“Apresentamos hoje, aqui, um conjunto de ações, obras e programas que vão beneficiar a população do município. Vamos investir fortemente na infraestrutura das escolas. Já entregamos várias obras, escolas construídas, reformadas e que passaram por manutenção. E, como parte do Mossoró Cidade Educação, definimos uma programação de investimentos e ações até o ano de 2025″, disse. Serão investidos mais de 1 bilhão de reais até lá.
Tecnologias e merenda escolar
Mais de 70 escolas serão completamente reformadas, outras dez serão ampliadas, “construiremos dez unidades de ensino, entre creches e escolas, e todas as escolas serão climatizadas e receberão nova mobília e eletrodomésticos. Também investiremos em Centros de Referência em Educação Integral”, relatou o chefe do Executivo Municipal.
O programa tem investimentos que contemplam a educação em todas as suas dimensões: pedagógica, administrativa e financeira, por meio de eixos, como a infraestrutura das escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs); novas tecnologias; transporte escolar; formação/capacitação de profissionais; valorização do servidor; garantia da merenda escolar de qualidade para as crianças(inclusive com veículo frigorífico para transporte de alimentos em condições adequadas), entre muitos outros benefícios
“O programa é o maior pacto pela educação de Mossoró firmado pela atual gestão e que não se limitará à ela. É um grande passo que ultrapassará gestões, cujos resultados veremos a curto, médio e longo prazo. O ‘Mossoró Cidade Educação’ representa o maior investimento concentrado/sistematizado na educação do município em toda a sua história. Vale destacar que, em muitas unidades, os benefícios já começaram a chegar”, destacou a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.
Todas as unidades da Rede Municipal de Ensino serão contempladas com ações do Mossoró Cidade Educação, que beneficiarão mais de 22 mil alunos, a partir de investimentos, como a instalação de mais de 2,2 mil centrais de ar para climatização de todas as unidades escolares das zonas rural e urbana do município; aquisição de mais de 6 mil equipamentos de informática; mais de 10 mil carteiras novas para todas as unidades de ensino; e mais de 14 mil equipamentos (birôs, armários, lousas, fogões, bebedouros, geladeiras, máquinas de lavar, freezers, aparelhos de TV e muitos mais).
Com o programa, também serão criados Centros de Referência em Educação Integral, sendo o primeiro instalado em 2023, na UEI Elineide Carvalho Cunha (Planalto 13 de Maio), e o Centro Municipal de Tecnologia e Inovação, além de polos para o ensino de cursos de idiomas para alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Haverá ainda a distribuição de mais de 66 mil unidades do novo fardamento e kits escolares em 2023, realização de concurso público, bem como a continuidade do trabalho de manutenção, reforma ou construção de escolas e UEIs.
Concurso e outros benefícios
Gestão prepara realização de concurso para contratação de intérpretes de libra e profissionais de apoio para Educação Especial, revitalização das unidades de ensino, garantindo acessibilidade; maior contratação de auxiliares de sala da história, que já passa de 500 e que vão receber reforço remuneratório; Programa de Formação Continuada para a Educação Especial, ampliação de salas de Atendimento Educacional Especializado.
Após mais de uma década haverá concurso para a Educação. Também estão em andamento concessões de mudanças de nível atualizada para pessoal do setor e mais de mil progressões funcionais de classe foram concedidas em menos de dois anos. Está assegurado, como ocorre desde o início da administração atual, salário base 100% em dia e dentro do mês trabalhado, bem como hora extra, 13º, adicionais, férias e benefícios de aposentadoria/pensão.
“O ‘Mossoró Cidade Educação’ é o nosso compromisso com um mundo melhor, pois acreditamos que essa melhoria acontecerá por meio da educação. Somente a educação é capaz de transformar as pessoas que, por sua vez, mudarão o mundo, construindo uma sociedade melhor para se (con)viver”, finalizou a secretária Hubeônia Alencar.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Gestor que investe em educação tem todo o meu respeito!
Trata-se de um sequenciamento de exibição pública evidenciando implementação de equipamentos para utilização em Obras públicas do tipo Caçambas, Carros-Pioas, tratores etc. Desta feita, climatização das salas de aulas e instalação de computadores para implantação de curso gratuito de informática na Rede Municipal de Educação. Está empregando a basta dinheirama especificada no rico orçamento municipal. Cumpre, assim, a sua obrigação Constitucional. .