O relatório divulgado neste domingo (25) pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte confirma que o forte investimento da Prefeitura de Mossoró, na segurança do “Mossoró Cidade Junina” (MCJ) 2023, foi fundamental para garantir a paz e tranquilidade do “São João mais cultural do mundo”. Em 22 dias de festa, nenhuma ocorrência de natureza grave foi registrada.
Na 26ª edição do MCJ, a Prefeitura de Mossoró ampliou o esquema de segurança para a festa. A Central de Videomonitoramento, montada pelo município dentro do evento, proporcionou agilidade e eficiência no atendimento à população. Mais de 70 câmeras, incluindo o sistema de reconhecimento facial, foram utilizadas para acompanhar, em tempo real, de forma simultânea, todos os polos do evento. Foi o maior monitoramento e integração das forças de segurança da história do “Mossoró Cidade Junina”.
O MCJ 2023 foi iniciado no dia 3 de junho, com o tradicional “Pingo da Mei Dia”. A festa alcançou recorde de público, reunindo mais de 210 mil pessoas no Corredor Cultural (de acordo com dados técnicos das secretarias de Infraestrutura e Comunicação). A abertura dos festejos juninos contou com mais de mil agentes de segurança. Apenas ocorrências simples foram registradas.
Forças de segurança do estado e do município contribuíram para o sucesso do “Mossoró Cidade Junina” 2023. Participaram ativamente da festa a Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, agentes municipais de trânsito, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário e a 3ª Companhia do Batalhão de Policiamento Ambiental.
As noites de shows no Polo Estação das Artes, maior do “Mossoró Cidade Junina”, foram marcadas por grandes atrações e também pela tranquilidade. Diariamente, o grande efetivo, com mais de 700 agentes mobilizados, garantiram a segurança da festa. Em 9 dias de funcionamento, apenas 51 ocorrências de natureza simples foram registradas, uma média de 5 registros por dia.
De acordo com os dados estatísticos da Polícia Militar não foram registradas ocorrências nos polos Arraiá do Povo, Poeta Antônio Francisco, Cidadela, Chuva de Bala e Igreja São João. No encerramento das festividades com o “Boca da Noite”, ocorrido neste sábado (24), com a presença de mais um multidão expressiva, apenas sete ocorrências simples foram registradas. A principal atração foi a cantora Cláudia Leite.
“Uma festa grandiosa que já podemos dizer que foi marcada pela segurança. Poucas ocorrências registradas, nenhuma com natureza grave. Uma festa incrível, numerosa, segura, onde a população curtiu o São João de forma tranquila. Trabalhamos intensamente, todos os dias, de maneira integrada, garantindo assim um Mossoró Cidade Junina seguro”, avaliou o Coronel Walmary Costa, coordenador do Centro de Comando e Controle Operacional da Segurança do Mossoró Cidade Junina.
O São João de Mossoró contou com mais de 400 atrações em diversos polos, sendo eles: Estação das Artes, Arraiá do Povo, Cidadela, São João, Poeta Antônio Francisco, Circo do Forró, além do espetáculo musical “Chuva de Bala no País de Mossoró”, que resgata a história de resistência do povo mossoroense à invasão do Bando de Lampião ocorrido há quase um século.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
HAja pão e vinho ….🤗🤗