A primeira pesquisa registrada e divulgada em Mossoró, dentro da atual campanha eleitoral municipal, coube a este Blog. Foi feita pelo Instituto Consult, a quem encomendamos o trabalho.
Postamos o resultado no dia 9 de julho.
De lá para cá, mais quatro pesquisas foram veiculadas publicamente. Portanto, são oficialmente cinco pesquisas sob o conhecimento geral da população.
O Blog do Carlos Santos, para ajudar o seu webleitor a acompanhar melhor esses números, faz um balanço sintético dessas pesquisas. Relembra os principais números, datas de divulgação e dias/mês em que foram feitas as entrevistas de campo.
Vale salientar, que cada uma teve período e metodologias próprios. Em cada momento, um “click” fotográfico.
Da primeira pesquisa para a mais recente sondagem há um espaço de um mês e 16 dias. Uma “eternidade.” Metade da campanha já se foi.
Blog do Carlos Santos/TCM/Correio da Tarde
Além do Blog do Carlos Santos, que veiculou duas pesquisas – dia 9 de julho e 7 de agosto – tivemos a TV Cabo Mossoró (TCM) que apresentou duas: dias 16 de julho e 6 de agosto. Ambas foram contratadas ao Instituto Certus.
A primeira sondagem TCM/Certus foi cancelada pela direção da emissora, alegando grave erro técnico cometido pela contratada. Iria ao ar no dia 9 de julho. Mas em seguida, dia 16, a TV finalmente apresentou sua pesquisa de estreia.
Além do Blog e da TCM, o jornal Correio da Tarde estreou ontem a sua primeira sondagem, com a parceria do Instituto Start.
Veja abaixo, em ordem cronológica (datas em que ocorreram as pesquisas de campo), as cinco pesquisas publicadas até o momento e o desempenho das candidatas Larissa Rosado (PSB) e Cláudia Regina (DEM), principais concorrentes:
Julho de 2012:
Estimulada – Blog/Consult – Realizada nos dias 3 e 4 de julho
– Larissa Rosado (PSB) – 46%
– Cláudia Regina (DEM) – 28%
Espontânea – Blog/Consult – Realizada nos dias 3 e 4 de julho
Larissa Rosado (PSB) – 20,33%
Cláudia Regina (DEM) – 9,67%
Estimulada – TCM/Certus – Realizada nos dias 12, 13 e 14 de julho
– Larissa Rosado (PSB) – 42,60%
– Cláudia Regina (DEM) – 31,40%
Espontânea – TCM/Certus – Realizada nos dias 12, 13 e 14 de julho
– Larissa Rosado (PSB) – 29,60%
– Cláudia Regina (DEM) – 22%
Agosto de 2012:
Estimulada – TCM/Certus – Realizada nos dias 31 de Julho, 1º e 2 de agosto
– Larissa Rosado (PSB) – 42,40%
– Cláudia Regina (DEM) – 36,20%
Espontânea – TCM/Certus – Realizada nos dias 31 de julho, 1º e 2 de agosto
– Larissa Rosado (PSB) – 31,40%
– Cláudia Regina (DEM) – 25,60%
Estimulada – Blog/Consult – Realizada nos dias 3 e 4 de agosto
Larissa Rosado (PSB) – 47,17%
Cláudia Regina (DEM) – 31,33%
Espontânea – Blog/Consult – Realizada nos dias 3 e 4 de agosto
Larissa Rosado (PSB) – 33,33%
Cláudia Regina (DEM) – 21,67%
Estimulada – Correio/Start – Realizada nos dias 19 e 20 de agosto
– Larissa Rosado (PSB) – 46,2%
– Cláudia Regina (DEM) – 38%
Espontânea – Correio/Start – Realizada nos dias 19 e 20 de agosto
– Larissa Rosado (PSB) – 44,2%
– Cláudia Regina (DEM) – 33,3%
Nota do Blog – Aproveite essa abundância de números e debata à vontade com amigos, família e outras pessoas que consigam discutir civilizadamente.
Estas pesquisas estão servindo para “ACORDAR” muita gente.
Há mais de 50 dias eu venho me protificando a levar ao conhecimento das duas candidatas problemas que interferem na qualidade de vida dos mossoroenses, sem nenhum sucesso.
Ontem, finalmente, recebi uma ligação de um cidadão se dizendo assessor de uma das candidatas. O número do telefone que ele usou é 88xx0012.
Confirmei que continuo à disposição de qualquer candidata para mostrar os problemas existentes na Saúde, Educação, Segurança. Trânsito, etc.
E deixei claro uma coisa: PARA ASSESSOR EU NÃO PASSO NENHUMA INFORMAÇÃO.
E por que não passo?
Por ocasião da campanha da Socorro França, em Fortaleza, o slogan da campanha era:
SOCORRRO FRANÇA
PARA DEFENDER VOCÊ.
Tentei falar com a Socorro França para mostrar que o slogan passava aos eleitores a impressão de que eles eram fracos e precisavam de alguém para defendê-los. E que ninguém gosta de ser tratado como um fraco, etc. Não consegui falar com a Socorro França e passei a informação/sugestão ao assessor. Dois dias depois o slogan da campanha foi mudado e fiquei sabendo que a Socorro França elogiou muito o seu “INTELIGENTE ASSESSOR.”
De se apropiarem de idéias minhas, esta não foi a única.
Logo que começou a LEI SECA, a lei que proíbe quem beber dirigir, mandei e-mail ao senador Cristovam Buarque sugerindo que também estendesse a proibição de dirigir aos que fazem uso de drogas. E explicava no e-mail que era possível fazer a fiscalização, mesmo sem existir nenhum aparelho que de imediato atestasse que o motorista estava sob efeito de drogas. Bastaria que quando da primeira habilitação ou renovação da CNH fosse feito, tal qual o exame de vista, um exame de sangue que permitiria saber se o motorista era usuário de droga, já que por mais de 15 dias a droga pode ser detectável. Mostrei das vantagens da adoção desta medida, inclusive porque afastaria das drogas os jovens, já que todo rapaz sonha com a CNH, etc.
Recebi e-mail agradecendo a sugestão.
Para surpresa minha, uns dois meses depois, assistindo a TV senado, vejo um pronunciamento do senador Cristovam Buarque tratando deste assunto e agradecendo ao seu “INTELIGENTE ASSESSOR”, a idéia.
Por estas e outras é que se alguma candidata quiser saber o que eu tenho para falar em termos de melhorar para o cidadão mossoroense a administração púlblica nesta cidade, o cotato tem que ser direto.
Para os “INTELIGENTS ASSESSORES” nunca mais falo nada.
Cansei de garimpar para outros bamburrarem.
DEIXANDO BEM CLARO
O CONTATO TEM QUE SER COM A CANDIDATA.
ESTA É A ÚNICA MANEIRA PARA IMPEDIR QUE ALGUM “ASSESSOR INTELIGENTE” CONSIGA DE APROPRAR DAS MINHAS SUGESTÕES.
Muito interessante, Inácio. Assessores podem também manipular a informação, “isolar” o candidato da real necessidade das pessoas que sugerem, que estão sofrendo com o problema. Em campanha tudo se promete e discute, mas na hora em que o então candidato promete, “olho no olho”, fica ao menos moralmente impelido a cumprir. Parabéns por suas sugestões. Pensei em sugerir, em vista da preparação das Olimpíadas que Mossoró investisse em dotar as praças de equipamentos esportivos em vez de entupi-las de barracas de cerveja e de lanches engordecedores, mas vou ver se encontro um(a) candidato para faer como vc fez.
Caro Pablo
A verdade á que os assessores isolam as candidatas.
Morrem de medo de que elas tenham contato com a realidade.
Prova maior disto é que ninguém consegue a elas ter acesso.
Os erros grosseiros que são cometidos na propaganda política destas candidatas beira às raias do absurdo.
Mas que eles, os assessores, fiquem tranquilos. Não é disto que eu quero tratar com as candidatas.
A elas eu quero oferecer sugestões para melhorar as áreas da saúde, educação e segurança.
Minha preocupação é com os mossoroenses mais humildes e que mais sofrem por falta de medidas administrativas mais racionais nestas áreas.
Só isto, nada mais do que isto.
Que os assessores continuem a brincar de assessores.
Pablo, acabei de ter uma ideia.
Que tal pedirmos ao Carlos Santos para fazer o agendamento de um encontro nosso com uma das candidatas.
Ou com as duas.
Será isto possível, Carlos Santos?
Parabens para blog, temos 20 anos de comunicação umaTV A CABO em Assu um canal em Natal, TV UNIÃO e ainda não tivemos coragem e dinheiro para encomendar uma pesquisa, logo da CONSULT e o blog com pouco tempo já tem essa envergadura financeira parabens!!
O que vemos, realmente na rua é:
totalmente espontânea com aproximadamente 17 pontos pró- Larissa sobre a segunda colocada que é Cláudia Regina, candidata de Rosalba, a governadora rejeitada pelas suas práticas governamentais desastrosas.
pelo jeito VAI DA MESMO O 40 e podera ser o começo do FIM DESSE governo inoperante do DEM