Pelo menos dois fatos novos, nas últimas horas, mexem com a política nacional. Um, pelo menos, capaz de incidir diretamente no cenário potiguar.
O bem avaliado governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), anuncia que sai da disputa interna à escolha como candidato à presidência da República. Apostará em vaga ao Senado por seu Estado.
Já a cúpula do PSB, entende que o deputado federal Ciro Gomes deve ser mesmo candidato à presidência. Apostam em seu nome com hipótese de ser realmente eleito e, no mínimo, puxar candidatos a governo nos estados e bancada federal.
No Rio Grande do Norte, a postulação de Ciro pode causar uma tsunami no governismo. Sempre se autoproclamando uma "mulher de partido", a governadora Wilma de Faria (PSB) terá que descartar apoio à presidenciável Dilma Roussef (PT), em favor de Ciro, componente de sua sigla.
Isso acontecendo, é pouco provável que tenha sequer uma banda do PMDB, além do PR do deputado federal João Maia. O deputado estadual Robinson Faria (PMN) está arredio há tempos.
A candidatura de Wilma ao Senado ficaria praticamente numa faixa própria, sem maiores suportes à vitória. O pré-candidato e eventual candidato ao governo, vice-governador Iberê Ferreira (PSB), topa candidatura com esse quadro? Ele espera, como já disse em entrevista, reunir o máximo da base aliado.
Claro que é tudo muito cedo para afirmações. Mas não faltam elementos a digressões, deduções e estudos.
Nunca, na história deste Estado… houve um quadro político tão confuso, nebuloso e de difícil prognóstico.
DEPOIS DO ENVOLVIMENTO DO PSDB NO DEMSALÃO DO DISTRITO FEDERAL, NADA MAIS NATURAL DO QUE A DESISTÊNCIA DO AÉCIO NEVES. ALIE-SE À ISSO O MENSALÃO DO MINEIRO SENADOR AZEREDO DA SILVEIRA. QUANTO AO CIRO, NÃO REÚNE CONDIÇÕES PARA ALÇAR VÔO SOLO. ANOTEM AÍ: O LULA VAI ELEGER A DILMA COM EXPRESSIVA MARGEM ELEITORAL.
NO RN HÁ UMA DIALÉTICA POLÍTICA QUE SINALIZA PARA A CONCRETUDE DO ÊXITO ELEITORAL DOS CANDIDATOS WILMA E IBERÊ EM 2010.
Concordo plenamente Sr. Marcos Pinto. quando “a bola rolar” de verdade, é aí que eu quero ver quem tem “pano pras mangas”. Aquele anti-nordestino Serra, com aquela cara de quem não gosta de pobre, sei não viu!!!
É muito cedo para qualquer prognóstico. Muita água ainda vai rolar por baixo da ponte.