Inadvertidamente, a militância cibernética da prefeita mossoroense Cláudia Regina (DEM) tem dado vazão, nas redes sociais, a fotografias em que ela sempre aparece em posição de inferiorização – em termos de imagem – em relação à governadora Rosalba Ciarlini (DEM).
Na imprensa convencional, impressa, faz-se o mesmo.
A assessoria da governadora cumpre seu dever, dando-lhe proeminência pessoal e secundarizando a companhia da prefeita ou, seja lá quem for. É regra, não exceção.
Subliminarmente, a estratégia também representa uma ideia de superioridade política e não apenas de hierarquia institucional. Não é novidade nem se deve estranhar. A prefeita é que por “distração” cai na armadilha do marketing, sem ser alertada para o quadro que lhe deixa menor.
Demonstração clara dessa estratégia de superposição de foco ocorreu ontem na cidade, quando Cláudia acompanhou a agenda de Rosalba em visita a obras do governo.
As fotos distribuídas pela assessoria da governadora foram, continuamente, nessa ordem. Implicitamente, há um certo menoscabo à presença da prefeita – a segunda maior autoridade pública presente à programação da governadora em Mossoró, Tibau e Baraúna no dia passado.
Cláudia foi remetida ao passado. Parecia auxiliar da então prefeita Rosalba Ciarlini na Prefeitura de Mossoró.
Um webleitor mossoroense que conhece a política de Mossoró como poucos, residente em Natal, até reforça a observação com uma avaliação dilacerante:
– Cláudia não foi colocada em posição secundária. É posição terciária.
É verdade.
Mais um pouco e Cláudia apareceria segurando a bolsa de Rosalba ou agenda para anotações de recados.
Para a governadora, perfeito.
Em relação à Cláudia, não.
É provável que ela não queira repetir a imagem de subordinação, dependência e submissão que marcaram as gestões mais recentes na municipalidade.
Vou dar o meu pitaco: Acho que é porque a Cláudia é uma pessoa muito humilde, tanto é que mesmo em sendo Prefeita da cidade não abandonou seus costumes cristãos/religiosos e todos os Domingos frequenta a missa das nove horas na Catedral de Santa Luzia, inclusive ajudando nos atos litúrgicos. Se ela evidenciar-se como uma boa gestora, Rosalba é que tem que fazer questão em colar nela. Ou será que a Cláudia não quer compartilhar a companhia da Rosalba, com abissal desgaste popular em todo o RN ? Fico com as duas contextualidades.
No que Claudia “precosar” do Estado acho que o desgaste maior e para Cláudia em aparecendo em posição primária.
Bem feito.Não tinha nada ver Cláudia nesse projeto do Hospital HTM.Só porq é “amiguinha da governadora??? Pra mim especificamente define uma pessoa “metida”.Outra cagad de Cláudia, ter ido ver as obras da RN/Mossoró/Tibau….faz\ favor né prefeita, seu lugar é na Prefeitura e nao visitando obras que nao é de sua conta.
Nossa coma há gente desocupada em Mossoró affffffffffffffff
procurem o que fazer !!!!!!!!!
Tanta discursão boba de picuinha deixem a vida dos outros e se preocpem com
a de vocês que estão abndonadas.
Quem muito olha pros outros esquece de si !!!!
E os ratos , as baratas e a ferrugem corroem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Deisxem as mulheres trabalharem como acreditam acertar comecem a contar os feitos para depois terem pontos positivos pra falaram antes dos defeitos heheheheheheeheheh
As fotografas falam.
Observem a expressão da Cláudia Regina.
Será preciso dizer mais alguma coisa.
No meu velho som começa a tocar uma música que eu gosto muito.
Êpa, o disco enganchou e está repetindo sempre a mesma coisa.
” Tô nem aí, Tô nem aí…
Pode ficar com seu mundinho, eu não tô nem aí
Tô nem aí, Tô nem aí…
Não vem falar dos seus problemas que eu não vou ouvir”
Filha desliga este som aí. E jogue fora este disco.
Acontece cada coisa…
Caro amigo Inácio,só vou reforça o que a galera aqui já ratificou,pode-se dizer,mas é apenas uma foto,vista do ângulo certo,o da razão e não da emoção,não do partidarismo bestial e acéfalo de alguns,está claro e mais do que claro que a Governadora se põe numa posição que não resta dúvida que a mesma que gosta tanto da fotogenia midiático desmedida,quer passar a menssagem para sua clientela burralda que é ela que manda na banca,lógico na ausência do LORD MOR e a Drª Claudia Regina é o que já esperávamos,em posição de subserviência total,silente e bem comportada,o grupo se posta em total atenção a Governadora forçando a prefeita a um gesto Humilhante de esticar o pescoço para ver um projeto que com certeza ficará só na planta,gesto esse muito comum em acidentes de trânsito,forma-se um grupo em torno de algo ou alguém e os mais curiosos dão uma esticada pescoçal para ver o ser ou o objeto da curiosidade,nada mudou,nada mudará e tudo contunuará como dantes no quartel de abrantes.E Salve Jorge!E caminhando com a humanidade!É só!
CARO CALIBRE 50
OLHE NOVAMENTE A FOTO.
Olhou?
A Prefeita Cláudia Regina não está estirando o pescoço para ver nada.
O que dá para perceber é que ela esta ali como Pilatos está no Credo.
Nem olhando em direção à mesa ela está.
Estivesse a Prefeita Cláudia Regina interessada no assunto e apareceria na foto como papagaio de pirata.
Da distância que ela está talvez nem esteja ouvindo a conversa.
O olhar dela é um olhar distante, um olhar de quem não está nem aí.
Meu bom amigo Calibre 50:
AS FOTOS NÃO MENTEM JAMAIS!
Um forte abraço.
Do seu ângulo não mas do meu sim! Vejo no semblante da prefeita uma vontade de tomar ciência do que está acontecendo,mas como não foi convidada fica na posição de stand by,fazendo o que todos nós já esperamos,a submição completa ao grupo político a que pertence!Nada demais e acho que é muito Natural,na presença de sua senhora ela se comportar desta forma!É só!
Calibre 50
Você acaba de fazer uma grande descoberta.
Foto ter ângulo.
Foto do jeito que você olhar é a mesma.
Depois da foto feita ela é imutável.
O problema é que você vê o que o seu coração quer ver.
E nisto você não é o único.
Nós enxergamos com o coração, meu bom amigo Calibre 50.
E o seu coração manda você ver desta maneira.
A foto, olhada com isenção mostra a insatisfação da Prefeita Cláudia Regina.
Observe o rosto da Prefeita. Atente para onde ela está olhando.
Desligue-se um pouco da emoção e se ligue na razão.
A personalidade da Cláudia Regina é forte. Muito forte.
Eu conversei com ela apenas cinco minutos na Churrascaria Mossoró mas deu para perceber isto, tão forte é a sua personalidade.
Ela está engolindo tudo isto como quem toma um comprimido dos grandes sem água.
Todas estas maracutaias que estão acontecendo causam à Prefeita Cláudia Regina um profundo desgosto.
Eu dificilmente me engano com as pessoas.
Aguarde para breve grandes novidades na política mossoroense.
Se tenho bola de cristal, se coloco cartas de tarô, se jogo búzios, se leio mãos ou se sou adivinho?
Não, meu caro Calibre 50.
Apenas não sou IMBECIL.
E inteligente como é a Cláudia Regina, jamais ela irá continuar segurando os abacaxis que estão jogando para cima dela.
Ela sabe que depois a cobrada por tudo será ela.
Afinal, foi ela quem assinou as autorizações.
Aguarde Calibre 50.
Grandes mudanças estão por acontecer.
Senhor Inácio o senhor não entendeu,se eu estou em uma posição e senhor em outra e ambos focamos o olhar em direção a uma imagem vamos ver de forma diferente,o ângulo não é da foto e sim de onde você a ver,uma foto vista de uma posição forma um ângulo,de outra outra forma um ãngulo totalmente diferente!Né Não!U
Abraços do amigo.
Bob Dylan!
Isso me parece mais coisa da oposição do que verdade, quero saber o que que tem a ver essas fotos, pra mim não dizem nada, Rosalba veio visitar obras em Mossoró, é normal que ela queira toda e qualquer visibilidade.
NOTA DO BLOG – Você não vê nada, meu caro. Normalíssimo. O cientificismo da política não é para a maioria, mas mesmo a maioria precisa respeitar a opinião alheia e parar com esse maniqueísmo doentio de achar que tudo que não lhe agrada é coisa da “oposição”. Estude um pouco, desça desse pedestal dogmático, ouça quem pensa diferente de você. Isso é dialética. Sem dialética, o homem ainda estaria nas cavernas, matando bicho com pau e pedra. Talvez nem tivesse descoberto ainda o fogo. Abração
Quando Fafá rosado foi eleita prefeita, mal ela tomou posse, já disseram que ela iria se separar politicamente de Rosalba, passados 8 anos, eu me pergunto em que agrupamento político ela se encontra. E só para salientar, eu dei apenas minha opinião em relação ao assunto, ainda continuo pensando que é tudo conversa fiada da oposição, assim como foi 8 anos atrás. Se eu fosse dogmático como você diz que sou, nem visitaria seu blog, pois sei que você votou em Larissa Rosado, pois você mesmo disse que votou nela, acho que isso faz parte da dialética, se eu fosse doutrinário nem aqui estaria, continuarei sempre que puder visitando seu blog, afinal estamos numa democracia, pelo menos eu acho. Paz, amor e empatia.
NOTA DO BLOG – Muito obrigado pela intervenção, meu caro. Mas o fato de Fafá não ter trilhado uma faixa própria, não significa que não tenha tentado. Apenas não conseguiu. Isso é fato. A própria governadora não conseguiu, por exemplo, impor a vontade de botar a irmã Ruth Ciarlini em seu lugar, para ser candidata a prefeito. Isso é fato. Abração
Isso dali Carlos, esse cara é você rsrsr. Viste o seu blog se quiser oxe! Abraço!
KKKK mais do que nunca gosto desse blog, e de fotografia, a arte de contar histórias!!! Saúde e Paz meu caro Carlos Santos!!!!
Para Cláudia, quanto mais longe de Rosalba melhor. Seria melhor nem sair em fotos onde Rosalba estiver.
Uma notícia pode ser criada de várias formas. Será que em todos os momentos Cláudia ficou posicionada atrás de Rosalba durante as visitas? A imprensa faz uso das imagens que lhe são mais convenientes. Talvez se o objetivo fosse criar a nota quanto a parceria de Governo e Prefeitura tivessem sido distribuídas imagens de Cláudia e Rosalba lado a lado.
NOTA DO BLOG – Meu caro Luiz, boa tarde. Posso lhe adiantar que a postagem do Blog foi muito bem recebida no Palácio da Resistência. Passou a ser objeto de análise sob uma ótica profissional, sem passionalismo ou maniqueísmo. Outro detalhe: releia o texto, por favor. Se não conseguir entender, posso tentar lhe ofertar uma explicação mais direta, empírica mesmo. Comunicação, marketing, sociologia política, são ciências que não funcionam por “achismo” ou paixões e ódios. Abração e obrigado pela leitura diária
Ora maia que besteira! Faz parte da hierarquia. Onde está uma Governadora e uma prefeita é claro
que quem aparece mais é a Governadora.
NOTA DO BLOG – ALine, boa tarde. Para o leigo, é besteira e grande. Não para os estudiosos do marketing, da ciência política. A prefeita e seus auxiliares indiretos, por exemplo, entendem que não é besteira. A matéria foi até bem-vinda no palácio. Abração
Cara Aline
Você está equivocada.
Leia o que está escrito nas NORMAS DO CERIMONIAL PÚBLICO.
“Art . 10. Nos Municípios, o Prefeito presidirá as solenidades municipais.”
Ora, se nos Municípios o prefeito presidirá as solenidades, fica implícito que a maior autoridade no município é o prefeito.
Não existe nenhuma ressalva quanto à presença de quem quer que seja.
No Município a maior autoridade é o prefeito.
E como pode o prefeito, no nosso caso, a prefeita, sempre aparecer numa posição subalterna?
Em Mossoró a Cláudia Regina tem que estar, pelas normas do cerimonial, lado a lado com a Governadora, com a Presidente da República e com qualquer outra autoridade, por mais importante que seja esta autoridade.
Se o Papa vier a Mossoró a Prefeita Cláudia Regina ficará ao lado do Papa.
Dentro do Município a Prefeita NÃO pode ficar atrás de ninguém.
Se a solenidade for em Tibau, esta prerrogativa passa a ser do prefeito de Tibau.
Neste caso a Prefeita Cláudia Regina pode aparecer nas fotos como papagaio de pirata.
Em Mossoró ela jamais, enquanto prefeita for, poderá ficar atrás de NINGUÉM.
Um bom dia para você e todos os seus familiares.
Meu caro e admirado blogueiro, Esta ilustre prefeita está representando cênicamente apenas o que sente no fundo de sua alma, ou seja,” parafraseando o inesquecível Noel Rosa -“não mereço o prato de comida que você pagou para mim”; A gov. comprou o mandato e deu de presente a ela, agora aquela pode fazer o que quiser que esta vai apenas balançar a cabeça ou esticar o pescoço e dizer parabéns governadora. Essa é a dor de ter que conviver e ser administrado por esses tipos que nada teem e nada entendem de política e que infelizmente assumem o posto e ainda se acham o dono do cargo. É de lascar a inburana.
Isso e falta de assunto para o Blog ! Esse mesmo blog q colocava Larissa sempre na frente com uma folga de votos !
Meus caros, e, precisa foto nesnte ou naquele ângulo, para esclarecer aos incautos que ainda acreditam em Papai Noel, Saci Pererê, Mula sem cabeça, Gnomos e outras fa´bulas e mitologias de que efetivamente quem continuará a governar será a MONARQUIA ROSADUS…!!!???
Oh quanta pretensão achar, que,, efetivamente esse mandato não foi comprado e entregue alguèm que inobastante não possua o sobrenome ROSADUS, terá necessariamente que pensar, sentir e agir, claro, como um ROSADUS.
A “diferença” entre o Bibelô FÁTIMA ROSADO (FAFÁ) e atual “chefe” do executivo mossoroense CLAÚDIA REGINA, é que a primeira nasceu em mossoró/RN.,, já a segunda nasceu em ARACATI/CE., porém ambas obedecem, obedeceram e obedecerão ipssis literis as ordens determinadas pelos ditos líderes da MONARQUIA ROSADUS, MONARQUIA ESSA, que há cerca de 80 (OITENTA) anos determina o destino de grande parcela da sociedade e do povo do país de mossoró.
É isso mesmo meu Caro Raimundo Lindoberto…É DE LASCAR A IMBURANA…!!!
Um baraço
FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
OAB/RN. 7318.
Interpretemos das fotos: percebe-se claramente uma total integração da prefeita ás exposicões da representante maior do estado. Sintonia e indepêndencia é o que marca os acontecimentos!
Pra que tanto destaque pra essa obra que todos sabemos é pequena pra tanta midia.A pinguela anunciada sobre o riacho dos cavalos em Macau rendeu uma semana de midia. Essa governadora tem como HOBE preferido visitar as obra do governo federal.
Ora, dizer que Cláudia se encostando em Rosalba poderá se impregnar do desgaste que a governadora sobre no estado é demais. Não foi na mesma que ela se encostou a campanha inteira, e a qual a fez vencedora nas urnas? Pelo momento vivido por Rosalba, acho que a humildade de Cláudia que, por opção dela mesma, quis ficar em segundo plano objetivando ajudar a governadora.
Todos sabem porque Cláudia se encostou em Rosalba na campanha. Sem a “máquina” do Estado ela jamais ganharia as eleições. Ou alguém em sã consciência acha que foi o carisma da “Rosa” ou a inteligência de Cláudia que decidiu a eleição?
Me engana que eu gosto!