• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 21/12/2012 - 11:09h
Mossoró

Cláudia Regina vive situação nova com Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Mossoró voltará a partir de 1º de janeiro a funcionar com 21 vereadores, após duas legislaturas com 13 parlamentares eleitos.

Como ficará a relação entre esse poder e o novo governo, com uma não-Rosado na cadeira de prefeito do município?

Será uma experiência nova, ou pouco comum, digamos  assim.

A última vez que um não-Rosado ocupou a cadeira de prefeito – como titular – foi entre o final dos anos 70 e início dos anos 80. Era o empresário Alcides Fernandes, o “Alcides Belo”.

Mesmo assim, Alcides foi empossado por ser vice do então prefeito João Newton da Escóssia (cunhado do deputado federal Vingt Rosado), que fora eleito à Assembleia Legislativa.

Agora, mais de 30 anos depois, a aracatiense e bacharela em direito, Cláudia Regina (DEM), tem a primazia de comandar o município num quadro de forças que lhe deve ser muito favorável.

Adesões

Foram eleitos 12 vereadores pelo situacionismo, contra nove da oposição.

Das urnas vêm uma maioria tímida, mas os trabalhos de bastidores antes mesmo da posse dos eleitos, sinaliza para uma natural ‘engorda’ nesse capital de sua base de apoio.

A coligação governista elegeu 12 dos 21 vereadores. São eles: Alex Moacir (PMDB), Francisco Carlos (PV), Ricardo de Dodoca (PTB), Manoel Bezerra (DEM), Izabel Montenegro (PMDB), Flávio Tácito (DEM), Claudionor dos Santos (PMDB), Tassyo Mardonny (PSDB), Alex do Frango (PV), Celso Lanches (PV), Narcízio (PTN), Genilson Alves (PTN).

Nessa quinta-feira (20), o atual presidente da Câmara Municipal e pré-candidato à reeleição, Francisco José Júnior (PSD), filho do ex-deputado estadual Francisco José (PMN), anunciou que vai compor bancada governista. Ele reelegeu-se pela oposição, como um dos nomes mais fortes em defesa da candidatura à prefeitura da deputada estadual Larissa Rosado (PSB).

Outros nomes eleitos pela oposição também devem migrar para a base de Cláudia Regina. É aguardar os acontecimentos, pois as conversas estão adiantadas com pelo menos mais três parlamentares novos.

Veja a relação dos vereadores diplomados e seus respectivos partidos e votação:

Alex Moacir (PMDB) – 4.701 votos
Francisco Carlos (PV) – 4.452
Ricardo de Dodoca (PTB) – 2.928
Lahyrinho Rosado (PSB) 2.662
Manoel Bezerra (DEM) – 2.658
Francisco José Júnior (PSD) – 2.586
Genivan Vale (PR) – 2.568
Izabel Montenegro (PMDB) – 2.484
Flávio Tácito (DEM) – 2.391
Claudionor dos Santos (PMDB) – 2.315
Heró (PT do B) – 2.243
Luiz Carlos Martins (PT) – 2.186
Vingt-un Neto (PTB) 2.139
Tomaz Neto (PDT) – 2.074
Tassyo Mardonny (PSDB) – 1.940
Jório Nogueira (PSD) – 1.923
Alex do Frango (PV) – 1.880
Soldado Jadson (PT do B) – 1.732
Celso Lanches (PV) – 1.717
Narcízio (PTN) – 1.655
Genilson Alves (PTN) – 1.344.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. ROSANA diz:

    Carlos,
    É esplendoroso o poder, veja, o Francisco deixou passar o dia da votação e já traiu o seu eleitorado. Não Seria mais convincente o mesmo dá um prazer aos seus eleitores derrotados e esticar o seu mandato na oposição por alguns meses. Impossível, poder é poder.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Hermiro, bom dia. Não entendi seus comentários sobre suposta comentarista em seu lugar. Seja-me mais claro para verificar isso. Na verdade, todos os comenta´rios são docuentados digitalmente, não tenho como mudar o nome de ninguém, pois se o fizesse apareceria o registro pessoal meu e não de quem o enviou. Não posso alterar parcialmente um texto, porque também apareceria o meu endereço de email e não de quem enviou. Todos os comenta´rios são arquivados, mesmo os que eventualmente sejam deletados por não atenderem às regras e todos ficam com registro do IP.

      • hermiro vieira gurgel filho diz:

        O que eu estou querendo explicar que os comentários envolvendo o vereador Francisco José e também sobre Janduis foram comentados por minha pessoa, agora saber como apareceu o nome Rosana aí, complica, né! Fiz esses comentários na repartição onde trabalho e a mesma tem uma funcionara por nome Rosana, tem alguma coisa a ver com isso?

        • hermiro vieira gurgel filho diz:

          Carlos, estive pensando, quando uma pessoa vai digitar um comentário a mesma tem que se identificar com o nome completo e o E-mail. Será que esses dados estão salvo com o nome da mesma e eu não estou observando?

          • Carlos Santos diz:

            NOTA DO BLOG – O que posso lhe afirmar, é que não tenho como modificar o nome da pessoa, pois se o fizesse apareceria o nome do meu endereço de email que uso para registro no sistema geral. Não tenho como alterar o texto também, pois ocorreria a mesma alteração. Um abraço

  2. CANINDE ((SANTO ANTONIO) diz:

    Eu dava uma latinha de dôce para saber como está a turma dos DERROTADOS com a noticia desta de FRANCISCO JOSÉ JÚNIOR DO LADO DE MINHA PREFEITA CLÁUDIA. ISTO É QUER ARTICULAÇÃO, APRENDAM. GE NTE. KSKSKSKSKSKSKSKSKSKAKAKA……………………………………………………

  3. joao paulo diz:

    Jogada de mestre

    A vereadora eleita e presidente do diretório municipal do PMDB de Mossoró, Izabel Montenegro jogou como gente grande ao trabalhar, conforme suas próprias palavras, nos bastidores, uma candidatura do seu Partido à presidência da Câmara Municipal de Mossoró para bater chapa com a do Vereador Silveira Júnior, já sacramentada pelo eixo Gustavo Rosado/Cláudia Regina. Com um final feliz para todos, Izabel emplacou uma secretaria.

    Mera coincidência

    Qualquer relação atribuída à retirada da postulação do PMDB disputar com o nome de Alex Moacir a presidência da Câmara Municipal de Mossoró após o anúncio de Izabel Montenegro como secretária municipal de desenvolvimento econômico não será mera coincidência. Aliás, em política não há coincidências, mas sim conveniências.

    Vereadores fortes

    Entre os atuais e futuros vereadores de Mossoró, apenas dois emplacaram indicações diretas para o secretariado da prefeita eleita Cláudia Regina: Izabel Montenegro(PMDB) e Francisco Carlos(PV).

    Mateus, primeiro os meus

    Ao liderar o “exército de Brancaleone” para lançar uma candidatura própria, mas não desejável, do seu PMDB, a vereadora Izabel Montenegro atraiu para si a indicação que seu partido teve direito(e foi apenas uma, a sua) na fatia do bolo de poder da gestão eleita que contou com a presença do seu Partido na chapa majoritária com o nome do vice-prefeito eleito Wellington Filho.

  4. \Inácio Augusto de Almeida diz:

    Caro Carlos Santos
    Se possível, para melhor me situar e aos seus leitores, relacione os vereadores alinhados com a prefeita, já com as últimas adesões, e os que permanecem na oposição.
    Assim ficará mais fácil saber quem é quem na política mossoroense.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Caro Carlos Santos
      Como você não respondeu até agora acredito que nem você saiba quem está na oposição(?).
      Eu já começo a pensar que nem você nem ninguém sabe quem apoia a prefeita e quem diz fazer oposição.
      Eu escrevi: QUEM DIZ FAZER OPOSIÇÃO.
      Porque oposição mesmo…

  5. Geraldo Júnior diz:

    Isto é o que dá por si só, quando se trata de uma pessoa carismática, apesar de eu não ter votado nela para prefeita. Enquanto isto, a que teve os votos de minha família se fecha, rejeitando até nossas mensagens natalinas.
    Parabéns à futura prefeita de Mossoró, Dra. Cláudia Regina. Que a senhora não só consiga adesão no Legislativo, mas possa realizar um grande governo e venha a conquistar adesões populares para o futuro político.
    Conte conosco para fazer o melhor por Mossoró.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.