Por Marcos Ferreira
Aí está ele, 2022. Por enquanto é só um recém-nascido. Mas há de ser melhor que o anterior. Até porque o Nosferatu se encontra com os seus dias contados no desgoverno da “pátria amada”. Será uma vitória que logo festejaremos. Claro que os eleitores verde-amarelo (autoproclamados cidadãos de bem, cristãos de almas puras, de caráter magno) seguirão a Besta. Contudo essa turma é minoria, muito pequena mesmo, e não terá a menor chance diante do povão sofrido.
Enfim, como uma pústula calcinada, o Desprezível representará apenas uma mácula (mais uma) na biografia do Brasil. A necropolítica, o “não sou coveiro”, o “mi-mi-mi” e a “gripezinha”, a exemplo de vários outros deboches lançados contra as famílias que perderam entes queridos para a Covid, serão o preço a ser pago pelas ações canalhas, torpes e ignóbeis do Grande Percevejo.
A contagem regressiva foi iniciada. Após isso, quando as trevas se forem, as pessoas humildes voltarão a ser tratadas como gente. O povo sofreu demais (ainda sofre) nas garras dessa horda raivosa, fascista, insensível. Vejam só isso. Enquanto trinta e um mil brasileiros estão desabrigados na Bahia devido às chuvas e enchentes, razão pela qual muitos perderam o pouco que tinham, o Desprezível curte férias bem longe da tragédia, torrando o dinheiro dos contribuintes.
A Besta não se sensibiliza com o padecimento da população desassistida, doente e faminta. Apenas com as contas-correntes dele e da sua família com pós-doutorado em tramoias imobiliárias, fantásticas lojinhas de chocolate e “rachadinhas” às pampas. Que importa se o povo está comendo carcaças, avançando sobre caminhões de lixo para catar comida? O Percevejo não tem nada com isso.
Sei que é chato começar 2022 assim, recordando os podres e desventuras do ano passado. Na real, entretanto, ainda não nos livramos de 2021. Não enquanto o Nosferatu e seu exército de vampiros chupam o sangue e a vida desta nação. Resistiremos, porém, feito uma grande fênix, apesar de todo o caos e retrocesso, das trevas e do rastro de destruição que esses emissários do Inferno produziram. Vamos reconstruir este país. Pois a luta por uma sociedade mais justa prossegue.
Há enormes chances de que esse embate entre a luz e as trevas se encerre já no primeiro turno das eleições de outubro. Todas as pesquisas indicam que a luz (ou Luiz) detém a grande maioria das intenções de votos. Porque o fator que realmente decide eleições presidenciais no Brasil é o estômago do povo necessitado. A fome não perdoa quem só governa para a minoria — os ricos.
Muitos entraram na lábia do falso Messias, que contou com os serviços sujos de um juiz arbitrário e venal, porém a ficha caiu. Demorou, mas caiu. O povo pobre, que representa a grande massa votante, espera ansioso pelo dia 2 de outubro. Aí não haverá choro nem vela, “mi-mi-mi” por urnas pré-históricas nem ameaça de golpe com desfile de blindados caindo aos pedaços e empestando tudo de fumaça. Será inútil pedir intervenção militar e dar chiliques fascistoides.
Dias melhores virão. Perdoem o surrado lugar-comum. O neofascismo deixará de dar as cartas, de pintar o sete e bordar o oito, de cuspir e intimidar jornalistas. Generais prepotentes e inúteis, entre outros figurões de alto coturno, retornarão para o esgoto de onde saíram. Sei que vai chover canivetes sobre estas páginas, entretanto eu não retiro uma vírgula do que acabei de escrever.
Será bom vestir de novo a camisa da Seleção sem nos sentirmos zumbis dessa tropa teleguiada pelo Nosferatu. Penso na retomada de investimentos para a ciência e educação, no estímulo a professores, na defesa urgente e efetiva da nossa Amazônia, tão massacrada ao longo dos últimos três anos por causa da atual política de extermínio da fauna e flora brasileiras. Que aquele ministro contra o meio ambiente, contrabandista de madeira, também pague pelos seus crimes.
Após o 2 de outubro, enfim, entre outros desprazeres, não mais veremos a Besta por aí erguendo criancinhas nos braços, sem máscara, em plena pandemia, calamidade esta que já tirou a vida de tantos brasileiros. O número de mortos caminha para a triste marca dos setecentos mil óbitos. Brevemente, portanto, já tendo perdido a sua imunidade, o falso Messias verá o sol nascer quadrado.
Assim vai ser. Ache ruim quem quiser.
Marcos Ferreira é escritor
Aplaudindo sempre! Não retiro uma vírgula desse texto! Deus é Pai! Vamos nos livrar desta “Besta fera”!
Prezada Aurineide,
Bom dia.
Vamos nos livrar dessa Besta, sim.
Está mais perto do que longe.
Grato por sua leitura e opinião.
Feliz 2022 para você e família.
Cordialmente,
Marcos Ferreira.
O nosferato
Exatamente, amigo.
Abraço!
O Nosferatu “vai pagar e é dobrado, este meu penar”!
Mesmo que tenha que votar no nove dedos, só de mal prá aumentar a humilhação!
Mas enquanto existir a grande quadrilha, é difícil.
Um abraçaço!
Prezado Amorim,
Boa tarde.
Acredito realmente que o Nosferatu, após a perda da imunidade, pagará perante a Justiça por tantas safadezas, mandos e desmandos. Como eu disse, a contagem regressiva já começou.
Forte abraço e um feliz 2022 para você e sua família.
Marcos Ferreira.
Respeito e admiro a sua indignação.
Convém não esquecer que Bolsonaro foi eleito com a promessa de combate à corrupção. Não fosse a corrupção desbragada que mergulhou o povo na miséria e Bolsonaro não existiria, politicamente falando, a nível nacional.
E o que fez Bolsonaro?
Para proteger os filhos esqueceu todas as promessas, rasgou todos os compromissos, decepcionou o povo que nele acreditou.
Bolsonaro é um despreparado intelectual e, mais ainda, emocional, para o cargo que ocupa.
Mas daí a envolver um homem sério como o Moro neste mesmo balaio, vai uma distância muito grande
Moro quando percebeu que Bolsonaro queria usar a PF para trabalho seletivo, teve a dignidade de pedir o boné e entregar um dos mais importantes ministérios. É preciso ouvir a versão do Moro antes de fazer um julgamento precipitado baseando-se apenas nas afirmações de uma imprensa amestrada e paga a peso de ouro por grupos nacionais e internacionais que alimentam a esperança de chegar ao poder imbuídos dos mais espúrios interesses.
Quanto à referência que o maior escritor de Mossoró faz ao generais neste artigo, não corresponde à verdade. A quase totalidade dos Generais, Almirantes e Brigadeiros é constituída de homens honrados, conduta ilibada, e devotados ao serviço da pátria.
Não podemos a todos condenar por conta do comportamento reprovável de poucos. E estes poucos passarão à história como o que realmente são.
A prova de que a grande maioria do alto comando das Forças Armadas e os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica colocam acima dos cargos que ocupam os mais legítimos interesses do Brasil é o reconhecimento dos brasileiros, inclusive você, neste artigo hoje publicado.
Quando você afirma que Bolsonaro não contará com apoio para um golpe militar, opinião compartilhada pelos brasileiros, você aplaude a conduta destes homens que amam o Brasil.
O ano que se inicia será muito mais difícil do que 2021.
Que nas eleições o povo escolha um homem HONESTO para dar início a reconstrução deste país destruído pela corrupção que há décadas se instalou e está acabando com suas riquezas e invertendo os seus valores morais.
O CÉU SEMPRE MANDA ALGUÉM.
Um forte abraço deste seu leitor de todos os domingos.
Meu caro Inácio,
Embora eu discorde, também respeito a sua opinião sobre o ex-juiz Sérgio Moro. E acho que ele agiu com o mínimo de dignidade quando, diante a descarada interferência de Bolsonaro da Polícia Federal, chutou o balde e deixou o empreguinho de ministro do maior canalha que já assumiu a Presidência deste país. Mas já era tarde. Bolsonaro é um Midas ao contrário: tudo que ele toca vira bosta. No fim das contas, portanto, Moro se transformou num montículo de bosta, e daí não terá outro destino que não seja a lata do lixo da história. Quanto aos generais, eu quis me referir àqueles que apoiam cegamente o Nosferatu, a exemplo dos inúteis Eduardo Pazzuello e Augusto Heleno. Volto a dizer, porém, que toda essa corja está com os dias contados no desgoverno da “pátria amada”.
Forte abraço e um feliz 2022 para você e sua família.
Cordialmente,
Marcos Ferreira.
O Moro foi julgado suspeito meu caro, o intercept Brasil desmascarou tota a trama do Juiz ladrão e seus procuradores. Todas as menssagens foram comprovadas. O juíz foi político e parcial. A Lava-jato nunca foi pra combater corrupção, e sim pra combater o PT e tirar o Lula das eleições de 2018, e isso era fazia parte do golpe. Tirar a Dilma, não adiantaria, se o Lula se candidatasse em 2018 não é mesmo? Sua sentença foi uma farça judicial, e não sou eu quem diz! O mesmo juíz que disse não ser político aceitou ser minístro daquele que achodou a eleger e diz que foi enganado pelo Bolsonaro que não sabia do seu caráter. Todo mundo sabia. Se você é enganado por um pulha como bolsonaro, como pode querer ser presidente desse país, com que moral? Sérgio Moro é uma terceira via de Bolsonaro, um bozo de banho tomado. Obrigado, de nada!
Caro poeta Airton Cilon,
Você recordou aqui aspectos importantes quanto negativos, vergonhosos, sobre o ex-juiz Sérgio Moro, para o qual a lata do lixo da história está reservada. Grato por sua leitura e opinião. Feliz 2022.
Marcos Ferreira.
MF, aqui tá nublado, mas sinto q o Sol vai subir já já. Esse mormaço está fraco para chuvas.
Ele virá em 22, também sinto e desejo.
Você sabia que as raízes dele passa pelas brenhas do Apodi? É bisneto do velho Luiz Inácio e de dona Guilhermina, q veio – ela – para o Apodi, fugindo de uma seca braba. Quando viu Luiz Inácio foi paixão à primeira vista, era o contado pelas lavadeiras entre uma cantiga e outra, nas beiradas da lagoa.
Esse modo conversador de Lula é coisa dos Tapuias Paiacus. Depois conto mais.
Que 22 nos liberte. Vamos esperançar.
Meu poeta Aluísio Barros,
Que interessante a sua investigação e esclarecimento sobre as origens pitorescas e prosaicas do futuro (pela terceira vez) presidente do Brasil. Especialmente em ralação ao “modo conversador de Lula”, “coisa dos Tapuias Paiacus”. Depois conte mais. “Que 22 nos liberte. Vamos esperançar”. Feliz Ano-Novo!
Marcos Ferreira.
Onde foi que moro se tornou honesto?
Caro Fernando,
Bom dia.
Também não sei onde nem quando teve origem a suposta honestidade de Moro.
O que os fatos e a história mostram (no tocante às ações, abusos e desmandos contra Lula) é que ele nunca foi honesto.
Grato por sua leitura e opinião.
Marcos Ferreira.
Marcos !
Concordo com você temos que tirar o Jair Messias da presidência urgente, um despreparado, insensível, cruel e todos os adjetivos de ruindade agora voltar com a quadrilha dos noves dedos vai ser muito mais grave, ele passou 16 anos no governo e roubou com a sua quadrilha o quanto pôde, ele deveria estar na cadeia cumprindo a pena de 12 anos mas com o apoio dos seus comparsas do STF está infelizmente Solto.
Queria muito que povo brasileiro tomasse juízo e visse que essas duas Quadrilhas só nos fazem mal, como a eleição presidencial já está definida só nos resta rezar,orar e pedir a Deus que nos livre desses dois criminosos.
Caro Raniele Alves,
Bom dia.
Entendo e respeito o seu ponto de vista no tocante à possível volta de Lula ao poder. Como também concordo totalmente quando você diz que precisamos “tirar o Jair Messias da presidência urgente”. A esta altura, portanto, só o Lula tem chances (votos) para vencer esta eleição. Votei no Ciro Gomes na eleição anterior. Nesta, entretanto, para interromper e erradicar a necropolítica de Bolsonaro, votarei no Lula. O resto a gente vê depois.
Cordialmente,
Marcos Ferreira.
Apoiado.
Caro Paulo Lopes das Neves,
Obrigado por sua leitura e opinião.
Cordialmente,
Marcos Ferreira.
Boa tarde, Marcos!
Que tenhamos de fato boas opções em outubro…
Um passo de cada vez, essa é a perspectiva na esperança de novos tempos…eu acredito!
Abraços
Amiga Vanda Jacinto,
Também penso como você: “Um passo de cada vez, essa é a perspectiva na esperança de novos tempos”. Eu também acredito nisso. Dias melhores virão. Forte abraço e um feliz 2022 para você e sua família.
Marcos Ferreira.
Concordo com suas palavras. Precisamos eleger um novo governo preocupado com todos, principalmente com os menos favorecidos do neoliberalismo.
Prezado Paulo Lopes das Neves,
É isso mesmo de que este país, como qualquer um outro, precisa: justiça social, apoio aos “menos favorecidos”.
Cordialmente,
Marcos Ferreira.
Bolsonaro sempre foi corrupto, só não viu quem não quis ver. A safadeza dele e dos filhos não é de agora. Todos metidos na política partidária e asseclas da gente mais corrupta, há tempos! “Rachadinhas” são uma prática antiga, uma forma de corrupção mais do que conhecida. E ele e os filhos estão metidos nela desde que entraram na política. Nunca foram julgados porque têm o apoio do Judiciário e do MP fluminenses, que sempre fizeram vista grossa em troca de favores: são conhecidas fotos em que juízes e desembargadores são vistos confraternizando com esses maus elementos. As denúncias do MP contra alguns dos filhos são reconhecidamente mal feitas, claro que de propósito. Não bastassem tantas evidências (ou, pelo menos, indícios) da participação dos Bolsonaro em práticas de corrupção, mal investigadas ou simplemente ignoradas, havia (e há) ações dessa gente que ainda os tornam suspeitos em várias ligações com a milícia: cargos comissionados dados pela gangue a parentes de milicianos, um dos quais, o ex-PM Adriano da Nóbrega, foi assassinado numa insuspeitada queima de arquivo. E o que dizer da apreensão de 39 kg de cocaína num dos aviões presidenciais, em razão da qual um sargento ligado ao gal. Heleno fora preso na Espanha? O presidente foi investigado? E o general? Estranho, não? Essa é a gente que combateria a corrupção e o tráfico de drogas e poria o Brasil nos eixos? Idiota quem acreditou nesse pulha; espertalhão aquele que quer colocar boa parte dessa responsabilidade nos outros que não votaram nessa gente. Sendo bem claro: não foi o PT o responsável por Bolsonaro, deixem de cretinice! Foram vocês que votaram nessa Besta-Fera. E não venham subestimar a inteligência dos outros, porque havia outras opções pra votar. O PT estava envolvido na corrupção da PETROBRAS, mas bem menos do que o PL, o partido que sempre deu sustentação a Bolsonaro, inclusive agora. Os petistas envolvidos e definitivamente condenados foram
expulsos do partido. Quem diz que o PT destruiu o Brasil ou é imbecil, ou é canalha. E só mais uma coisa: LULA é inocente. E vai ser novamente presidente do Brasil, pra infelicidade dessas desgraças. Essa crônica é um alento. Feliz 2022!
Prezado Jessé de Andrade,
Como sempre, você nos traz uma visão nítida e didática da realidade sociopolítica deste país. São admiráveis a sua lucidez e capacidade argumentativa. Assino embaixo tudo que você disse (escreveu) com tanta coerência. Grato, mais uma vez, por sua leitura e depoimento neste espaço. Um feliz 2022 para você, sua família e para todo este Brasil tão sofrido e carente de melhores dias e oportunidades.
Cordialmente,
Marcos Ferreira.
A crônica “Com vocês, 2022”, do escritor Marcos Ferreira, no Blog Carlos Santos, é uma análise abrangente, profunda e bem-fundamentada a respeito da realidade triste e perturbadora pela qual passa a base da pirâmide com esse governo incompetente e cruel.
Caro João Bezerra de Castro,
Bom dia.
Como eu disse na crônica, a contagem regressiva para que nos livremos dessa criatura nefasta (ao menos no tocante à Presidência) já começou. Dias melhores virão. Grato por sua leitura e depoimento. Feliz 2022 para você e sua família.
Cordialmente,
Marcos Ferreira.
Concordo com você e não podemos perder a ESPERANÇA que ele saia pra nunca mais voltar.
Prezada Regina,
Bom dia.
Tenho muita fé de que esse elemento desumano seja fragorosamente derrotado nas urnas e, sem a tal imunidade, responda pelos vários crimes, mandos e desmandos que ele praticou enquanto presidente da República. Quem viver verá. Forte abraço e um feliz 2022 para você e sua família.
Marcos Ferreira.
Estou contando os dias a partir de hoje, para voltarmos a ter esperanças! Estamos com muita luta sobrevivendo a essa praga que não é a do Egito mas tem sido sofrida do mesmo jeito. Mas eu vejo uma luz, a Luz de Luiz, aquele Silva como muitos brasileiros, que passou fome, que foi preso na ditadura por liderar greve por melhores salários, que perdeu a esposa, neto e irmão e se manteve íntegro e com muita vontade de fazer de novo o seu povo feliz! Que seja um feliz 2022. E como diria o Bechior na canção: ” Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro”
É isso aí, meu caro Airton Cilon.
Vamos nos livrar dessa praga, que é muito pior que a do Egito. A contagem regressiva foi iniciada. Dias melhores se aproximam. Depois, quando Lula assumir a Presidência e a Besta perder a tal imunidade, será a hora de Bolsonaro responder por seus abusos, mandos e desmandos. Deixe estar, poeta.
Cordialmente,
Marcos Ferreira.
E que venha a Luz (ou Luiz). Excelente Ano Novo a todos. Quanto a mim, me jogo de peito aberto na vida, sem medo de ser Feliz.
Querida Cristiane dos Reis,
Bom dia.
Estamos mais perto do que longe de nos livrarmos daquele ser desumano. Pois há uma luz (ou Luiz) no fim do túnel. Feliz 2022 para você e os seus, com muita saúde, paz e prosperidade.
Cordialmente,
Marcos Ferreira.
Bom dia de um janeiro que se inicia trabalhoso, complicado, difícil mas com muita esperança. O que muito me aflige é que queremos um outro país feito ou refeito por uma única pessoa?! É isso mesmo?!
Existe um parlamento a ser também lavado e levado pra qualquer lugar que não seja Brasília mas não se fala dele!
Falo do Rio de Janeiro onde temos um único, e temos o dever de defender, candidato ao senado que é o Molon. E para a câmara? E para a ALERJ? E, agora, o medo aumenta, para o governo do estado do Rio de Janeiro? mourão, claudio castro?! Tudo com minúsculas, óbvio! Vamos cerrar fileiras com o Freixo ou vamos deixar o Rio continuar no caos, na lama, no inferno?
Em São Paulo, como estão?!
Em Minas, com o zeuma?
E para terminar esse meu bla-bla-blá, temos que ouvir as, os jovens para sabermos o que pensam e trazê-los para nosso lado.
As igrejas evangélicas continuam dominando com a Frente parlamentar evangélica.
Ou nos politizamos ou iremos para o 2o.turno, que pra mim é uma derrota, desesperados.
Só um objetivo: PRIMEIRO TURNO com um PARLAMENTO PROGRESSISTA DE ESQUERDA..
Prezada Jurema Gomes,
Bom dia.
Você fez uma análise precisa e pertinente sobre o atual cenário político brasileiro. A coisa é mais complexa do que parece. Sim, concordo com você, entre outros pontos: é preciso “cerrar fileiras com o Freixo”. Muitíssimo obrigado por sua leitura e depoimento. Desejo um feliz 2022 para você e sua família.
Cordialmente,
Marcos Ferreira.
O POPULISMO SÓ GERA MISÉRIA, ATRASO E FOME.
VEJAM A VENEZUELA, ARGENTINA E CUBA.
NÃO EXISTE VARINHA DE CONDÃO.
PARA FRENTE É QUE SE ANDA.
O BRASIL NÃO PODE VOLTAR A SER GOVETRNADO POR UM BANDO QUE COLOCOU IUM ANALFABETO DESLUMBRADO COM OS ENCANTOS DA BURGUESIA E DESTRUIU A ECONOMIA DO PAÍS.
LUGAR DE LADRÃO É NA CADEIA.
O CÉU SEMPRE MANDA ALGUÉM.
////
LAWRENCE CADÊ O COENTRO?
STJ SUSPENDEU AUMENTO SALARIAL DOS VEREADORES DE NATAL? E O AUMENTO SALARIAL DOS VEREADORES DE MOSSORÓ?
Prezado escritor Inácio Augusto de Almeida,
Boa tarde.
Você não é o dono da verdade nem da razão, mas é um sujeito bem-intencionado e sensível às dificuldades por que passam as pessoas. mais carentes deste país. Divertimos em alguns aspectos, portanto, porém eu votaria em você, sem medo de ser feliz, se o amigo se lançasse candidato à presidente da República. A mesma coisa vale para Mossoró. Porque você tem solução para os nossos problemas.
Cordialmente,
Marcos Ferreira.
CORREÇÃO, amigo Inácio: ***divergimos em alguns aspectos…
Caro Marcos,
Concordo em gênero, número e grau com sua crônica, não retiro uma vírgula ao que se refere ao Nosferatu ou a Besta chamada de mito. Governo cruel, insensível, ou digo melhor, totalmente despreparado. Tivemos um retrocesso incalculável nesses quatro anos, só não enxerga quem não quer admitir o erro estratosférico de tê-lo colocado na Presidência.
E que venha a Luz(ou Luís) e, com ele, dias melhores para o povo brasileiro, sem medo de ser feliz!
Feliz Ano Novo para você e para a nossa querida Natália!