segunda-feira - 15/04/2013 - 10:23h
Mossoró

Comandante geral da PM emite nota sobre morte

Em nota oficial emitida pelo coronel Francisco Araújo Silva, comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM/RN), ele dá a posição oficial da instituição em relação à morte do universitário  – Universidade Potiguar-UnP, Campus de Mossoró – José Fernandes Castelo, 19, morto em operação policial no último sábado (13), em Mossoró.

Veja abaixo:

Em virtude do fato ocorrido no último sábado, 13, em Mossoró, onde José Fernandes Castelo, 19 anos, faleceu após ocorrência policial, na qual, conforme informações iniciais, o condutor teria desobedecido a ordem de parada dos policiais de serviço, chegando a praticar direção perigosa, ocasionando o atropelamento de pedestres, a Polícia Militar do RN vem a público esclarecer que:

Todos os Militares envolvidos na ocorrência foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para serem ouvidos e prestarem os devidos esclarecimentos à Autoridade Policial;

Após os procedimentos investigatórios iniciais, todas as armas de posse dos Militares envolvidos na ocorrência foram recolhidas a fim de servir como base para os exames balísticos, conforme preceitua a Lei;

Imediatamente, após a abertura do Inquérito Policial na Delegacia Civil, os Militares foram ouvidos por um Oficial da PM no 2º BPM sobre o ocorrido para abertura do procedimento administrativo de investigação no âmbito institucional;

Na manhã desta segunda-feira, 15, o Comando da PM determinou a instauração de um Inquérito Policial Militar, tendo sido designado um Oficial do Comando de Policiamento do Interior, lotado em Natal, para garantir a lisura e a imparcialidade nas investigações no âmbito institucional;

Como forma de preservar a seriedade e a legalidade das investigações, todos os PMs que atuaram diretamente na ocorrência policial foram afastados do serviço operacional até a conclusão dos procedimentos investigatórios no âmbito institucional.

Dessa forma, no âmbito institucional todas as providências legais e administrativas foram tomadas com o objetivo de investigar e esclarecer a ocorrência policial, bem como subsidiar no que for necessário para as investigações a cargo da autoridade de polícia judiciária.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Segundo informações da própria PM, o jovem conduzia um Honda Civic quando furou uma barreira policial, tendo sido perseguido por mais de oito quilômetros sem atender as ordens para parar o carro.”
    Fica até difícil acreditar que isto tenha acontecido.
    Esta morte poderia ter sido evitada.
    Outras mortes nestas mesmas circunstâncias poderão ser evitadas.
    Basta não possibilitar que o condutor de um veículo ao ser mandado parar consiga acelerar e tentar evadir-se.
    Com o uso de um equipamento de pouco custo torna-se impossível qualquer condutor de veículo não obedecer a ordem de parar.
    Não é possível que a polícia do RN desconheça este equipamento.
    Não é possível.
    Que Deus nos proteja.
    HOJE, DIA 15 DE ABRIL E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
    O PROFESSORADO DE MOSSORÓ RECEBE O PISO NACIONAL QUE É DE 1.567 REAIS?

  2. Samir Albuquerque diz:

    Não ia tecer comentários sobre o caso do estudante José Fernandes Castelo de 19 anos, que, na noite de sábado (12/04), morreu após perseguição policial. Porém, diante de comentários infelizes e porque não, imbecis, me sinto no dever de fazê-lo.

    De ser uma tragédia, que um jovem de 19 anos morra, disso não há o que questionar, agora, querer jogar a culpa sobre os policiais é o cumulo do absurdo!

    Com todo o respeito a perda de uma vida, bem como, a dor de sua família e amigos, a culpa foi dele, exclusivamente dele, talvez, possamos até estendê-la subsidiariamente, a seus pais e amigos, pela não imposição de limites quando menor, talvez, por ler-lhe dado a sensação de que estaria acima da lei, que o dinheiro de sua família poderia apagar suas bobagens, enfim, não sei. De seus amigos, quando, sabendo que o mesmo tinha enchido a cara (E aqui, vão dizer que não, que ele mal tinha bebido), e mesmo assim, deixaram que ele saísse dirigindo, pondo em risco a população.

    O que é certo contudo, é que, diante de uma barreira policial, o mesmo, ao invés de reduzir e parar, como foi solicitado, fez foi avançar, empreendendo fuga. Cabe dizer aqui que, eu, desde que tirei minha habilitação, NUNCA fui “parado” de carro em uma blitz, alias, aqui como em todo Brasil, é bem difícil que alguém seja parado de carro em uma barreira policial, geralmente, tal só ocorre quando os policiais percebem o nervosismo ou traços de embriagues do condutor.

    Dai, diante de tal, sem falar na insegurança que assola nossa cidade, a policia, cumprindo seu dever, passa a perseguir o carro. Perseguição que começa na Leste Oeste, percorre ruas da Boa Vista (Inclusive a minha, passando em altíssima velocidade, quase atropelando pessoas que estavam a atravessar a rua, por milagre, não matando um motociclista que estava passando no cruzamento no qual, passou o rapaz, sem buzinar ou dar qualquer sinal de sua aproximação), indo até à Nova Betânia, só parando, depois de ser alvejado pela policia.

    Nessa “brincadeira”, o “responsável cidadão” atropelou três pessoas que “não tinham futuro”, sem “qualquer contribuição a dar” para o futuro e a sociedade, pessoas que “não merecem” o “respeito a vida” e podem ser “dispensadas”. Uma velhinha, um motociclista, ambos em estado grave, que mesmo que sobrevivam, levarão sequelas para o resto da vida e um terceiro que, por milagre, escapou apenas com escoriações leves.

    Não se enganem, o mostro não é o policial, a vitima não é o José. Não invertamos os papeis. As vitimas são a velhinha, o motoqueiro e a outra pessoa, são todos os que foram expostos ao risco, que poderiam ter perdido suas vidas pela imprudência e pela atitude CRIMINOSA desse rapaz! O mostro é ele mesmo, ou ainda, essa cultura imunda que vigora entre nossos jovens de que, encher a cara é “massa”! de que, conseguir fugir da policia é “moral” (não se enganem, se esse rapaz tivesse conseguido fugir da policia, hoje estaria continuando a encher a cara, só que agora, se vangloriando da fuga empreendida). Mais que ele, esta é o verdadeiro mostro.

    Não vejo qualquer abuso por parte dos policiais, muito pelo contrario, penso que esperaram demais. Se falharam em algo, penso que foi em não ter parado esse “cara” antes. Antes de ter “catado” a velhinha. Antes de ter, provavelmente, acabado com a habilidade laboral desse motociclista. Antes desse idiota ter colocado em risco, a vida de minha mãe, meu pai, meu irmãozinho, minha tia e meus primos que estavam expostos, sentados na calçada, bem como, um “monte” de outras crianças que brincavam nas calçadas da Boa Vista.

    Como dito, é trágico a morte de José. Sem duvidas! Não só pela perda da vida, mais ainda pelo sofrimento que isso causa a sua mãe e pai, irmãos, demais familiares e amigos. Mas, também é trágico pela impossibilidade de o mesmo vir a responder pelos seus atos. Ser “homem” na maior parte é isso. Infelizmente, não veremos isso.

    Por fim, em que pese, infelizmente, não tenha sido possível que a policia tenha conseguido parar o moço sem tê-lo alvejado (e aqui vale destacar que, onde o José foi atingido, fica óbvio que os policiais estavam tentando atingir os pneus), ainda assim, devemos dar os parabéns aos policiais por terem conseguido evitar mais mortes. Vocês, em nenhum momento foram monstros, ou agiram de forma errada. Agiram no extrito cumprimento de seus deveres como guardiões da sociedade. Assim, pelas vidas que salvaram, obrigado!

    à família e aos amigo do José, Sou totalmente solidário à dor de vocês, entendo que, diante do sofrimento causado pela perda, se busque jogar a culpa sobre outrem. Perfeitamente compreensível. Que Deus venha a consola-los.

    E por fim, fica de alerta a todos os jovens como eu… Pelo amor de Deus, se for beber, não dirija, para que não venham a fazer uma besteira como essa que foi feita no sábado, podendo até resultar na morte de uma velhinha ou até uma criança, bem como, a sua própria. Seja responsável!

    • Junior diz:

      Boa análise, não tem como tentar “moldar a verdade” afim de tentar mostrar somente o lado de uma vítima. A polícia estava fazendo seu papel, nada mais que isso. As pessoas não foram atropeladas pela polícia e sim pelo jovem que se evadiu contra a vontade de quem tinha a missão de manter a ordem. Não há como elaborar outro roteiro para a atual juventude, que torna-se cada vez mais (com suas exceções é claro) imediatista, fútil, buscando como última válvula de escape as bebedeira e as festanças.
      No final das contas podemos somente lamentar o ocorrido e ressaltar que muito dificilmente outros aprenderão com o ocorrido, pois infelizmente somos uma sociedade que não respeita sua história, muito menos suas origens e espero que as autoridades continuem o seu trabalho, coibindo infratores e mantendo a ordem em nossa cidade.

  3. Gilmar diz:

    Dito, Samir.
    Pego carona nesse seu comentário e acrescento: todo monstro, pilantra etc., quando pode, se faz de vítima.
    Essa história de ser universitário e coisa e tal é balela. Conversa fiada mesmo. Gente ruim está em toda esfera social, principalmente nos cargos mais “altos”.

    Mas vamos aguardar o desfecho das investigações.

    • Samir Albuquerque diz:

      Caro amigo, na verdade, não creio sinceramente, que o rapaz fosse uma pessoa ruim, mas, no caso em tela, ele errou e é/foi o culpado de tudo o que se seguiu.

      De fato, lamento muito a perda de sua vida. O que quero enfatizar é que, de forma alguma, devem ser os policiais apresentados como culpados. Tenho certeza que, nenhum dos nobres oficiais queria ver tal incidente acabar com a morte do motorista.

      Novamente, deixo os meus parabéns aos policiais. Esse incidente mais e mais demonstra suas dificuldades para nos proporcionar segurança, uma vez que, até quando fazem seu dever, teem que ouvir alguns falando mal deles. A eles, minha sincera admiração.

      • Carlos Santos diz:

        NOTA DO BLOG – Samir, bom dia. Parabéns por sua colaboração ao bom debate, sem emocionalismo, sem passionalismo, sem maniqueísmo, com a intenção de contribuir à discussão séria e enriquecedora. E, ao mesmo tempo, reiterar o lamento a essa tragédia que afetou as pessoas atropeladas (as primeiras e grandes vítimas), ao rapaz morto e à própria polícia que ao agir certamente o fez com a intenção de evitar o pior. Que Deus possa iluminar a todos e esse episódio nos traga alguma lição. Obrigado

        • Samir Albuquerque diz:

          Eu que agradeço os amigo Carlos. É sempre um prazer/dever contribuir para um debate de interesse de todos nós cidadãos, sobretudo, em um espaço que nos permite expor nossos pontos de vista, sem censura.

          De fato, o que mais queremos, é que esse episódio traga lições a todos nós, sobretudo, a de que, se beber, não dirija, não coloque sua vida e a vida de outrem em risco. Abraço!

      • Gilmar diz:

        Car@s,
        O dizer é um abismo – ninguém pode evitar as infinitas interpretações que um enunciado pode gerar. Cada resposta depende da visão de mundo de cada um e de suas condições de inferências lingüísticas. Além disso, há também os interesses pessoais que enviesam o sentido do discurso. É resvalar num abismo, repito. E corremos esse risco toda vez que proferimos um enunciado.

        Asseguro: nenhuma dessas postagens tendo a minha por referência dialoga com o que eu disse, mas dialoga com ideia que seus autores têm em mente – talvez como projeção das possíveis interpretações.

        Lamento MUITO o “desfecho” trágico de todo esse episódio. Lamento o sofrimento que ele causou aos seus familiares e às vítimas que ele atropelou. Quanto às vítimas que ele atropelou não sei até quando elas sofrerão as consequências dessa fatalidade. A idosa acidentada não é mãe de nenhum de nós. Se fosse, isso mudaria MUITO o teor de MUITOS comentários feitos aqui.

        Quanto aos policiais, não sei se agiram de má-fé. Por princípio sou VEEMENTEMENTE contra qualquer tipo de assassinato . Há, com certeza, muitos bandidos de farda. Tem que haver um sério inquérito policial. Isso pode vir ao caso. Por isso finalizei meu primeiro comentário assim:
        “Mas vamos aguardar o desfecho das investigações.”

    • Ramon H diz:

      Como vc concorda com esse cara? Ze sempre foi um cara calmo e sim ele bebeu no dia errrou em dirigir, errou tbm em furar a blitz niguem diz que ele tava certo, mais em momento nenhum disso o policial podia atirar nele um jovem com toda vida pela frente e bem quisto por onde passava eu tenho certeza se vc for na faculdade e perguntar coisas sobre ele vc irá saber como ele e, todos nos ja fizemos besteiras nem por isso a policia tem o direito de abater meu amigo, não tem nem como descrever como deve estar os pais e irmaos. Vcs abrem a boca pata falar mau sem nem saber de quem vcs falam.eu espero tudo de pior para os polícias envolvidos e espero que eles lebrem o erro que ffizeram todas vezes que forem durmi

      • Samir Albuquerque diz:

        Amigo, respeito a dor da família, bem como, dos amigos, como dito e reiterado em resposta a postagem do Gilmar.

        “Caro amigo, na verdade, não creio sinceramente, que o rapaz fosse uma pessoa ruim, mas, no caso em tela, ele errou e é/foi o culpado de tudo o que se seguiu. ”

        Tratei do caso, não da pessoa. Meus pesares.

      • Junior diz:

        Caro colega Ramon, reconheço sua dor e da família do rapaz, mas sejamos sinceros não podemos avaliar somente um lado, lembre-se dos familiares das pessoas atropeladas, ponha-se no lugar delas por um momento e você pensará duas em suas palavras.

    • Cláudio diz:

      Bom, ele errou sim em não ter aceitado a ordem de parar, mas não vamos julgar sem conhecer.
      Essa sua fala: “Essa história de ser universitário e coisa e tal é balela. Conversa fiada mesmo. Gente ruim está em toda esfera social, principalmente nos cargos mais “altos”.”
      Me desculpe de verdade, mas foi no minimo ridícula, pode acreditar, porque se fosse um filho seu e você falasse que ele fazia faculdade e uma pessoa falasse essa mesma coisa pra você, jamais iria aceitar, então não vamos julgar ninguém!
      E olhe Gilmar, como você mesmo disse, pessoas ruins está em todo lugar, eu prefiro acreditar que você faz parte desse quadro, com certeza! Sem escrúpulos!

  4. Paulo eduardo diz:

    Caro Carlos,

    Compactuo com os comentários de Samir , preciso. Quanto ao seu Inácio , teórico e profundo conhecedor de Segurança Pública , deveria assumr os destinos da Segurança do Estado , alías , minto , de todo o Brasil , só assim , todos os problemas de segurança seriam resolvidos, para não dizer o contrário….. Confesso1
    Esse Senhor , já discutiu segurança Pública , com autoridades com vasta experiência , e conhecimento internacional em abordagem policial . Teima em dizer que sabe tudo em segurança , mais na verdade não sabe de nada , vem ao Blog , até com certa eloquência , emitir opiniões , que se fosse assim , seria bom . Mas na verdade , diz as soluções como se fosse o dono da verdade.

    Será que ele conhece as ruas?
    Será que já foi policial?
    será que já estudou o Asssunto?
    Por Favor , em tudo quer culpar a Polícia . Quem tem que dizer os culpados , é o poder dever estatal , na sua jurisdição , com brevidade e satisfação!

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Dê-me paciência, Senhor.
      Eu apenas disse que este caso poderia ter sido evitado.
      Outros casos iguais poderão ser evitados e de uma forma mais do que simples.
      BASTA IMPEDIR QUE O CONDUTOR DO VEÍCULO TENHA CONDIÇÕES DE TENTAR EMPREENDER FUGA!
      Será que eu escrevo em javanês?
      Nunca afirmei que sei tudo sobre segurança.
      Apenas consigo enxergar o óbvio.
      É POSSÍVEL IMPEDIR QUE UM MOTORISTA AO SER PARADO EM UMA BLITZ POLICIAL CONSIGA TENTAR EMPREENDER FUGA!
      Vou repetir para ver se me entendem:
      É POSSÍVEL IMPEDIR QUE UM MOTORISTA AO SER PARADO EM UMA BLITZ POLICIAL CONSIGA TENTAR EMPREENDER FUGA!
      Quanto ao procedimento dos policiais neste caso, considero correto.
      Eles não sabiam de quem se tratava.
      Assim como era um estudante universitário se divertindo e que por medo de perder a carteira de motorista resolveu desafiar a policia, poderia ser um bandido da mais alta periculosidade. Tanto é prova de que os policiais agiram corretamente que os tiros foram disparados a meia altura ou a baixa altura, visando atingir os pneus. Tivessem os policiais atirado tentando atingir o motorista os vidros do carro teriam sido atingidos pelos disparos.
      Comento neste blog há bastante tempo e com uma frequência que reconheço até exagerada.
      Mas nunca, nunca ofendi quem quer que seja.
      Nunca duvidei da capacidade de análise de ninguém.
      Sempre faço os comentários na tentativa de apresentar soluções.
      Mesmo quando critico administradores públicos, sempre apresento o problema acompanhado de uma sugestão.
      Entendo que é preciso compreender que nem todos veem assim.
      Num mundo em que não conseguiram entender Jesus, Francisco e Teresa, como esperar que entendam Inácio?
      Que Deus nos proteja.
      O PROFESSORADO DE MOSSORÓ RECEBE O PISO NACIONAL QUE É DE 1.567 REAIS?
      HOJE, DIA 15 DE ABRIL E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.

  5. Pedrinho vale diz:

    quem matou esse estudante foi ele mesmo que SE MATOUA, pois as atitudes deles fizeram acontecer essa fatalidade e a policia nao pode advinhar que uma pessoa q fura a barreira policial, que atropela 3 pessoas , que faz varias viaturas e dezenas de policias atras dele queiram imaginar que seria uma pessoa de bem ao volante! quantos policias são mortos e nao vejo ningum os defendendo-os

  6. erivan diz:

    MINHA QUERIDA VÓVOZINHA DIZIA O SEGUINTE; BOA MARIA FAZ, EM SUA CASA ESTA EM PAZ . SE ESSE RAPAZ ESTIVESSE NA IGREJA ORANDO OU REZANDO A PROBABILIDADE DELE ESTA A SETE PALMOS DO CHAO ERA MINIMA, NAO ESTOU DIZENDO QUE NA VOLTA DA IGREJA NAO TERIA ACONTECIDO ESSE TRAGEDIA , MAS COMO DISSE SERIA MUITO DIFICIO TER ACONTECIDO .

  7. Rui Nascimento diz:

    Concordo em gênero, número e grau com suas explanações Samir, sem por nem tirar. O rapaz pôs em risco sua própria vida quando tomou tão irresponsável e tresloucado desatino, e, o fato de ser jovem não lhe dá nenhum direito de pôr em risco a vida de ninguém, a dele sim, ele tinha todo o direito de fazer o que quisesse e o fez. Sua irresponsabilidade custou sua própria vida. Mas antes a dele do que a de inocentes.
    A dor de sua família é incomensurável e respeito profundamente, pois sou pai e não desejo tão trágico desfecho para meu pior inimigo (que graças a Deus não tenho). Nós pais, somos quem mais sofremos com as atitudes impensadas de nossos filhos, mas ele (o rapaz) não pensou nisso. Por que? Esse é apenas um dos muitos porquês que fazemos ao ver um jovem, no começo da vida, cometer tão absurdo desvario!
    Nossos jovens não têm mais limites pra nada e isso começa bem cedo, lá na infância, quando muitos pais não impõem limites às suas, ainda, crianças e o resultado está aí, nas ruas, todos os dias: uma verdadeira “guerra urbana”.
    Ao descompasso da juventude de hoje muitos pais costumam ter como resposta uma frase retórica: “os tempos mudaram”. Então, eis as consequências dos “novos tempos”… Ou seria da falta de atitude e de limites dos próprios pais?

    • Samir Albuquerque diz:

      Amigo Rui, eu não sou pai, mas, sou filho, assim, permita-me discordar de ti apenas nisso, Ele não tinha direito nem de se colocar em risco, porque a sua morte atingiria e de fato atingiu a sua família. Citando a celebre frase
      ” Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” (Saint-Exupéry), ele tinha uma responsabilidade com sua mãe, seu pai, seus irmãos e toda sua família, bem como, junto a seus amigos, assim, não lhe era, como a ninguém o é, colocar em risco sua vida, podendo causar uma dor causticante e perene no coração dos seus. Eu de fato, lamento demais a dor da família. No mais, obrigado pelas palavras.

  8. Antonio Augusto de Sousa diz:

    Concordo perfeitamente com Samir, pois o fato dele ser universitário, ou os pais terem dinheiro, não lhe dar o direito de sair bêbado pondo em risco à vida das pessoas. Outra, se êle não parou na barreira policial, é porque alguma coisa de errado estava fazendo. Lamento pelos pais, que com certeza queriam o melhor para êle. Talvez tenham falhado apenas, em não ter-lhe ensinado que dinheiro e poder não é tudo.

    Sou um costumaz crítico do aparelho policial quando merecem. Mas, nesse caso temos que dar os parabéns aos policiais. Vocês cumpriram com o seu dever e graças a Deus evtaram mais mortes.

  9. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Dê-me paciência, Senhor.
    Eu apenas disse que este caso poderia ter sido evitado.
    Outros casos iguais poderão ser evitados e de uma forma mais do que simples.
    BASTA IMPEDIR QUE O CONDUTOR DO VEÍCULO TENHA CONDIÇÕES DE TENTAR EMPREENDER FUGA!
    Será que eu escrevo em javanês?
    Nunca afirmei que sei tudo sobre segurança.
    Nunca afirmei que neste caso de trágico desfecho alguma culpa cabe aos policiais.
    Apenas consigo enxergar o óbvio.
    É POSSÍVEL IMPEDIR QUE UM MOTORISTA AO SER PARADO EM UMA BLITZ POLICIAL CONSIGA TENTAR EMPREENDER FUGA!
    Vou repetir para ver se me entendem:
    É POSSÍVEL IMPEDIR QUE UM MOTORISTA AO SER PARADO EM UMA BLITZ POLICIAL CONSIGA TENTAR EMPREENDER FUGA!
    Quanto ao procedimento dos policiais, neste caso, considero correto.
    Eles não sabiam de quem se tratava.
    Assim como era um estudante universitário se divertindo e que por medo de perder a carteira de motorista resolveu desafiar a policia, poderia ser um bandido da mais alta periculosidade. Tanto é prova de que os policiais agiram corretamente que os tiros foram disparados a meia altura ou a baixa altura, visando atingir os pneus. Tivessem os policiais atirado tentando atingir o motorista os vidros do carro teriam sido atingidos pelos disparos.
    Comento neste blog há bastante tempo e com uma frequência que reconheço até exagerada.
    Mas nunca, nunca ofendi quem quer que seja.
    Nunca duvidei da capacidade de análise de ninguém.
    Sempre faço os comentários na tentativa de apresentar soluções.
    Mesmo quando critico administradores públicos, sempre apresento o problema acompanhado de uma sugestão.
    Infelizmente é preciso compreender que nem todos consigam ver assim.
    Num mundo em que não conseguiram entender Jesus, Francisco e Teresa, como esperar que entendam Inácio?
    Que Deus nos proteja.
    O PROFESSORADO DE MOSSORÓ RECEBE O PISO NACIONAL QUE É DE 1.567 REAIS?
    HOJE, DIA 15 DE ABRIL E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.

  10. Luiz Junior diz:

    Sem Muito Acrescentar concordo em genero e grau com os comentários do Samir.

  11. Maria do Céu de Albuquerque diz:

    Nobre Jornalista – Carlos Santos: – O fato que eu tenho Convicção e Deduzo ser muito estranho, é que NÃO aparecem as Fotos de Acidentes,Colisões e, sequer os Nomes das Supostas Vítimas de Eventuais Atropelamentos e principalmente – Colisões “LITERALMENTE” em Motos,como foram Citados em Jornais Impressos e alguns Blogs, Tv’s Abertas e Assinantes de TVs em Mossoró-RN e, como também,em Redes Sociais.
    Pra mim essa Estória está “LITERALMENTE” Má Contada.
    Hoje, assistí entrevistas do Ten-Cel – Alvibar, porém, ele citou apenas o nome de um tal de NAPOLEÃO (aleatoriamente) no meu Entendimento – como Vítima de Atropelamento do Honda Civic, côr Preta e, dirigido pelo Estudante Universitário do Curso de Engenharia Civil – José Fernandes Castelo,19 anos de idade.Todavia, Esclarecimentos estes, Muito “Vagos,e Inócuos”, por parte do nosso Comandante do 12 BTL (Mossoró-RN) – Sr Ten-Cel – ALVIBAR.
    Os Familiares desse Jovem Universitário, que teve a Vida Ceifada Precocemente, Deveriam Solicitar a presença de um Promotor Público da Justiça,para Acompanhar In-loco, os Procedimentos e todo o decorrer da Instauração do I.P.M. (Inquérito Policial Militar),para sentirem a sensação de Imparcialidade e Lisura, quanto as Ações dessa Corporação.
    Tenho Dito
    Muito Obrigada, Brilhante Jornalista e Excelente Blogueiro – Carlos Santos..

    • Correia Lima diz:

      Senhora Maria do Céu e Senhor Gilmar
      A entrevista do TC Alvibá , foi simples e direta , colocou-se os fatos
      a) Operação Legal
      b) Conduta de “fugir do bloqueio””
      c) Fatalidade do acontecimento

      Nenhum de nós que comandamos os batalhões da cidade . desejaríamos tal fim . a um jovem que teria uma vida pela frente . Os acontecimentos serão apurados e acompanhados pelo MP , com certeza. Para dá maior lisura ainda , foi designado um oficial de Natal , para presidir o feito. Haverá paralelamente um Inquérito Policial Civil , apurando o caso. Portanto , esses feitos , vão apurar e informar todo o acontecimento .
      A postura do TC Alvibá , foi de informar como se processará todo à apuração de modo
      que as dúvidas sejam tiradas e o devido encaminhamento à justiça.

      Quanto ao Senhor Gilmar , não sei qual é a sua profissão , mas com certeza terá BANDIDOS nela também . Cortamos na própia carne , com 458 PMs . expulsos da corporação por conduta indevida , em um universo de 10.000 PMs , O senhor tira a percentagem. A grande maioria dos policias são honestos e servem a sociedade com honestidade. Me coloco a inteira disposição.

      Maj Correia Lima

  12. carlos alberto diz:

    Caro Carlos, o problema começou errado quando esse jovem já saiu de casa com intenção de beber e depois dirigir um Honda Civic de 192 cavalos q na mão de um irresponsável se torna uma arma fatal. A sociedade que nós vivemos é ” PATERNALISTA ” onde a maioria dos pais só sabem passar a mão na cabeça dos filhos. Que deus conforte essa família e todos seus amigos. DESCANSE EM PAZ!!!!

  13. vitor diz:

    É, se a polícia deixar passar tds que furarem as barreiras quantos bandidos vão deixar de ser pego.?
    Se vc está e é correto obedeça a ordem. então infelismente morreu e prejudicou a vida dos policiais.
    Esse Inácio tão sábio compre os equipamentos que assim tds os carros vão ser controlado quando desobedecerem ???????!!! kkkkkk faça uma doação ôme ensine a usar inclusive ajude, colabore cara.
    SE VC ESTESSE SIDO VÍTIMA DE BANDIDO EM ASSALTO, ASSACINATO, ARROMBAMENTOS OU OUTRO TIPO DE VIOLÊNCIA COMO MEU COLEGA A ESPOSA PERDEU o BEBÊ PELO TRAUMA EM ASSALTO AÍ, VC FICARIA CALADO E OU DIZIA PEGA POLIICAL TDS Q DESOBEDECEREM. SE FOI SÓ POR BEBIDA ALCOÓLICA PESSA DESCULPA E PAGUE A MULTA ORA ESSA. TDS SABEM Q Ñ BEBA E DIRIJA. BEBEU LEVE ALGUEM PARA DIRIGIR P VC.

  14. CALIBRE 50 diz:

    Assassinato não tem justificativa,quem ele atroplelou,quem são essas pessoas,quem são seus familiares,caso contrário ficam muito vagas as informações.Assassinato não tem justificativa!

  15. kiara diz:

    Acho que vivo em outro mundo, não é possível que os policiais estejam sendo vistos como bandidos e o que furou a barreira policial, atropelou 3 pessoas sendo que 1 encontra-se em estado grave é visto como a unica vítima…

  16. Iris Maia diz:

    Ao meu ver foram duas posturas e atitudes erradas, este jovem que furou uma barreira policial, que com certeza estava irregular, porque quantos de nós já passamos por blitz e tranquilamente passamos pela fiscalização sem contratempos ou até mesmo recebemos multa por alguma irregularidade no veículo ou na própria documentação. No entanto a atual questão da Lei Seca é que as pessoas tem que entender e mudar a postura, quem não bebe não temos problemas, mas quem bebe tem que criar o hábito de andar de taxi, um amigo para dirigir, enfim tem que se programar para esta nova condição, inclusive senhores pais e senhoras mães fiscalizem seus filhos e quando o presente a um filho ou filha for um carro, lembrem-se que ao mesmo tempo que um carro facilita em muito a vida de qualquer ser humano, costumo dizer que um carro é uma arma, na mão daqueles que não tem responsabilidade para usá-lo. No entanto sou totalmente contra a perseguição porque quase fui vítima certa vez de uma viatura da Policia Federal na contra-mão, na curva da saída do posto para Fortaleza e eu vinha de Tibau com o carro cheio de crianças. Graças a Deus fomos livrados. A perseguição dese final de semana deixou um lastro de morte e de acidentados, pelo que se sabe até então nenhum marginal, nenhum ladrão. Creio que os que estão muito a favor se fosse um ente querido seu o pensamento fosse difeente. Não sei quem é este rapaz, nem tão pouco sem quem são os policiais, mas, acho que temos TODOS que tirar uma grande reflexão sobre esta tragédia. Vamos educar, orientar nossos filhos, nossos sobrinhos a respeitar as leis, vamos monitorar estes mesmos jovens quando especialmente estudam fora de casa, não se preocupar apenas de muni-los de todas as condições financeiras, sem orientar quanto ao limite à vida, às leis. Creio também que os Comandos das Policias de todo o Brasil, porque são vários os casos de carros metralhados portando pessoas que não são marginais, devem adotar uma postura de respeito à vida, atirar pelas costas????, sem saber quem é???????? e se esses tiros tivessem atingidos pessoas inocentes? Temos um caso de pessoa muito conhecida em Mossoró, passando ele e a família por grande e longo sofrimento em Natal, por disparo de arma na rua e atingiu esse trabalhador qu vinha voltando do trabalho. Por repito o momento é para reflexão e mudança de postura nos dois segmentos envolvidos; portadores de veículos e policia.

  17. Francy Granjeiro diz:

    ÀS VEZES é difícil saber a quem devemos obedecer,seja qual for a Polícia mandou parar é obedecer. Pelo que sabemos por exemplo se você for atravessar a rua e um policial disser “espere um pouco”, o que deve fazer? você vai sair correndo?Claro que não — Você deve esperar.E parece que o não foi isso que o rapaz fez, saiu disparado,atropelando quem estava pela frente, segundo o que comentam.
    Esses jovens!!! Esses jovens bebem cada vez mais cedo e em maior quantidade e fazem cada uma,além dos nossos olhos.
    – Educar não é fácil, principalmente quando os pais têm razão no que falam e os filhos teimam!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.