• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 23/09/2009 - 12:10h

Combate a fraude no Sistema de Cotas é possível

Em entrevista concedida a este Blog ontem (veja postagem à noite passada), o reitor da Universidade do Estado do RN (UERN), professor Milton Marques, reconheceu: é deficiente o dispositivo burocrático para detectar supostas fraudes no "Sistema de Cotas" da instituição.

Entretanto não parece ser um bicho de sete cabeças o combate à esperteza. Basta vontade e ação. Os meios estão à mão.

Em outras universidades país afora,  a montagem de pente fino para coibir abusos, que atentam contra a própria Uern, é algo sistemático. Não há 100% de segurança contra o crime, mas é preciso agir logo.

Na Universidade Federal da Bahia (UFBA), por exemplo, a saída é confrontar os dados dos aluno que seriam cruzados com as listas de estudantes das escolas particulares e públicas, enviadas pelo Ministério Público Federal e pela Secretaria de Educação do Estado (SEC).

A Sec também deve checar a veracidade do histórico apresentado. Nunca é demais checar informações.

Outro caminho é a Uern puxar a lista dos concorrentes em escola privada dos PSV últimos cinco anos, pelo menos, confrontando-oss com a lista atual da escola pública.

Não deve ser ignorado ainda, que existe sinais de uma rede delituosa com a ajuda de escolas de ensino supletivo, reforçando o embuste.

– Nós confiamos muito no nosso supletivo aqui. A maioria dos casos é de gente de fora mesmo – comentou ontem Milton Marques.

Compartilhe:
Categoria(s): Terezinha Queiroz

Comentários

  1. Cristina Alves (Natal) diz:

    Se quiser, resolver, ou pelo menos dificulta mais. Falta competência ou vontade. Esses casos vieram a publico, será que existem outros?
    O reitor deve explicar tudo direitinho, é muito importante que isso tudo fique bem esclarecido.

  2. Camilo Pereira de Paula Barros diz:

    Não resta dúvidas de que existem outros casos, mas, só “olharam” para o curso de Medicina por este ser um curso muito “visado”. Imagine quantos e quantos casos não devam está espalhados nos outros cursos.

  3. Gustavo Henrique Dantas da Cunha diz:

    Sou aluno não contista do 7 período de medicina da UERN!Sou contra o sistema de cotas,uma vez que já nos “acostumamos com essa fraude anual” em que nada acontece com quem burla o edital(vergonha)! mas vale salientar que não e só em medicina que isso ocorre( e apenas medicina chama atenção,pq??).Falta vontade dos responsáveis em resolver tal situação! Por que não seguir o exemplo da UFRN, lá eles não aceita diploma de supletivo !E queria chamar que não há só alunos que fizeram burlação do sistema ,e sim alunos que passaram com seus própios esforços derrubando concorrência de 80 candidatos para uma vaga!atenciosamente

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.