A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realiza nesta quarta-feira (16), no gabinete do secretário de Saúde (8º andar), às 15h, uma coletiva de imprensa.
Vai tratar dos seguintes assuntos: novos números de microcefalia no RN, protocolo da microcefalia e para informar o resultado da reunião da Sesap com os municÃpios aonde o Exército irá atuar dando apoio no combate ao Aedes Aegypti.
Finalmente o Governo do RN acorda para este grave problema.
Há semanas eu e a Sra. Naide Maria Rosado de Souza clamamos aos vereadores de Mossoró se mobilizem para o enfrentamento deste mosquito que só perde em maldade para a corrupção.
Mas como somente eu e a Sra Naide Maria Rosado de Souza gritamos, todos fazem que não escutam.
Zé Buchudinho me alerta para o fato dos vereadores não estarem preocupados com este mosquito porque dormem no ar condicionado e passam o dia em ambiente climatizado. Afinal, conclui Zé Buchudinho, para que existe a LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES?
O povo? O povo que lixe, dirão eles.
Parece até mentira que um problema como este não tenha despertado nenhum interesse em nenhum destes vereadores. Parece mentira, mas é verdade.
Quando Mossoró vai aprender a eleger vereador que se importe com os problemas dos mossorenses e faça menos politicagem?
Tão sério é este problema que Zé Ruela não ri. Zé Buchudinho me diz que 2016 está chegando.
////
SAL GROSSO NÃO VAI PRESCREVER! SAL GROSSO NÃO VAI PRESCREVER! SAL GROSSO NÃO PODE PRESCREVER!
Reitero todas as minhas informações anteriores, e, infelizmente, hoje, dois dias depois de minha fervorosa explanação, acrescento:
Somos agora 20 estados assolados pelo Zika VÃrus. Tal ampliação deveu-se ao seguinte fato : não houve diminuição dos focos. Então, senhores, estamos aumentando a capacidade desse vÃrus, alimentando-o com o que ele mais precisa e admira : águas limpas paradas em pneus , vasilhames e tudo o que for capaz de coletar água,seu berçário, inclusive as das chuvas, raras em nosso desamparado RN,que não podem vir para castigar.
Então, até que cheguem as forças exterminadoras dos focos, recorro, novamente, aos meus irmãos nordestinos e todo Brasil para que façam mutirões e destruam esses focos,.
Falam sobre alarde nas redes sociais. Nada do que escrevi pode não ser comprovado. Pode ser piorado, pois já admitem , embora de forma muito mais restrita, a transmissão pelo sêmen e não há comprovação sobre a incidência em menores de 7 anos e idosos. SOMOS TODOS NÓS O PÚBLICO ALVO.
Bem, podemos estudar, assim como eu, analisando conclusões das autoridades, para entender que precisamos ir à luta. Se é ponto pacÃfico que os focos são as águas paradas, vamos atrás delas.
O diretor do Departamento de Vigilância de Doenças TransmissÃveis do Ministério da Saúde ” Repelente é um quebra-galho, serve para proteger individualmente as pessoas quando não se conseguiu o controle da infestação por mosquitos.”
Bem, senhores, o que temos :1) Uma certeza de que o vÃrus não está sendo exterminado. Vamos exterminá-lo, de acordo com as nossas possibilidades, mas vamos.
2) Informação de que o repelente é um quebra-galho. Então, se , no momento, é o nosso único recurso, mesmo não sendo, assim, poderoso, vamos utilizá-lo. Nas guerras precisamos utilizar nossas armas, mesmo que não sejam um canhão ou mÃssil.
O motivo de entendermos essa calamidade. Uma filha, aqui no RJ, descobriu o que não havia sido detectado nos hospitais. A mãe, após ser restabelecer do Zika, surgiu com os sintomas de Guillain Barré, que , atingindo os músculos respiratórios pode levar ao óbito. Então, a filha estava a par, como sua famÃlia. Manter-se informado é de muita importância. Hoje , a mãe está em recuperação, graças à filha.
Para minha surpresa, lendo sobre a Fundação Altino Ventura, em PE, que faz um mutirão oftalmológico, atendendo pacientes com microcefalia e observando o histórico de suas mães, descobri que a Fundação é presidida por Liana Ventura, nome quase idêntico ao de uma sobrinha amada no máximo…
Continuemos na luta…