Do Canal Meio, BCS e outras fontes
O Brasil ainda precisará de pelo menos 30 dias para saber as causas da queda do voo 2283 da Voepass, que matou 62 pessoas na última sexta-feira. Esse é o prazo para que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), divulgue seu relatório preliminar. Os trabalhos no local do acidente, em Vinhedo (SP), devem ser encerrados nesta segunda-feira (12).
Todo o conteúdo das duas caixas-pretas do avião modelo ATR-72, que ia de Cascavel (PR) a Guarulhos (SP) e em apenas um minuto caiu 4 mil metros em espiral, já foi extraído. A retirada dos destroços da aeronave, em um condomínio residencial, começou ontem.
“Após a conclusão da ação inicial, a investigação avançará para a fase de análise de dados. Neste estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, ao ambiente operacional e aos fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros”, informou o Cenipa. (g1)
Apuração internacional
A Delegacia de Vinhedo instaurou inquérito policial para investigar o acidente aéreo com o maior número de vítimas em solo brasileiro desde 17 de julho de 2007, quando uma tragédia com uma aeronave da TAM deixou 199 mortos. O Corpo de Bombeiros concluiu o resgate dos corpos dos 58 passageiros e quatro tripulantes na noite de sábado. Até as 17h de ontem, ao menos 12 corpos tinham sido identificados e começaram a ser liberados às famílias. (Folha)
Especialistas de França e Canadá também participam das investigações. A Agência de Investigação e Análise para Segurança da Aviação Civil enviou alguns de seus agentes ao Brasil porque a aeronave é francesa. Já o Canadá é o país de origem dos motores. Ontem, eles atuaram na remoção dos motores, que serão armazenados no Campo de Marte, na capital paulista. (CNN Brasil)
Mortos do RN
Leia também: Acidente aéreo com dezenas de mortes tem vítima de Mossoró
Leia também: Outro nome originário do RN é identificado como vítima de acidente
Acompanhe o novo Instagram do Blog Carlos Santos clicando @blogcarlossantos1
Já lhes digo o resultado da Perícia Técnica : Erro humano. A empresa já corrompeu a CENIPA e só vai sobrar para o finado do piloto. Anotem.