O Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Consuni/UERN) aprovou nesta terça-feira, 1º, a concessão dos títulos honoríficos, os quais serão concedidos durante a Assembleia Universitária em comemoração aos 57 anos da Uern, em setembro.
Na ocasião, foram escolhidos os títulos de Doutor Honoris Causa, Professor Honoris Causa, Professor Emérito e do Diploma de Mérito Administrativo.
O Diploma de Mérito Administrativo foi para a servidora Marileide Costa Cruz do Couto (Progep). Nascida em 19 de setembro de 1959, em Mossoró, Marileide Costa é um verdadeiro patrimônio vivo da Uern. Sua história com a Universidade iniciou em 1º de agosto de 1976, quando ingressou como Datilógrafa na Faculdade de Educação. Desde então, Marileide (carinhosamente chamada de Mamá) construiu uma trajetória marcada pela paixão e pelo compromisso com a Instituição.
Para o título de Professor Emérito, a escolhida pelo Conselho foi a professora Francisca Glaudionora da Silveira. Graduada em Pedagogia pela Uern, especialista em Alfabetização de Jovens e Adultos também pela Uern e em Administração Universitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a professora Glaudionora construiu uma carreira sólida e inspiradora, dedicada à formação docente e ao fortalecimento da universidade pública como espaço de emancipação.
Já o título de Professor Honoris Causa foi para o historiador Geraldo Maia. Bacharel em Ciências Econômicas pela UFRN, sua trajetória profissional iniciou-se na Petrobras em 1982. Paralelamente à sua carreira na Petrobras, Geraldo Maia construiu uma sólida trajetória como escritor, historiador e pesquisador, com ênfase na história do cangaço e na memória da cidade de Mossoró.
O título de Professor Honoris Causa foi para Maurizélia de Brito, Zelinha (como prefere ser chamada). Dedicou 30 dos seus quase 60 anos de vida ao Atol das Rocas 30. É servidora de carreira do Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade e foi nomeada ao cargo de subchefe da Reserva Biológica Atol das Rocas em 1991 e chefe em 1993, cargo que ocupa até hoje.
Zelinha é considerada uma referência mundial no que se trata de conservação de áreas marinhas no Brasil.
Confira abaixo os homenageados com os títulos honoríficos:
Doutor Honoris Causa: Maurizélia de Brito Silva (Zelinha)
Professor Honoris Causa: Geraldo Maia
Professor Emérito: Glaudionora da Silveira
Diploma de Mérito Administrativo: Marileide Costa
Medalha da Abolição
Durante a Assembleia Universitária, também será entregue a Medalha da Abolição de 2025, que terá como tema “Liberdade e Sustentabilidade: pela preservação da vida e do planeta”. Serão agraciados o Prof. Dr. Maurício de Oliveira (in memoriam), o Prof. Dr. Ramiro Camacho e Josefa Avelino Cunha, a Zefa da Acrevi.
A concessão da medalha é feita a personalidades que tenham se notabilizado na prestação de serviços à comunidade, nas áreas de educação e cultura, sobretudo em benefício da Uern.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Faça um Comentário